Estudo de João 3:3 – Comentado e Explicado

Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
João 3:3

Comentário de Albert Barnes

Em verdade, em verdade – Uma expressão de forte afirmação, denotando a certeza e a importância do que ele estava prestes a dizer. Jesus passa a declarar uma das doutrinas fundamentais e indispensáveis ??de sua religião. Pode parecer notável que ele introduza esse assunto dessa maneira; mas deve-se lembrar que Nicodemos reconheceu que ele era um professor vindo de Deus; que ele implicou com isso sua prontidão e desejo de receber instruções; e que não é maravilhoso, portanto, que Jesus comece com uma das verdades fundamentais de sua religião. Não faz parte do cristianismo ocultar nada. Jesus declarou a todo homem, alto ou baixo, rico ou pobre, as verdades mais humildes do evangelho. Nada foi guardado por medo de ofender homens de riqueza ou poder; e para eles, assim como os mais pobres e humildes, foi declarado indispensável experimentar, como a primeira coisa na religião, uma mudança de coração e de vida.

Exceto um homem – Esta é uma forma universal de expressão projetada para incluir toda a humanidade. De “todo e qualquer homem”, é certo que, a menos que ele nasça de novo, ele não poderá ver o reino de Deus. Inclui, portanto, homens de todo caráter e posição, e nação, moral e imoral, ricos e pobres, no cargo e fora do cargo, velhos e jovens, escravos e livres, o escravo e seu senhor, judeu e gentio. É claro que nosso Salvador pretendia transmitir a Nicodemos a idéia, também, de que “ele” deveria nascer de novo. Não era suficiente ser judeu, ou reconhecê-lo um professor enviado por Deus, isto é, o Messias; além disso, era necessário experimentar em sua própria alma essa grande mudança chamada “novo nascimento” ou regeneração.

Nascer de novo – A palavra traduzida aqui “de novo” significa também “de cima” e é renderizada na margem. É evidente, no entanto, que Nicodemos entendeu que não se referia a um nascimento “de cima”, pois, se o tivesse, ele não teria feito a pergunta em João 3: 4 . É provável que, na língua que ele usou, não houvesse a mesma ambiguidade que existe no grego. Todas as versões antigas entendiam isso como “novamente” ou “segunda vez”. Nosso nascimento natural nos introduz à luz, é o começo da vida, nos lança entre as obras de Deus e é o começo de nossa existência; mas também nos apresenta um mundo de pecado. Nós nos perdemos cedo. Todos os homens transgridem. A imaginação dos pensamentos do coração é má desde a juventude. Somos concebidos em pecado e gerados em iniqüidade, e não há quem faça o bem, nem um. A mente carnal é inimizade contra Deus, e por natureza estamos mortos em ofensas e pecados, Gênesis 8:21 ; Salmo 14: 2-3 ; Salmo 51: 5 ; Romanos 1: 29-32 ; Romanos 3: 10-20 ; Romanos 8: 7 .

Todo pecado expõe os homens à miséria aqui e no futuro. Para escapar do pecado, para ser feliz no mundo vindouro, é necessário que o homem seja modificado em seus princípios, sentimentos e modo de vida. Essa mudança, ou o começo desta nova vida, é chamada de “novo nascimento” ou “regeneração”. É assim chamado porque, em muitos aspectos, tem uma analogia impressionante com o nascimento natural. É o começo da vida espiritual. Ela nos apresenta a luz do evangelho. É o momento em que realmente começamos a viver para qualquer propósito. É o momento em que Deus se revela para nós como nosso Pai reconciliado, e somos adotados em sua família como seus filhos. E como todo homem é pecador, é necessário que cada um experimente essa mudança, ou ele não pode ser feliz ou salvo. Essa doutrina não era desconhecida pelos judeus e foi particularmente predita como uma doutrina que seria ensinada nos tempos do Messias. Veja Deuteronômio 10:16 ; Jeremias 4: 4 ; Jeremias 31:33 ; Ezequiel 11:19 ; Ezequiel 36:25 ; Salmo 51:12 . A mudança no Novo Testamento é chamada de “nova criação” em 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 , e “vida dentre os mortos” ou uma ressurreição, Efésios 2: 1 ; João 5:21 , João 5:24 .

Ele não pode ver – “ver”, aqui, é evidentemente apreciado – ou ele não pode ser adaptado a ela e participar dela.

O reino de Deus – neste mundo ou no que está por vir – isto é, no céu. Veja as notas em Mateus 3: 2 . O significado é que o reino que Jesus estava prestes a estabelecer era tão puro e santo que era indispensável que todo homem experimentasse essa mudança, ou ele não pudesse participar de suas bênçãos. Isso é solenemente declarado pelo Filho de Deus por uma afirmação equivalente a um juramento e, portanto, não há possibilidade de entrar no céu sem experimentar a mudança que o Salvador contemplou pelo “novo nascimento”. E torna-se todo homem, como na presença de um Deus santo diante de quem ele deve aparecer em breve, perguntar-se se experimentou essa mudança e, se não o fez, não descansar os olhos até que busque a misericórdia. de Deus, e implorou a ajuda de seu Espírito para que seu coração fosse renovado.

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse . Um hebraísmo. Veja nota em Deuteronômio 1:41 . App-122.

Em verdade, em verdade . Veja a nota em João 1:51 .

um homem = qualquer um.

nascido = gerado. Veja nota em Mateus 1: 2 .

novamente = de cima. Grego. outro = de cima: isto é, pelo poder divino, como em João 3:31 ; João 19:11 , João 19:23 . Mateus 27:51 . Marcos 15:38 . Lucas 1: 3 . Tiago 1:17 ; Tiago 3:15 , Tiago 3:17 . O Talmud usa essa figura, aplicada aos prosélitos.

não pode = não é (grego. ou. App-105) capaz.

veja . Grego. eidon. App-133.

o reino de deus. App-114. Ocorre em João somente aqui e em João 3: 5 .

Comentário de John Calvin

3. Em verdade, em verdade te digo. A palavra Verily ( ?µ?? ) é repetida duas vezes, e isso é feito com o objetivo de despertá-lo para uma atenção mais sincera. Pois quando ele estava prestes a falar do mais importante e pesado de todos os assuntos, ele achou necessário despertar a atenção de Nicodemos, que de outra forma poderia ter passado por todo esse discurso de maneira leve ou descuidada. (57) Esse é, pois, o desenho da dupla afirmação.

Embora esse discurso pareça absurdo e quase inapropriado, foi com a maior propriedade que Cristo abriu seu discurso dessa maneira. Pois, como é inútil plantar sementes em um campo que não foi preparado pelos trabalhos do lavrador, também não é objetivo espalhar a doutrina do Evangelho, se a mente não tiver sido previamente subjugada e devidamente preparada para a docilidade. e obediência. Cristo viu que a mente de Nicodemos estava cheia de muitos espinhos, sufocados por muitas ervas nocivas, de modo que quase não havia espaço para a doutrina espiritual. Essa exortação, portanto, assemelhava-se a um desejo de purificá-lo, para que nada o impedisse de lucrar com a doutrina. Lembremo-nos, portanto, que isso foi falado a um indivíduo, de tal maneira que o Filho de Deus se dirige a todos nós diariamente na mesma língua. Pois qual de nós dirá que ele é tão livre de afetos pecaminosos que não precisa de uma purificação? Se, portanto, desejamos fazer um progresso bom e útil na escola de Cristo, aprendamos a começar neste ponto.

A menos que um homem nasça de novo. Isto é, desde que você seja destituído daquilo que é da mais alta importância no reino de Deus, pouco me importo com o fato de você me chamar de Mestre ; pois a primeira entrada no reino de Deus é tornar-se um novo homem. Mas, como essa é uma passagem notável, será apropriado examinar minuciosamente cada parte dela.

VER o reino de Deus tem o mesmo significado que entrar no reino de Deus , como perceberemos imediatamente a partir do contexto. Mas eles estão enganados ao supor que o reino de Deus significa céu ; pois significa antes a vida espiritual, que é iniciada pela fé neste mundo e aumenta gradualmente a cada dia, de acordo com o progresso contínuo da fé. Portanto, o significado é que nenhum homem pode ser verdadeiramente unido à Igreja, para ser reconhecido entre os filhos de Deus, até que ele tenha sido renovado anteriormente. Essa expressão mostra brevemente o que é o começo do cristianismo e, ao mesmo tempo, nos ensina que nascemos exilados e totalmente alienados do reino de Deus , e que existe um estado perpétuo de variação entre Deus e nós, até que ele faça nós completamente diferentes por termos nascido de novo ; pois a afirmação é geral e compreende toda a raça humana. Se Cristo tivesse dito a uma pessoa, ou a algumas pessoas, que elas não poderiam entrar no céu , a menos que tivessem nascido anteriormente de novo , poderíamos supor que apenas alguns caracteres foram apontados, mas ele fala de tudo. sem exceção; pois a língua é ilimitada e tem a mesma importância com termos universais como estes: quem não nascer de novo não poderá entrar no reino de Deus

Pela frase nascida de novo, não se expressa a correção de uma parte, mas a renovação de toda a natureza. Portanto, segue-se que não há nada em nós que não seja pecaminoso; pois se a reforma é necessária no todo e em cada parte, a corrupção deve ter se espalhado por toda parte. Nesse ponto, em breve teremos ocasião de falar mais amplamente. Erasmus, adotando a opinião de Cirilo, traduziu indevidamente o advérbio ????e? , de cima, e reproduz a cláusula assim: a menos que um homem nasça de cima. A palavra grega, eu possuo, é ambígua; mas sabemos que Cristo conversou com Nicodemos na língua hebraica. Então não haveria espaço para a ambiguidade que ocasionou o erro de Nicodemos e o levou a escrúpulos infantis sobre um segundo nascimento da carne. Ele, portanto, entendeu que Cristo não disse nada além de que um homem deve nascer de novo, antes de ser admitido no reino de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Jesus respondeu – Não na linguagem do elogio: – ele viu o estado da alma de Nicodemos, e imediatamente se dirigiu a ele sobre um assunto, o mais interessante e importante. Mas que conexão existe entre a resposta de nosso Senhor e o endereço de Nicodemos? Provavelmente, nosso Senhor viu que o objetivo de sua visita era inquirir sobre o reino do Messias; e em referência a isso, ele imediatamente diz: Exceto se um homem nascer de novo, etc.

A repetição de amém, ou em verdade, em verdade, entre os escritores judeus, era considerada de igual importância com o juramento mais solene.

Nasça de novo – Ou, de cima: diferente daquele novo nascimento que os judeus supunham que todo prosélito batizado gozava; pois sustentavam que o gentio, que se tornara prosélito, era como uma criança recém-nascida. Este nascimento foi da água de baixo: o nascimento pelo qual Cristo sustenta é a???e? , de cima – pela ação do Espírito Santo. Todo homem deve ter dois nascimentos, um do céu, o outro da terra – um do seu corpo, o outro da sua alma: sem o primeiro ele não pode ver nem desfrutar deste mundo, sem o último ele não pode ver nem desfrutar do reino de Deus. Como existe uma necessidade absoluta de uma criança nascer no mundo, para que possa ver sua luz, contemplar suas glórias e desfrutar de seu bem, há uma necessidade absoluta de que a alma seja tirada de seu estado de escuridão e pecado, através da luz e poder da graça de Cristo, para que possa ver, ou, discernir, as glórias e excelências do reino de Cristo aqui, e estar preparado para o desfrute do reino de glória a seguir. Os judeus tinham alguma noção geral do novo nascimento; mas, como muitos entre os cristãos, eles colocam os atos de proselitismo, batismo, etc., no lugar do Espírito Santo e sua influência: eles reconheceram que um homem deve nascer de novo; mas eles fizeram esse novo nascimento consistir em profissão, confissão e lavagem externa. Veja em João 3:10 ; (Nota).

O novo nascimento aqui mencionado compreende não apenas o que se chama justificação ou perdão, mas também santificação ou santidade. O pecado deve ser perdoado, e a impureza do coração lavada, antes que qualquer alma possa entrar no reino de Deus. Como esse novo nascimento implica a renovação de toda a alma em justiça e verdadeira santidade, não é um assunto que possa ser dispensado: o céu é um lugar de santidade, e nada além do que é como ele próprio pode entrar nele.

Comentário de Thomas Coke

João 3: 3 . Jesus respondeu e disse É notável que o evangelista introduza esta passagem da história, observando que Jesus conhecia os pensamentos de todos os homens: provavelmente ele pretendia significar que, no decorrer da conversa, Jesus impediu Nicodemos, formando sua discuta com ele de tal maneira, a fim de obviar todas as objeções que seus pensamentos haviam sugerido, sem lhe dar tempo para propô-las. Essa observação parece mostrar a força e a propriedade das coisas que nosso Senhor disse a Nicodemos; e explica que esse governante está tão rápido e completamente convencido, embora Jesus não assumisse o nome ou o caráter do Messias. Parece que seus raciocínios, além de sua própria luz intrínseca, tinham uma evidência adicional decorrente de serem exatamente adaptados aos pensamentos mais secretos de Nicodemos; para que eles demonstrassem a extensão do conhecimento de nosso Senhor com grande vantagem. Vemos isso em todos os ramos da conversa; em que nosso Senhor toca nos seguintes pontos principais, da maior importância para Nicodemos e seus irmãos, e de fato para toda a humanidade; a saber, que nenhuma profissão externa, nem observâncias cerimoniais ou privilégios de nascimento, poderiam dar a qualquer homem o direito de receber as bênçãos do reino do Messias; que toda uma mudança de coração e vida era necessária para esse fim; que isso deve ser realizado por uma influência divina na mente; que a humanidade está por natureza em estado de condenação e miséria; que a livre misericórdia de Deus havia dado a seu Filho, para libertá-los e elevá-los a uma imortalidade abençoada, que era o grande desígnio e propósito de sua vinda; que toda a humanidade, isto é, gentios e judeus, deveria compartilhar dos benefícios de seu empreendimento; que eles seriam adquiridos por ele ser levantado na cruz e recebidos pela fé nele; mas que se o rejeitassem, não havia outro remédio; e sua eterna condenação agravada seria a conseqüência certa disso. Nosso Senhor pode aumentar mais copiosamente sobre essas cabeças, o que pode ser mais apropriado, pois alguns deles são diretamente contrários às noções comumente adotadas pelos judeus em relação ao rei do Messias.

A conversão, em todas as épocas, tem sido um grande e surpreendente efeito do poder divino sobre a alma humana, produzindo uma mudança cuja extensão total não pode ser melhor expressa do que pelos termos regeneração, geração de novo, novo nascimento, que importar a comunicação de uma nova natureza; e sobre a diversidade das disposições dos homens antes e depois dessa mudança, são fundados os nomes de homem velho e novo, pelos quais o apóstolo denomina o estado não convertido e convertido. Isso, no entanto, não deve ser entendido assim, como se a nova natureza fosse elevada à perfeição imediatamente após ser transmitida a nós em regeneração; pois, como pela geração natural, não nascemos com os poderes perfeitamente amadurecidos dos homens, mas com as faculdades para obter esses plenos poderes e perfeições; assim, na geração espiritual, os hábitos de graça e santidade não são todos de uma vez elevados à sua maturidade. Temos as sementes deles transmitidas para nós, que devem ser gradualmente nutridas em sua plena medida pelo Espírito de Deus através dos meios de oração, hábito, experiência e prática; e, acima de tudo, pela forte fé nos méritos e na intercessão de nosso abençoado Redentor. Ao falar aos judeus, havia uma propriedade peculiar em expressar essa mudança pelo termo regeneração, pois mostra que Abraão os gerou, por mais que se gloriassem nela, não era suficiente para torná-los o povo e os filhos de Deus; mas que, deixando de lado a glória de sua descendência, era necessário que eles fossem gerados de novo por um Pai maior, o Espírito de Deus, que lhes comunicaria uma natureza melhor do que aquela que eles haviam derivado de Abraão. A frase, ele não pode ver o reino de Deus, significa, ele não pode entrar nele; assim como ver a morte, Lucas 2:26 é morrer.

Comentário de Scofield

renascido

Regeneração:

(1) A necessidade do novo nascimento surge da incapacidade do homem natural de “ver” ou “entrar” no reino de Deus. Por mais talentoso, moral ou refinado, o homem natural é absolutamente cego à verdade espiritual e impotente para entrar no reino; pois ele não pode obedecer, entender ou agradar a Deus João 3: 3 ; João 3: 5 ; João 3: 6 ; Salmos 51: 5 ; Jeremias 17: 9 ; Marcos 7: 21-23 ; 1 Coríntios 2:14 ; Romanos 8: 7 ; Romanos 8: 8 ; Efésios 2: 3 (Ver Scofield “ Mateus 6:33 “) .

(2) O novo nascimento não é uma reforma da natureza antiga (ver Scofield “ Romanos 6: 6 “), mas um ato criativo do Espírito Santo João 3: 5 ; João 1:12 ; João 1:13 ; 2 Coríntios 5:17 ; Efésios 2:10 ; Efésios 4:24 .

(3) A condição do novo nascimento é a fé em Cristo crucificado João 3:14 ; João 3:15 ; João 1:12 ; João 1:13 ; Gálatas 3:24

(4) Por meio do novo nascimento, o crente se torna participante da natureza divina e da vida do próprio Cristo Gálatas 2:20 ; Efésios 2:10 ; Efésios 4:24 ; Colossenses 1:27 ; 1 Pedro 1: 23-25 ; 2 Pedro 1: 4 ; 1 João 5: 10-12

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhe: Em verdade, em verdade te digo que, se um homem não nascer de novo, ele não poderá ver o reino de Deus.

Jesus respondeu – Esse conhecimento não te ajudará a menos que você nasça de novo – Caso contrário, você não poderá ver, isto é, experimentar e desfrutar, tanto o interior como o glorioso reino de Deus. Nesse discurso solene, nosso Senhor mostra que nenhuma profissão externa, nenhuma ordenança cerimonial ou privilégio de nascimento poderia dar direito às bênçãos do reino do Messias: que toda uma mudança de coração e de vida era necessária para esse fim: isso só poderia ser feito no homem pelo todo-poderoso poder de Deus: que todo homem nascido no mundo estava por natureza em estado de pecado, condenação e miséria; que a livre misericórdia de Deus havia dado a seu Filho para libertá-lo dele. e elevá-los a uma abençoada imortalidade: que toda a humanidade, tanto os gentios quanto os judeus, possam compartilhar esses benefícios, obtidos por ele ser levantado na cruz, e serem recebidos pela fé nele: mas que, se rejeitarem ele, sua condenação eterna e agravada, seria a conseqüência certa.

Exceto que um homem nasça de novo – Se nosso Senhor, nascendo de novo, significa apenas reforma da vida, em vez de fazer qualquer nova descoberta, ele apenas lançou muita obscuridade sobre o que era antes claro e óbvio.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 29:4 – Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.

Jeremias 5:21 – Ouçam isto, vocês, povo tolo e insensato, que têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem:

Mateus 5:18 – Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

João 1:5 – A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 1:51 – E então acrescentou: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

2 Coríntios 1:19 – pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”;

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *