Estudo de João 1:13 – Comentado e Explicado

os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.
João 1:13

Comentário de Albert Barnes

Que nasceram – isso sem dúvida se refere ao “novo nascimento”, ou à grande mudança na mente do pecador chamada regeneração ou conversão. Isso significa que eles não se tornaram filhos de Deus em virtude de seu nascimento natural, ou porque eram filhos de “judeus” ou porque eram descendentes de pais piedosos. O termo “nascer” é frequentemente usado para denotar essa mudança. Compare João 3: 3-8 ; 1 João 2:29 . Ilustra de maneira clara e bonita essa grande mudança. O nascimento natural nos introduz à vida. O novo nascimento é o começo da vida espiritual. Antes, o pecador está “morto” em pecados Efésios 2: 1 ; agora ele começa verdadeiramente a viver. E como o nascimento natural é o começo da vida, nascer de Deus deve ser introduzido na vida real, na luz, na felicidade e no favor de Deus. O termo expressa de uma só vez a “grandeza” e a “natureza” da mudança.

Sem sangue – A palavra grega é plural; não de “sangue” – isto é, não de “homem”. Compare Mateus 27: 4 . Os judeus se orgulhavam de serem descendentes de Abraão, Mateus 3: 9 . Eles supunham que era uma prova do favor de Deus descender de uma ancestralidade tão ilustre. Nesta passagem, essa noção é corrigida. Não é porque os homens descendem de uma família ilustre ou piedosa que têm direito ao favor de Deus; ou talvez o significado possa ser, não porque exista uma união de linhas ilustres de ascendência ou “sangue” nelas. A lei do reino de Cristo é diferente do que os judeus supunham. Compare 1 Pedro 1:23 . Era necessário ser “nascido de Deus” pela regeneração. Possivelmente, no entanto, isso pode significar que eles não se tornaram filhos de Deus pelo rito sangrento da “circuncisão”, como muitos dos judeus supunham. Isso é agradável à declaração de Paulo em Romanos 2: 28-29 .

d Nem da vontade da carne – Não por geração natural.

Nem da vontade do homem – Isso pode se referir, talvez, à vontade do homem em adotar um filho, como as frases anteriores fazem com o nascimento natural; e o propósito de usar essas três frases pode ter sido dizer que eles se tornaram filhos de Deus nem em virtude de sua descendência de pais ilustres como Abraão, nem por seu nascimento natural, nem por serem “adotados” por um homem piedoso. Nenhuma das maneiras pelas quais nos tornamos titulares dos privilégios de “filhos” entre as pessoas pode nos dar um título para sermos chamados filhos de Deus. Não é por poder ou agência humana que os homens se tornam filhos do Altíssimo.

Mas de Deus – isto é, Deus produz a mudança e confere o privilégio de ser agredido por seus filhos. O coração é mudado por seu poder. Nenhum esforço do homem, sem obras nossas, pode produzir essa mudança. Ao mesmo tempo, é verdade que nenhum homem é renovado que não “deseja” e “deseja” ser um crente; pois o efeito da mudança está em sua “vontade” Salmo 110: 3 , e ninguém é mudado que não se esforça para entrar pela porta estreita, Filemom 2:12 . Este verso importante, portanto, nos ensina:

1.que se os homens são salvos, devem nascer de novo.

2. que sua salvação não é resultado de seu nascimento ou de qualquer parentesco honrado ou piedoso.

3. que os filhos dos ricos e dos nobres, assim como dos pobres, devem nascer de Deus para serem salvos.

4. que os filhos de pais piedosos devem nascer de novo; ou eles não podem ser salvos. Ninguém irá para o céu simplesmente porque seus “pais” são cristãos.

5.que esse trabalho é obra de Deus, e “ninguém pode fazer isso por nós.

6. que devemos abandonar toda a dependência humana, afastar toda a confiança na carne e ir imediatamente ao trono da graça, e suplicar a Deus que nos adote em sua família e salve nossas almas da morte.

Comentário de E.W. Bullinger

Qual = Quem: ou seja, aqueles que acreditam em Seu nome. Mas, antecedente de qualquer antigo MSS., Irineu (178 dC), Tertuliano (A. n. 208), Agostinho (395 dC) e outros Padres, liam “Quem foi gerado” (Singular, não Plural) Os “hos” ( = Quem) concordando com “autou” (Seu nome. Grego. Onoma autou, nome Dele). João 1:14 continua falando da encarnação dAquele que não foi gerado pela geração humana. O Latin Codex Veronensis (antes da Vulgata de Jerônimo) diz: ” Qui. . . natus est “. Tertuliano (De carne Christi, c. 19) diz que” os crentes “não poderiam ser pretendidos neste versículo,” uma vez que todos os que acreditam nascem de sangue “, etc. Ele atribui a leitura do texto recebido ao artifício dos gnósticos valentinianos do segundo e terceiro centavos.) Ver Encyl Brit, décimo primeiro (Camb.) edn., vol. 27, pp. 852-7.

nascido = gerado. Veja nota em Mateus 1: 2 e App-179.

de = fora de ou de. Ek grego . App-104. . Não é a mesma palavra que nos versículos: João 7: 8 , João 7:14 , João 7:15 , João 7:22 , João 7:44 , João 7:47 .

sangue É plural (sangue) para ênfase, ás. ao idioma hebraico, como em 2 Samuel 16: 7 , 2 Samuel 16: 8 . Salmos 26: 9 .

nem = nem ainda. Grego. oude.

vontade . Grego. thelema. App-102.

carne. Uma palavra característica deste evangelho. Veja a pág. 1511

homem. Grego. aner. App-123.

Comentário de Adam Clarke

Que nasceram, não de sangue – que foram regenerados, não de sangue – a união de pai e mãe, ou de um ancestral distinto ou ilustre; pois a língua hebraica usa o plural para apontar a dignidade ou a excelência de uma coisa: e provavelmente por isso o evangelista pretendia mostrar a seus compatriotas, que ter Abraão e Sara como pais não lhes daria direito às bênçãos dos novos. pacto; como ninguém poderia reivindicar a eles, mas em conseqüência de nascer de Deus; portanto, nem a vontade da carne – qualquer coisa que o coração corrupto do homem possa propor ou determinar em seu próprio nome; nem a vontade do homem – qualquer coisa que outro possa estar disposto a fazer em nosso favor, pode valer aqui; este novo nascimento deve vir através da vontade de Deus – através; seu próprio poder ilimitado e misericórdia sem limites, prescrevendo a salvação somente por Cristo Jesus. Já foi observado que os judeus exigiam circuncisão, batismo e sacrifício, a fim de fazer um prosélito. Eles permitem que os israelitas tivessem repudiado a circuncisão no Egito e, consequentemente, estavam fora da aliança; mas por fim foram circuncidados e misturaram o sangue da circuncisão com o sangue do cordeiro pascal, e dessa união de sangue foram novamente feitos filhos de Deus. Veja Lightfoot. Essa era a única maneira pela qual os judeus podiam ser feitos filhos de Deus; mas o evangelista mostra a eles que, sob a dispensação do evangelho, ninguém poderia se tornar um filho de Deus, a não ser pela regeneração espiritual.

Comentário de Thomas Coke

João 1:13 . Os que nasceram, não de sangue Aqueles que assim creram nele, tornaram-se possuidores deste privilégio; não por terem nascido de sangue, ou por terem descido dos lombos dos santos patriarcas, ou por terem participado da circuncisão e do sangue dos sacrifícios; nem poderiam atribuí-lo à vontade da carne, ou à sua própria sabedoria e bondade superiores; como se pelo poder da natureza corrompida eles tivessem se diferenciado; nem à vontade do homem, nem aos conselhos mais sábios e exortações mais poderosas que seus semelhantes poderiam lhes dirigir; mas deve humildemente reconhecer que eles nasceram de Deus; e em dívida com as influências eficazes de sua graça imerecida e regeneradora por todos os seus privilégios e por todas as suas esperanças. Compare João 3: 1-8 e Tito 3: 3-7 . Este é um sentido muito importante e edificante da passagem atual, que é muito difícil e foi traduzido e compreendido de várias maneiras.

Comentário de John Wesley

Que nasceram, não de sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Que nasceram – Que se tornaram filhos de Deus, não de sangue – Não por descendência de Abraão, nem pela vontade da carne – Por geração natural, nem pela vontade do homem – Adotando-os, mas por Deus – Por seu Espírito .

Referências Cruzadas

Gênesis 25:22 – Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: “Por que está me acontecendo isso? ” Foi então consultar o Senhor.

Gênesis 25:28 – Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

Gênesis 27:4 – Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer”.

Gênesis 27:33 – Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: “Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será! “

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 3:6 – O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

João 8:33 – Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? “

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 9:7 – Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada”.

Romanos 9:10 – E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.

Romanos 10:1 – Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *