Estudo de 1 João 3:9 – Comentado e Explicado

Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.
1 João 3:9

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado – Esta passagem deve significar que aqueles que são nascidos de Deus, ou seja, que são verdadeiros cristãos, não pecam habitualmente e caracteristicamente, ou que todo mundo que é um verdadeiro cristão é absolutamente perfeito, e nunca comete nenhum pecado. Se puder ser usado como referência à doutrina da perfeição absoluta, isso prova que não os cristãos podem ser perfeitos ou que uma “porção” deles é, mas todos são. Mas quem pode manter isso? Quem pode acreditar que João pretendia afirmar isso? Nada pode ser mais claro do que que a passagem não tem esse significado e que João não ensinou uma doutrina tão contrária à atual tensão das Escrituras e aos fatos; e se ele não ensinou isso, em toda essa passagem ele se refere àqueles que são habitualmente e caracteristicamente justos.

Pois sua semente permanece nele – há muita obscuridade nessa expressão, embora o senso geral seja claro, ou seja, que exista algo no coração do verdadeiro cristão que o apóstolo aqui chama de “semente”, o que impedirá sua vida. pecando. A palavra “dele” nesta frase, “sua semente”, pode se referir ao próprio indivíduo – no sentido de que agora pode ser chamado apropriadamente de “dele”, na medida em que faz parte de si mesmo ou um princípio ele; ou pode se referir a Deus – no sentido de que o que aqui é chamado de “semente” é “dele”, ou seja, ele a implantou, ou é um germe de origem divina. Robinson (Lex.) Entende isso no último sentido, assim como Macknight, Doddridge, Lucke e outros, e essa é provavelmente a verdadeira interpretação. A palavra “semente” ( sp??µa sperma) significa propriamente semente semeada, como grãos, plantas, árvores; então qualquer coisa que se assemelhe a ela, qualquer coisa que germina, ou que brota, ou é produzida.

É aplicada no Novo Testamento à palavra de Deus, ou evangelho, como aquela que produz efeitos no coração e na vida semelhantes aos que a semente que é semeada produz. Compare Mateus 13:26 , Mateus 13: 37-38 . Augustin, Clemens, (Alex.) Grotius, Rosenmuller, Benson e Bloomfield, supõem que esse seja o significado da palavra aqui. A idéia apropriada, de acordo com isso, é que a semente mencionada é a verdade, que Deus implantou ou semeou no coração, da qual se pode esperar que os frutos da justiça cresçam. Mas o que permanece no coração de um cristão não é a palavra nua de Deus; o mero evangelho, ou mera verdade; é antes essa palavra tornada vital e eficaz pela influência de seu Espírito; o germe da vida divina; os princípios da verdadeira piedade na alma. Compare as palavras de Virgílio: Igneus est illi vigor et coelestis origo semini. A idéia exata aqui, como me parece, não é que a “semente” se refira à “palavra de Deus”, como Agostinho e outros supõem, ou ao “Espírito de Deus”, mas ao germe de piedade que tem foi produzido no coração “pela” palavra e Espírito de Deus, e que pode ser considerado como tendo sido implantado ali pelo próprio Deus, e que se espera que produza santidade na vida. , compare the notes at 1 John 3:6 – is a favorite expression of John. The expression here used by John, thus explained, would seem to imply two things: Provavelmente, como Lucke supõe, há uma alusão na palavra ao fato de sermos gerados ( Ho ?e?e???µ???? Ho gegennemenosof God. A palavra “permanece” – µ??e? , compare as notas em 1 João 3: 6 – é uma expressão favorita de João. A expressão aqui usada por João, assim explicada, parece implicar duas coisas:

(1) que o germe ou semente da religião implantada na alma permanece ali como um princípio vital e constante, de modo que aquele que nasceu de Deus não pode se tornar habitualmente um pecador; e,

(2) que continuará a viver ali, para que ele não caia e pereça. A idéia é claramente que o germe ou princípio da piedade permanece tão permanentemente na alma, que aquele que é renovado nunca pode se tornar novamente caracteristicamente um pecador.

E ele não pode pecar – não apenas ele não vai, mas ele não pode; isto é, no sentido referido. Isso não pode significar que alguém que é renovado não tem capacidade física para fazer errado, pois todo agente moral tem; nem pode significar que ninguém que seja um verdadeiro cristão nunca faça de fato erros de pensamento, palavra ou ação, pois ninguém poderia sustentar seriamente isso: mas deve significar que há de alguma forma uma certeza tão absoluta “como se ”fosse fisicamente impossível, que aqueles que nasceram de Deus não serão característicos e habitualmente pecadores; que eles não pecarão no sentido de perder toda a religião verdadeira e serem numerados com transgressores; para que não caiam e pereçam. A menos que esta passagem ensine que ninguém que é renovado jamais pode pecar em qualquer sentido; ou que todo mundo que se torna cristão é, e deve ser, absolutamente e sempre perfeito, nenhuma palavra poderia provar mais claramente que os verdadeiros cristãos nunca cairão da graça e perecerão. Como pode o que o apóstolo aqui diz ser verdadeiro, se um cristão real pode cair e se tornar novamente um pecador?

Porque ele nasceu de Deus – ou gerado por Deus. Deus deu a ele, pelo novo nascimento, vida real e espiritual, e essa vida nunca pode ser extinta.

Comentário de E.W. Bullinger

nascido = gerado.

permanece . O mesmo que “permanece” , 1 João 3: 6 .

não pode = não é (App-105) capaz de

Comentário de John Calvin

Ele diz que eles não pecam, que são nascidos de Deus. Agora, devemos considerar se Deus nos regenera completamente de uma só vez, ou se os restos do velho homem continuam em nós até a morte. Se a regeneração ainda não está completa e completa, ela não nos isenta da escravidão do pecado, exceto na proporção de sua própria extensão. Parece, portanto, que não pode ser senão que os filhos de Deus não estão livres de pecados e que pecam diariamente, isto é, na medida em que ainda têm alguns remanescentes de sua antiga natureza. No entanto, o que o apóstolo defende é inalterável, que o objetivo da regeneração é destruir o pecado, e que todos os que nascem de Deus levam uma vida justa e santa, porque o Espírito de Deus restringe a cobiça do pecado.

O apóstolo significa a mesma coisa pela semente de Deus; pois o Espírito de Deus forma os corações dos santos para afeições santas, para que a carne e suas concupiscências não prevaleçam, mas sendo subjugadas e colocadas como se estivessem sob um jugo, elas são controladas e restringidas. Em suma, o apóstolo atribui ao Espírito a soberania dos eleitos, que por seu poder reprimem o pecado e o fazem não governar e reinar.

E ele não pode pecar. Aqui o apóstolo sobe mais alto, pois ele declara claramente que os corações dos piedosos são tão efetivamente governados pelo Espírito de Deus que, por uma disposição inflexível, seguem sua orientação. Isso está de fato muito distante da doutrina dos papistas. Os Sorbons, é verdade, confessam que a vontade do homem, a menos que seja auxiliada pelo Espírito de Deus, não pode desejar o que é certo; mas eles imaginam um movimento do Espírito que nos deixa a livre escolha do bem e do mal. Por isso, eles despertam méritos, porque obedecemos de bom grado à influência do Espírito, à qual podemos resistir. Em suma, eles desejam que a graça do Espírito seja apenas isso, para que assim possamos escolher o que é certo. João fala aqui de outra maneira; pois ele não apenas mostra que não podemos pecar, mas também que o poder do Espírito é tão eficaz que necessariamente nos retém em contínua obediência à justiça. Tampouco é esta a única passagem das Escrituras que nos ensina que a vontade é tão formada que não pode ser de outra maneira que não seja certa. Pois Deus testifica que ele dá um novo coração a seus filhos e promete fazer isso, para que possam andar em seus mandamentos. Além disso, João não apenas mostra quão eficazmente Deus trabalha uma vez no homem, mas declara claramente que o Espírito continua sua graça em nós até o fim, de modo que perseverança inflexível é adicionada à novidade da vida. Não imaginemos, portanto, com os sofistas que é algum movimento neutro, que deixa os homens livres para seguir ou rejeitar; mas vamos saber que nosso próprio coração é tão governado pelo Espírito de Deus, que constantemente se apega à justiça.

Além disso; o que os sofistas absurdamente objetam, pode ser facilmente refutado: eles dizem que assim a vontade é tirada do homem; mas eles dizem isso falsamente: pois a vontade é um poder natural; mas, como a natureza é corrompida, apenas inclina depravadas. Portanto, é necessário que o Espírito de Deus o renove, para que comece a ser bom. E, então, como os homens se afastariam imediatamente do que é bom, é necessário que o mesmo Espírito continue o que começou, até o fim.

Quanto ao mérito, a resposta é óbvia, pois não pode ser considerado estranho que o homem não mereça nada; e, no entanto, boas obras, que fluem da graça do Espírito, não deixam de ser consideradas, porque são voluntárias. Eles também têm uma recompensa, pois são atribuídos pela graça aos homens como se fossem seus.

Mas aqui surge uma pergunta: se o medo e o amor de Deus podem ser extintos em alguém que foi regenerado pelo Espírito de Deus? pois isso não pode ser, parece ser a importância das palavras do apóstolo. Aqueles que pensam de outra maneira se referem ao exemplo de Davi, que por um tempo trabalhou sob um estupor tão bestial, que nem uma centelha de graça apareceu nele. Além disso, nos Salmos 51:10 , ele ora pela restauração do Espírito. Daqui resulta que ele foi privado dele. Porém, não duvido, mas que a semente, comunicada quando Deus regenera seus eleitos, como é incorruptível, retém sua virtude perpetuamente. De fato, concordo que às vezes seja sufocado, como no caso de Davi; mas ainda assim, quando toda a religião parecia extinta nele, um carvão vivo foi escondido sob as cinzas. Satanás, de fato, trabalha para erradicar tudo o que é de Deus nos eleitos; mas quando lhe é permitido o máximo, permanece sempre uma raiz oculta, que depois brota. Mas João não fala de um ato, como se costuma dizer, mas do curso contínuo da vida.

Alguns fanáticos sonham com algo que não sei o que é, uma semente eterna nos eleitos, que sempre trazem do ventre de sua mãe; mas para esse propósito, eles ultrajantemente pervertem as palavras de João; pois ele não fala de eleição eterna, mas começa com a regeneração.

Há também aqueles que são duplamente frenéticos, que sustentam, sob esse pretexto, que tudo é lícito aos fiéis, ou seja, porque João diz que eles não podem pecar. Eles então sustentam que podemos seguir indiscriminadamente o que nossas inclinações nos levarem. Assim, eles tomam a liberdade de cometer adultério, roubar e matar, porque não pode haver pecado onde o Espírito de Deus reina. Mas de outra maneira é o significado do apóstolo; pois ele nega que os fiéis pecam por esse motivo, porque Deus gravou sua lei em seus corações, de acordo com o que o Profeta diz ( Jeremias 31:33 .)

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que é nascido de Deus – Ge?e???µe??? , gerado de Deus, não comete pecado: “isto é”, digam alguns “, como ele costumava fazer, ele não peca habitualmente como antes”. Isso está trazendo muito baixa a influência e os privilégios do nascimento celestial. Temos a evidência mais indubitável de que muitos dos filósofos pagãos haviam adquirido, por disciplina e cultivo mental, uma ascensão inteira sobre todos os hábitos viciosos que costumavam ter. Talvez meu leitor relembre a história do fisionomista, que, chegando ao local onde Sócrates estava dando uma palestra, seus alunos, desejando provar os princípios da ciência do homem, desejava que ele examinasse a face de seu mestre, e diga qual era o seu caráter moral. Depois de uma contemplação completa do rosto do filósofo, ele o declarou “o homem mais guloso, bêbado, brutal e libidinoso que ele já conhecera”. Como o caráter de Sócrates era o inverso de tudo isso, seus discípulos começaram a insultar o fisionomista. Sócrates interferiu e disse: “Os princípios de sua ciência podem ser muito corretos, pois eu era assim, mas conquistei-o pela minha filosofia”. Ó vós divinos cristãos! vós ministros do evangelho reais ou fingidos! permitereis que a influência da graça de Cristo não seja tão extensa quanto a da filosofia de um pagão que nunca ouviu falar do verdadeiro Deus?

Comentário de Thomas Coke

1 João 3: 9 . Todo aquele que é nascido de Deus, etc. – “Quem quer que seja um participante da natureza divina pelo Espírito regenerador, não é mais um praticante ou praticante da iniqüidade; pois esse princípio divino da graça, que é infundido nele, tem uma raiz permanente e residência nele, para governá-lo e governá-lo; e ele tem um ódio tão completo de toda iniqüidade, que não pode amar ou viver em pecado; porque ele, como filho de Deus e nascido do Espírito, tem recebeu um princípio de graça, que deseja e trabalha em oposição direta a todo pecado: muito menos ele pode pecar, por causa de seu nascimento de Deus, como se seu novo nascimento fosse uma licença para ele, ou tivesse qualquer tendência para isso. ” A frase, Ele não pode pecar, porque nasceu de Deus, não pode significar uma impossibilidade de pecar: pois, nesse caso, São João e os outros apóstolos, não precisavam se esforçar ao máximo para proteger os cristãos verdadeiros contra o pecado. ; ter condenado, proibido e ameaçado; ou ter exortado, ordenado e prometido. Essas coisas supõem claramente não apenas a possibilidade, mas o perigo de que os verdadeiros cristãos desapareçam: por isso não podemos, portanto, entender aqui que ele não o fará, ele não escolhe viver perversamente; é contrário a seus princípios e à inclinação e hábito estabelecidos de seu temperamento e vida. Por isso, dizemos: “Um homem sábio não pode fazer uma coisa tão tola; um homem bom não pode agir de maneira tão perversa e perversa”. Certamente, as palavras devem ser tomadas no mesmo sentido qualificado, ou provariam a impecabilidade de todo filho de Deus ou a impossibilidade de pecar; que quase nenhum foi selvagem o suficiente para afirmar. É evidente que existem muitas passagens das escrituras, nas quais a palavra não pode ser tomada em tal latitude; veja Lucas 13:33 . Hebreus 9: 5 . Neemias 6: 3 . Números 22:18 . E essa fraseologia também é usada pelos melhores escritores clássicos.

Comentário de John Wesley

Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado; porque nele permanece a sua descendência; e ele não pode pecar, porque nasceu de Deus.

Todo aquele que é nascido de Deus – pela fé viva, pela qual Deus está continuamente soprando vida espiritual em sua alma, e sua alma está continuamente soprando amor e oração a Deus, não comete pecado. Pois a semente divina da fé amorosa permanece nele; e, enquanto isso, ele não pode pecar, porque ele nasceu de Deus – é interior e universalmente mudado.

Referências Cruzadas

Jó 19:28 – “Se vocês disserem: ‘Vejamos como vamos persegui-lo, pois a raiz do problema está nele’,

Mateus 7:18 – A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

Atos dos Apóstolos 4:20 – Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Gálatas 5:17 – Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *