Estudo de 1 João 4:7 – Comentado e Explicado

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7

Comentário de Albert Barnes

Amados, vamos amar um ao outro – Este versículo apresenta um novo tópico, cuja consideração ocupa o restante do capítulo. Veja a análise. O assunto é aquele em que João mora mais do que em qualquer outro – o do amor. Seu próprio caráter o inclinou especialmente ao exercício do amor; e a notável afeição que o Senhor Jesus havia demonstrado por ele parece ter tido o efeito de dar a essa graça um destaque especial em seus pontos de vista sobre o que constituía a verdadeira religião. Compare João 13:23 . Sobre o dever aqui prescrito, veja as notas de João 13: 34-35 e 1 João 3:11 , 1 João 3:23 .

Pois o amor é de Deus –

(1) Todo amor verdadeiro tem sua origem em Deus.

(2) o verdadeiro amor mostra que temos o seu Espírito e que pertencemos a ele.

(3) nos assimila a Deus ou nos torna cada vez mais parecidos com ele.

O que é dito aqui pelo apóstolo é baseado na verdade do que ele afirma em outros lugares, 1 João 4: 8 , que Deus é amor. Ódio, inveja, ira, malícia, todos têm sua fonte em algo mais que Deus. Ele não os origina, os elogia nem os aprova.

E todo mundo que ama, é nascido de Deus – é um homem regenerado. Ou seja, todo mundo que tem verdadeiro amor aos cristãos como tal, ou verdadeiro amor fraternal, é um verdadeiro cristão. Isso não pode significar que todo mundo que ama sua esposa e filhos, seu colega de classe, seu parceiro de negócios ou seu amigo – sua casa, suas fazendas, seus cavalos ou seus cães de caça, é filho de Deus; deve ser entendido como referindo-se ao ponto em discussão. Um homem pode ter muito afeto natural por seus parentes; uma grande dose de benevolência em seu caráter para com os pobres e necessitados, e ainda assim ele pode não ter o amor a que João se refere. Ele pode não ter verdadeiro amor a Deus, ao Salvador ou aos filhos de Deus como tal; e seria absurdo que alguém argumente porque ama sua esposa e filhos que, portanto, ama a Deus ou nasce de novo.

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 7-8 . Vamos amar um ao outro – A partir da doutrina que ele acaba de defender, ele extrai esta exortação: como se tivesse dito: pense que não é especulativo o suficiente admitir a doutrina cristã, mas que seja seu grande cuidado reconhecê-la praticamente, e especialmente no que diz respeito ao artigo mais importante, o amor fraterno. A frequência e sinceridade com que o apóstolo, na presente epístola, inculca esse amor, é muito notável. A maior parte deste capítulo e do capítulo 3. é empregada no cumprimento deste dever. Veja também 1 João 2: 8-11 . Pois o amor é de Deus – É dele como sua fonte, e particularmente prescrito por ele como um dever da maior importância e de absoluta necessidade, a fim de agradá-lo e imitá-lo. E todo aquele que ama é nascido de Deus – Todo aquele em cujo coração esse princípio divino reina e conquista as paixões egoístas e contrárias, mostra por ele que ele é regenerado e transformado na imagem divina; e que ele conhece a Deus – pelo ensino de seu Espírito Santo, como o Deus do amor, infinitamente amável em si mesmo, e infinitamente amoroso ao seu povo. Por outro lado, quem não ama, o que quer que ele pretenda, não conhece a Deus – não tem conhecimento experimental e salvador sobre ele; pois Deus é amor – Sua grande fonte e exemplo. Ele o ordena por sua lei, e o produz e preza pelas influências de seu Espírito; e a devida contemplação dele naturalmente inflamará nossos corações com amor à Sua divina majestade, e aos nossos semelhantes por causa dele, de quem são as criaturas, e especialmente aos filhos que o amam, carregam sua imagem e são peculiarmente querido para ele. Essa pequena frase, Deus é amor, trouxe a São João mais doçura, mesmo no tempo em que a escrevia, diz Bengelius, do que o mundo inteiro pode trazer. Deus é freqüentemente denominado santo, justo, sábio; mas não santidade, retidão ou sabedoria, em abstrato, como se diz ser amor: insinuando que esse é o seu amor, seu atributo reinante; o atributo que derrama uma glória amável em todas as suas outras perfeições.

Comentário de E.W. Bullinger

amor. App-135.

amor App-135.

nascido = gerado.

Comentário de John Calvin

7 Amado Ele retorna à exortação que impõe quase toda a Epístola. Afirmamos, de fato, que ela está repleta da doutrina da fé e da exortação ao amor. Nesses dois pontos, ele mora tanto que passa continuamente de um para o outro.

Quando ele comanda o amor mútuo , ele não significa que cumprimos esse dever quando amamos nossos amigos, porque eles nos amam; mas como ele se dirige em comum aos fiéis, ele não poderia ter falado de outra maneira senão que eles deveriam exercer amor mútuo. Ele confirma essa frase por uma razão muitas vezes aduzida anteriormente, mesmo porque ninguém pode provar ser filho de Deus, exceto que ama seus vizinhos, e porque o verdadeiro conhecimento de Deus necessariamente produz amor em nós.

Comentário de Adam Clarke

Amados, vamos amar um ao outro – E estar sempre prontos para promover o bem-estar um do outro, tanto espiritual quanto temporal.

Pois o amor é de Deus – e sempre age como ele; ele ama o homem e diariamente o carrega com seus benefícios. Aquele que mais ama tem mais de Deus nele; e aquele que ama a Deus e a seu próximo, como descrito e ordenado anteriormente, nasceu de Deus, é gerado por Deus – é um verdadeiro filho de seu Pai celestial, pois é feito participante da natureza divina; e este é o seu amor a Deus e ao homem.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4: 7 . Amados, amemo-nos uns aos outros: São Jerônimo nos diz que, quando esse abençoado evangelista continuou em Éfeso até a velhice extrema, e foi com dificuldade levado à igreja entre os braços de alguns dos discípulos, incapaz de pronunciar mais palavras, ele costumava, toda vez que se reuniam, para dizer nada além disso: “Filhinhos, amem-se”. No versículo diante de nós, o apóstolo indica uma forte razão pela qual devemos amar uns aos outros; – pois o amor é de Deus. Quem plantou o princípio da atração no mundo material, planta o princípio da benevolência em criaturas inteligentes; e, em particular, exortou os cristãos a se amarem. Ele, portanto, que, pela graça, possui e cultiva essa disposição, manifesta que é cristão, nascido na família de Deus; e que ele continua a ser um verdadeiro filho de Deus, semelhante ao seu Pai celestial; e que ele conhece a natureza e a vontade de Deus, de modo a cumpri-la. Outros podem fingir ter grande conhecimento e boa fé, ou apenas sentimentos na religião; mas aquele que não ama seus irmãos cristãos, não tem essa disposição e não faz essas ações que são agradáveis ??à natureza e ao mandamento de Deus, agradáveis ??e aceitáveis ??aos seus olhos. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

Amados, amemo-nos uns aos outros: porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Vamos amar um ao outro – Da doutrina que ele acabou de defender, ele extrai essa exortação. É pelo Espírito que o amor de Deus é derramado em nossos corações. Todo aquele que ama verdadeiramente a Deus e ao próximo, nasce de Deus.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:6 – O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

1 Tessalonicenses 4:9 – Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 João 2:10 – Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:10 – Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *