Estudo de 1 João 4:8 – Comentado e Explicado

Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8

Comentário de Albert Barnes

Quem não ama, não conhece a Deus – não tem um verdadeiro conhecimento de Deus; não tem apenas pontos de vista dele, nem sentimentos certos em relação a ele. A razão para isso está implícita no que é afirmado imediatamente, que “Deus é amor” e, é claro, se eles não têm amor reinando em seus corações, eles não podem fingir ser como ele.

Pois Deus é amor – Ele não é meramente benevolente, é a própria benevolência. Compare as notas em 2 Coríntios 13:11 . Nunca foi feita uma declaração mais importante que essa; nunca houve mais significado acumulado em poucas palavras do que nesta frase curta – “Deus é amor”. Nas trevas deste mundo de pecado – em todas as tristezas que virão agora sobre a raça e que virão sobre os iníquos no futuro – temos a certeza de que um Deus de infinita benevolência domina sobre todos; e embora possamos não ser capazes de conciliar tudo o que ocorre com esta declaração, ou ver como as coisas que ele permitiu que sejam realizadas sejam consistentes com ela, ainda assim, no exercício da fé em suas próprias declarações, podemos encontrar consolo em “acreditar ”É assim, e pode esperar um período em que todo o seu universo verá que é assim. No meio de tudo o que ocorre na terra de tristeza, pecado e tristeza, existem evidências abundantes de que Deus é amor.

Na estrutura original das coisas antes da entrada do pecado, quando tudo era declarado “bom”; nas coisas destinadas a promover a felicidade, onde a única coisa contemplada é a felicidade e onde teria sido tão fácil causar dor; na preservação de uma raça culpada e em conceder a essa raça a oportunidade de outro julgamento; na incessante provisão que Deus está fazendo em sua providência pelas necessidades de milhões de suas criaturas inumeráveis; nos arranjos feitos para aliviar a tristeza e pôr um fim nela; no dom de um Salvador mais do que tudo, e na oferta da vida eterna em termos simples e fáceis de serem cumpridos – em todas essas coisas, que são meras expressões de amor, nenhuma das quais seria encontrada sob a governo de um ser maligno, vemos ilustrações do sublime e glorioso sentimento diante de nós, de que “Deus é amor”. Mesmo neste mundo de confusão, desordem e escuridão, temos evidências suficientes para provar que ele é benevolente, mas toda a glória e o significado dessa verdade serão vistos apenas no céu. Enquanto isso, vamos nos apegar à verdade de que ele é amor. Vamos crer que ele deseja sinceramente o nosso bem, e que o que nos parece obscuro pode ser planejado para o nosso bem-estar; e em meio a todas as tristezas e decepções da vida atual, sintamos que nossos interesses e nosso destino estão nas mãos do Deus do amor.

Comentário de John Calvin

Ele também se opõe a isso, de acordo com sua maneira usual, a cláusula contrária, de que não há conhecimento de Deus onde não há amor. E ele considera como princípio geral ou verdade que Deus é amor, ou seja, que sua natureza é amar os homens. Sei que muitos raciocinam de maneira mais refinada e que os antigos perverteram essa passagem especialmente para provar a divindade do Espírito. Mas o significado do apóstolo é simplesmente este: que, como Deus é a fonte do amor, esse efeito flui dele, e é difundido onde quer que o conhecimento venha, como ele no início o chamara de luz, porque não há nada. escuro nele, mas pelo contrário, ele ilumina todas as coisas com seu próprio brilho. Aqui, então, ele não fala da essência de Deus, mas apenas mostra o que ele é considerado por nós.

Mas duas coisas nas palavras do apóstolo devem ser notadas: que o verdadeiro conhecimento de Deus é o que nos regenera e nos renova, para que nos tornemos novas criaturas; e que, portanto, não pode ser, mas que deve nos conformar à imagem de Deus. Afaste-se, então, com aquele brilho tolo, respeitando a fé não formada. Pois quando alguém separa a fé do amor, é o mesmo que se ele tentasse tirar o calor do sol.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que não ama – como já descrito, não conhece a Deus – não tem conhecimento experimental dele.

Deus é amor – Uma fonte infinita de benevolência e beneficência para todo ser humano. Ele não odeia nada que tenha feito. Ele não pode odiar, porque ele é amor. Ele faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem, e envia sua chuva sobre os justos e os injustos. Ele não fez nenhum ser humano para perdição, nem tornou impossível, por qualquer decreto necessário, que qualquer alma caída encontrasse misericórdia. Ele deu a prova mais completa de seu amor a toda a raça humana pela encarnação de seu Filho, que provou a morte por todo homem. Como pode um decreto de reprovação absoluta e incondicional, da maior parte ou de qualquer parte da raça humana, na presença de um texto como este? Foi bem observado que, embora Deus seja santo, justo, justo, etc., ele nunca é chamado de santidade, justiça etc., em abstrato, como é chamado aqui de Amor. Esta parece ser a essência da natureza Divina, e todos os outros atributos são apenas modificações disso.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4: 8 . Pois Deus é amor. Deus é o mais benevolente de todos os seres, cheio de amor por suas criaturas dependentes; de modo que nele não há nada que queira à mais alta perfeição do amor. Ver 1 João 4: 9-16 , etc. Ele é a grande fonte e exemplo de amor; ele recomenda por sua lei, e a produz e preza por suas influências; e a devida contemplação dele, naturalmente, inflamará nossos corações com amor à Sua Divina Majestade, e aos nossos semelhantes por causa dele, de quem são essas criaturas, mas especialmente aos nossos semelhantes.

Comentário de John Wesley

Quem não ama não conhece a Deus; pois Deus é amor.

Deus é amor – Esta pequena frase trouxe a São João mais doçura, mesmo no tempo em que a escrevia, do que o mundo inteiro pode trazer. Deus é freqüentemente denominado santo, justo, sábio; mas não santidade, retidão ou sabedoria em abstrato, como se diz ser amor; insinuando que esse é seu amor, seu atributo reinante, o atributo que derrama uma glória agradável em todas as suas outras perfeições.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

1 João 3:6 – Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *