Estudo de Efésios 2:4 – Comentado e Explicado

Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou,
Efésios 2:4

Comentário de E.W. Bullinger

Deus App-98.

Quem é = ser.

misericórdia . Compare Romanos 9:23 .

for = por conta de. App-104. Efésios 2: 2 .

amor amado . App-135.

Comentário de John Calvin

4. Mas Deus, que é rico em misericórdia. (122) Agora segue o segundo membro da sentença, cuja substância é que Deus havia libertado os efésios da destruição à qual eles eram anteriormente responsáveis; mas as palavras que ele emprega são diferentes. Deus, que é rico em misericórdia, te vivificou junto com Cristo. O significado é que, não há outra vida senão aquela que é soprada em nós por Cristo: de modo que começamos a viver somente quando somos enxertados nele, e desfrutamos a mesma vida consigo mesmo. Isso nos permite ver o que o apóstolo quis dizer anteriormente com morte, pois essa morte e essa ressurreição são contrastadas. Ser feito participante da vida do Filho de Deus – ser vivificado por um Espírito, é um privilégio inestimável.

Nesta base, ele elogia a misericórdia de Deus, ou seja, por suas riquezas, que foi derramada de uma maneira singularmente grande e abundante. Toda a nossa salvação é aqui atribuída à misericórdia de Deus. Mas ele atualmente acrescenta, por seu grande amor com o qual nos amou. (123) Esta é uma declaração ainda mais expressa, de que tudo era devido a bens imerecidos; pois ele declara que Deus foi movido por essa única consideração. “Aqui”, diz João, “é amor, não que amássemos a Deus, mas que ele nos amou. – Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. ” ( 1 João 4:10 .)

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus, que é rico em misericórdia – Como eles eram corruptos em sua natureza e pecadores em sua prática, eles não podiam possuir mérito, nem reivindicar Deus; e foi necessária muita misericórdia para remover tanta miséria e perdoar tais transgressões.

Seu grande amor – o infinito amor de Deus é a base de nossa salvação; em referência a nós, que o amor assume a forma de misericórdia, e que a misericórdia fornece o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. E, portanto, o apóstolo acrescenta, Efésios 2: 5 ; : Pela graça sois salvos – é pela misericórdia gratuita de Deus em Cristo que és levado a este estado de salvação. Veja em Efésios 2: 8 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2: 4 . Mas Deus: Isso conecta admiravelmente o versículo atual com o que imediatamente se inicia e faz as partes de que o discurso incidental é coerente; que, terminando neste versículo, São Paulo, no início de Efésios 2: 5 , retoma o fio de seu discurso geral, como se nada tivesse acontecido. Veja em Efésios 2: 1 .

Comentário de John Wesley

Mas Deus, que é rico em misericórdia, por seu grande amor com o qual nos amou,

A misericórdia remove a miséria: o amor confere salvação.

Referências Cruzadas

Exodo 33:19 – E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Neemias 9:17 – Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Ezequiel 16:6 – ” ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 9:15 – Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *