Estudo de Êxodo 33:19 – Comentado e Explicado

E Deus respondeu: "Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz.
Êxodo 33:19

Comentário de Adam Clarke

Farei passar toda a minha bondade diante de ti. Não terás visão da minha justiça, pois não poderias suportar o infinito esplendor da minha pureza; mas me mostrarei a ti como fonte de inesgotável compaixão, o soberano distribuidor de minha própria misericórdia à minha maneira, sendo gracioso a quem serei gracioso e demonstrando misericórdia por quem demonstrarei misericórdia.

Proclamarei o nome do Senhor – Veja a nota de Clarke em Êxodo 34: 6 .

Comentário de John Calvin

19. E ele disse: Farei toda a minha bondade. No início, ele declara até que ponto ouviu Moisés; mas uma limitação é atualmente adicionada para evitar excesso. Assim, sua oração não é totalmente rejeitada, mas apenas na medida em que ele estava ansioso demais para contemplar a perfeição da glória de Deus. A passagem significa uma visão de curta duração; como se tivesse dito: basta que viste uma vez, por um momento, a minha glória, quando passará diante dos teus olhos. A palavra ??? , banheira, que dei beleza, (decorem), outros traduzem bem (benum;) e, portanto, alguns a consideram bondade; mas a expressão beleza (pulchritudinis, vel decoris) é mais adequada; nesse sentido, achamos que é usada mais de uma vez. Portanto, o que é agradável e delicioso é considerado bom de ser encarado.

“Invocar o nome do Senhor” (371) Entendo assim, declarar em voz alta e clara o que é útil sabermos a respeito do próprio Deus. Já havia sido dito a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, mas, pelo meu nome, não lhes era conhecido”. ( Êxodo 6: 3. ) Considerando que, então, Moisés já era superior aos patriarcas, ele agora é ainda mais altamente exaltado, na medida em que Deus se torna mais plenamente conhecido por ele e carrega Sua manifestação de Si Mesmo ao máximo. Primeiro, portanto, deve-se ter em mente que Deus agora era conhecido por Moisés mais familiarmente do que antes; ainda, ao mesmo tempo, observe-se que, embora uma visão fosse exibida aos seus olhos, o ponto principal estava na voz; porque o verdadeiro conhecimento de Deus é feito mais pelos ouvidos do que pelos olhos. Realmente é dada uma promessa de que ele deve contemplar Deus; mas a última bênção é mais excelente: Deus proclamará esse nome, para que Moisés o conheça mais por sua voz do que por seu rosto; pois visões sem palavras seriam frias e totalmente evanescentes, se não emprestassem eficácia às palavras. Assim, portanto, assim como os lógicos comparam um silogismo ao corpo e o raciocínio que ele inclui à alma; portanto, propriamente falando, a alma de uma visão é a própria doutrina, de onde a fé surge.

e será gentil com quem serei gentil. Seria bom considerar como essa sentença está relacionada com o exposto acima, que foi completamente negligenciado ou não foi suficientemente atendido. Quanto a mim, embora eu ache que a misericórdia de Deus é ampliada pelo fato de que Ele lida com tanta indulgência com esse povo culpado, ainda não tenho dúvidas, mas que Ele desejou propositalmente afastar a ocasião da audácia dos homens, para que eles não exclamassem contra sua liberalidade inédita e ainda inédita; pois, se Deus executa Seus julgamentos, ou perdoa misericordiosamente pecados, os homens profanos nunca deixam de brigar com Ele; (372) assim, por mera disputa, perguntam por que Ele atrasou o advento de Seu Filho por tantas eras; por que Ele se dignou a trazer a luz do Evangelho das trevas em nossos dias; antes, eles fogem mesmo para a criação do mundo, na medida em que lhes parece absurdo que Deus tenha ficado ocioso por tantas eras e, portanto, indagam, ridicularizando, por que finalmente lhe ocorreu a mente de fazer o mundo , que ainda não atingiu seu sexto milênio? Especialmente, no entanto, a perversidade de muitos avança além de todos os limites devidos neste ponto, a saber, porque a razão não aparece, por que Deus deve ser misericordioso com uma nação ou uma era, e severo com outras eras e outras nações. Portanto, o admirável conselho de Deus, segundo o qual Ele escolheu alguns, e reprovou outros, sempre foi exposto às calúnias de homens ímpios; pois, a menos que vejam a causa da diversidade, não hesitam em condenar a injustiça de Deus ao fazer essa distinção entre os dois. (373) Deus aqui detém essa insanidade e afirma Seu poder, que os homens, ou melhor, os vermes da terra, O privariam de bom grado de, a saber, que de acordo com Sua própria vontade, Ele exerce misericórdia peculiar para com quem quiser. Quando o Profeta relata como os pais obtiveram a posse da terra de Canaã, ele não atribui outro motivo a não ser que Deus “tinha um favor para eles”. ( Salmos 44: 3. ) E essa doutrina, que os cães imundos atacam sem cessar com seus latidos, ocorre em toda parte nas Escrituras. Especialmente, no entanto, eles criticam quando Deus se mostra propício e benéfico para com os indignos. Por essa razão, Paulo lembra os crentes do incompreensível conselho de Deus, porque, pela pregação do Evangelho, Ele revelou o mistério, que foi mantido em segredo por toda a eternidade. ( Romanos 16:25 .) Novamente, porque ao inserir os gentios no corpo da Igreja, da qual eles haviam sido aliens há tanto tempo, ele elogia as profundezas desse mistério que, embora oculto até aos anjos, tornou conhecido por todos os homens na plenitude dos tempos. ( Efésios 3: 9. ) Com a mesma intenção, Ele aqui declara expressamente que a causa pela qual ele se manifesta a Moisés mais plenamente do que antigamente aos patriarcas, deve ser procurada apenas em Seu próprio conselho ou prazer. Agora, embora isso em primeiro lugar se refira a Moisés, ainda que ele visse a glória de Deus para o bem comum do povo, essa misericórdia, a que se refere, se estende a todos eles. E certamente era uma prova inestimável da graça de Deus que, após essa queda mais vergonhosa e a apostasia perversa do povo, Ele se revelou mais claramente do que antes a Moisés para o seu bem espiritual. Isso, de fato, é certo, que por essa resposta uma restrição é posta sobre quaisquer sentimentos carnais que possam alegar em consideração à novidade do ato; como se Deus tivesse declarado em uma palavra que a dispensação de Sua graça está em Seu próprio poder; e que os homens não apenas se enganam, mas são levados pela loucura ímpia e blasfema quando tentam interferir com Ele; como se fosse da sua conta denunciar o juiz supremo de quem são os súditos. O modo de expressão simplesmente tende a isso, que a vontade de Deus é superior a todas as causas, de modo a ser a razão de todas as razões, a lei das leis e o estado das regras. E certamente, enquanto os homens se permitirem investigar os conselhos secretos de Deus, não haverá limites para sua sediciosidade. Deus, portanto, não corrige essa insanidade discutindo com ela, mas pela afirmação de Seu direito de ser livre na dispensação de Sua graça; pois em Sua soberania, Ele diz que será misericordioso com quem quiser. Vamos tomar cuidado, então, para que, quando Ele for gentil, nossos olhos sejam maus.

Além disso, para melhor convencer os homens insatisfeitos de seu orgulho e temeridade, Ele expõe Sua misericórdia e compaixão; tanto quanto dizer que Ele não está obrigado a ninguém; e, portanto, que é uma coisa indigna deles murmurar, porque Ele não faz indiscriminadamente o bem àqueles a quem não deve nada. Portanto, é claro como Paulo, quando trata de eleição gratuita, acomoda essa passagem para o assunto em questão ( Romanos 9:15 ), a saber: que Deus não deve ser considerado injusto, porque Ele passa por alguns e elege outras; pois as palavras proclamam em voz alta que a graça de Deus é destinada a um certo número de homens, para não aparecer igualmente em todos. A frase em si não precisa de exposição, pois é comum em todas as línguas quando desejamos impedir que nossas razões sejam investigadas, para repetir o ponto em questão; assim, uma pessoa, desejando se livrar das censuras dos outros, diria: eu irei aonde irei, ou farei o que farei.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:19 . Farei passar a minha bondade diante de ti – o pedido de Moisés era ver a glória de Deus, e Deus lhe responde prometendo mostrar-lhe a sua bondade; insinuando que, no entanto, em si mesmos, todos os atributos de Deus são gloriosos, ele se gloria mais na manifestação de sua bondade e que suas criaturas mais precisam disso. Passe diante de ti – Para que você possa pelo menos ter uma visão transitória disso. Serei gracioso a quem serei gracioso – mostrarei esse favor peculiar a ti e também serei gentil com as pessoas pelas quais você pede; mas não promiscuamente para todos: alguns, a saber, como se voltarem para mim em verdadeiro arrependimento, perdoarei e salvarei; mas outros, mesmo todos os que são finalmente impenitentes, punirei eternamente.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus . A glória não poderia ter sido suportada; a graça vem primeiro, a glória é reservada para o futuro.

Vou proclamar o nome . Isso é feito em Êxodo 34: 5-7 .

Referências Cruzadas

Exodo 3:13 – Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? “

Exodo 34:5 – Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.

Neemias 9:25 – Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade.

Salmos 25:13 – Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra.

Salmos 65:4 – Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti, para viverem nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo!

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Jeremias 31:12 – Eles virão e cantarão de alegria nos altos de Sião; ficarão radiantes de alegria pelos muitos bens dados pelo Senhor: o cereal, o vinho novo, o azeite puro, as crias das ovelhas e das vacas. Serão como um jardim bem regado, e não mais se entristecerão.

Jeremias 31:14 – Satisfarei os sacerdotes com fartura; e o meu povo será saciado pela minha bondade”, declara o Senhor.

Zacarias 9:17 – Ah! Como serão belos! Como serão formosos! O trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 9:15 – Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *