Estudo de Salmos 25:13 – Comentado e Explicado

Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra.
Salmos 25:13

Comentário de Albert Barnes

Sua alma habitará à vontade – Margem: “se alojará na bondade”. Então o hebraico. A idéia é a de um “em casa”; aquele que encontra um local de descanso confortável e seguro; alguém que não é um andarilho ou um vagabundo. A palavra traduzida no texto “à vontade” e na margem “bondade” significa “bom”; e a idéia é a de uma condição boa ou segura, em comparação com a de quem perambula para o exterior sem abrigo, ou de quem se perdeu e não tem ninguém para guiá-lo. Em contraste com alguém assim, quem teme a Deus e procura sua orientação e direção será como um homem em seu próprio lar confortável e silencioso. O primeiro é uma condição de segurança e facilidade; o outro, uma condição de ansiedade, dúvida, problema. Nada poderia descrever melhor a calma, a paz e a segurança consciente do homem que encontrou a verdade e que serve a Deus – em comparação com o estado daquele homem que não tem religião, não teme a Deus, não tem esperança no céu.

E sua semente – sua posteridade; a família dele. “Herdará a terra.” Originalmente, essa promessa se referia à terra de Canaã, como uma promessa relacionada à obediência à lei de Deus: Êxodo 20:12 . Chegou então a ser sinônimo de prosperidade mundana externa; com duração de dias e felicidade na terra. Veja isso explicado nas notas em Mateus 5: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

Sua alma = Ele. Hebraico. nephesh. App-13.

terra = terra. Compare Mateus 5: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Sua alma habitará à vontade – ???? ???? betob talin , “se alojará na bondade”; esta é a leitura marginal em nossa versão; e é preferível ao texto.

Sua semente herdará – Sua posteridade será abençoada. Para eles, muitas orações foram enviadas a Deus por seus pais piedosos; e Deus registrou essas orações em favor deles.

Comentário de John Calvin

13. Sua alma habitará no bem. Se a felicidade suprema do homem consiste em empreender ou tentar nada, exceto pela garantia de Deus, segue-se que também é um benefício alto e incomparável tê-lo como condutor e guia na vida, para que nunca nos desviem. Mas, além disso, é prometida aqui uma bênção terrestre, na qual o fruto da graça precedente é mostrado claramente, como Paulo também ensina:

“A piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo promessa da vida que agora é e daquilo que está por vir.” ( 1 Timóteo 4: 8 )

A soma é que aqueles que realmente servem a Deus não são apenas abençoados quanto às coisas espirituais, mas também são abençoados por ele quanto à sua condição na vida atual. Na verdade, é verdade que Deus nem sempre lida com eles de acordo com seus desejos, e que as bênçãos que eles desejam nem sempre fluem de uma maneira certa e uniforme. Pelo contrário, muitas vezes acontece que são jogados com doenças e problemas, enquanto os iníquos desfrutam de prosperidade. Mas devemos saber que, sempre que Deus retira sua bênção de seu próprio povo, é com o objetivo de despertá-los para um senso de sua condição e descobrir para eles a que distância ainda estão do perfeito medo de Deus. E, no entanto, na medida em que for conveniente para eles, agora desfrutam das bênçãos de Deus, para que, em comparação com os homens do mundo e os desprezadores de Deus, sejam verdadeiramente felizes e abençoados, porque, mesmo em sua maior pobreza , eles nunca perdem a garantia de que Deus está presente com eles; e sendo sustentados por esse consolo, desfrutam de paz e tranquilidade mental. De fato, é verdade que todas as nossas misérias procedem dessa fonte – que por nossos pecados impedimos que a bênção divina flua de maneira uniforme sobre nós; e, no entanto, em meio a esse estado de confusão, sua graça nunca cessa de brilhar, de modo que a condição dos piedosos é sempre melhor que a dos outros: pois, embora não estejam saciados de coisas boas, são continuamente experimentados. um senso do favor paternal de Deus. E a isto estou disposto a referir a palavra alma, a saber, que, na recepção dos dons de Deus, eles não os devoram sem sentir uma sensação de doçura, mas realmente os apreciam, de modo que a menor competência é mais útil satisfazê-los do que a maior abundância é satisfazer os ímpios. Assim, conforme todo homem se contenta com sua condição e aprecia alegremente um espírito de paciência e tranquilidade, diz-se que sua alma habita no bem. Alguns intérpretes aplicam essa palavra para habitar ou respeitar a hora da morte; mas essa interpretação é mais sutil que sólida. O penman inspirado fala, como já dissemos, das condições da vida atual. (561) Ele acrescenta, em segundo lugar, a título de ilustração, que a posteridade dos fiéis herdará a terra e , a partir daí, Deus continua a estender seu favor a eles. Por isso, podemos inferir novamente que a morte dos servos de Deus não implica sua destruição total e que eles não deixam de existir quando saem deste mundo, mas continuam a viver para sempre. Seria absurdo supor que Deus privaria totalmente a vida daqueles por quem ele faz o bem, mesmo para os outros. Quanto ao que é dito aqui, que os filhos dos santos herdarão a terra, ela foi tocada em outro lugar e será mostrada ainda mais plenamente no trigésimo sétimo Salmo, em que aspectos e como isso é feito.

Comentário de John Wesley

Sua alma habitará à vontade; e sua semente herdará a terra.

À vontade – Heb. bom; na posse e gozo do verdadeiro bem.

A terra – Canaã; que foi dado como penhor de toda a Aliança da Graça e de todas as suas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *