Estudo de Romanos 9:15 – Comentado e Explicado

Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão {Ex 33,19}.
Romanos 9:15

Comentário de Albert Barnes

Pois ele diz a Moisés – Êxodo 33:19 .

Terei misericórdia – Isto é dito por Deus quando ele declarou expressamente que faria toda a sua bondade passar diante de Moisés Êxodo 33:19 , e quando, portanto, era considerado, não como uma prova de justiça severa e inexorável, mas como “A própria prova de sua benevolência”, e a mais alta que ele julgava apropriada exibir. Quando as pessoas, portanto, sob a influência de um coração não renovado e hostil, encaram isso como um processo injusto e arbitrário, estão resistindo e pervertendo o que Deus considera como a própria demonstração de sua benevolência. O sentido da passagem é claramente que ele escolheria os objetos a seu favor e concederia suas misericórdias como quisesse. Ninguém da raça humana merecia seu favor; e ele tinha o direito de perdoar a quem quisesse e de salvar as pessoas nos seus próprios termos, e de acordo com sua vontade e prazer soberanos.

De quem terei misericórdia – De quem escolho conceder misericórdia. O modo que ele não explica. Mas não poderia haver uma declaração mais positiva dessas verdades,

(1) Que ele faz isso como um soberano, sem dar conta da razão de sua escolha a ninguém.

(2) que ele faz isso sem levar em conta qualquer reivindicação da parte do homem; ou esse homem é considerado destituído de mérito e como não tendo direito à sua misericórdia.

(3) que ele fará isso da maneira que quiser, e em qualquer momento e maneira que melhor corresponda ao seu próprio prazer.

(4) que ele considera um número definido e que nesse número ele pretende conceder a vida eterna; e,

(5) Que ninguém tem o direito de reclamar.

É prova de sua benevolência que alguém seja salvo; e onde ninguém tem direito, onde todos são justamente condenados, ele tem o direito de perdoar a quem quiser. O executivo de um país pode selecionar qualquer número de criminosos que ele julgue oportuno perdoar, ou que possam ser perdoados em consistência com a supremacia das leis e o bem-estar da comunidade e ninguém tem o direito de reclamar, mas todo bom cidadão deve se alegrar que qualquer um possa ser perdoado com segurança. Assim, no mundo moral, e sob a administração de seu santo Soberano, deve ser motivo de alegria que alguém possa ser perdoado e salvo; e não um assunto de murmuração e queixa de que aqueles que finalmente merecem morrer serão entregues à aflição.

Comentário de E.W. Bullinger

tenha piedade = piedade.

vontade . Omitir.

tenha compaixão = compassivo. Grego. oikteiro. Só aqui. Compare Romanos 12: 1 . Ver Êxodo 33:19 .

Comentário de John Calvin

15. Pois ele diz a Moisés, etc. (296) Com relação aos eleitos, Deus não pode ser acusado de nenhuma injustiça; pois, de acordo com seu bom prazer, ele os favorece com misericórdia: e, mesmo neste caso, a carne encontra razões para murmurar, pois não pode conceder a Deus o direito de mostrar favor a um e não a outro, exceto que a causa seja evidenciada. Como então parece irracional que alguns devam, sem mérito, ser preferidos a outros, a petulância dos homens briga com Deus, como se ele diferisse para as pessoas mais do que aquilo que é certo. Vamos agora ver como Paulo defende a justiça de Deus.

Em primeiro lugar, ele não esconde ou oculta o que viu que seria desprezado, mas passa a mantê-lo com firmeza inflexível. E, em segundo lugar, ele trabalha para não procurar razões para amenizar sua aspereza, mas considera suficiente checar os desprezíveis vis pelos testemunhos das Escrituras.

De fato, pode parecer uma defesa frígida que Deus não seja injusto, porque é misericordioso com quem quer; mas, como Deus considera sua própria autoridade abundantemente suficiente, de modo que ele não precisa de defesa de ninguém, Paulo achou suficiente designá-lo como o justificador de seu próprio direito. Agora, Paulo apresenta aqui a resposta que Moisés recebeu do Senhor, quando orou pela salvação de todo o povo: “Mostrarei misericórdia”, foi a resposta de Deus, “sobre quem mostrarei misericórdia, e terei compaixão por isso.” a quem terei compaixão. ” Por esse oráculo, o Senhor declarou que ele é um devedor de ninguém da humanidade, e que tudo o que ele dá é um benefício gratuito, e então que sua bondade é livre, para que ele possa conferir a quem ele quiser; e, finalmente, que não se pode pensar em nenhuma causa superior à sua própria vontade, por que ele faz o bem e mostra favor a alguns homens, mas não a todos. As palavras realmente significam tanto como se ele tivesse dito: “Daquele a quem certa vez pretendi mostrar misericórdia, nunca a tirarei; e com bondade perpétua seguirei aquele a quem decidi ser gentil. ” E, assim, ele atribui a maior razão para transmitir graça, até seu próprio objetivo voluntário, e também sugere que ele projetou sua misericórdia peculiarmente para alguns; pois é uma maneira de falar que exclui todas as causas externas, como quando reivindicamos a nós mesmos o livre poder de agir, dizemos: “Farei o que pretendo fazer”. O pronome relativo também sugere expressamente que a misericórdia não é para todos indiscriminadamente. Sua liberdade é tirada de Deus, quando sua eleição está vinculada a causas externas.

A única causa verdadeira da salvação é expressa nas duas palavras usadas por Moisés. O primeiro é ??? , chenen, que significa favorecer ou mostrar bondade livre e abundantemente; o outro é ??? , rechem, que deve ser tratado com misericórdia. Assim, confirma-se o que Paulo pretendia, que a misericórdia de Deus, sendo gratuita, não tem restrições, mas gira onde quer. (297)

Comentário de Adam Clarke

Pois ele diz a Moisés, terei misericórdia etc. – As palavras de Deus para Moisés, Êxodo 33:19 , mostram que Deus tem o direito de dispensar suas bênçãos como bem entender; pois, depois de ter declarado que pouparia os judeus da antiguidade e os continuaria na relação de seu povo peculiar, quando eles mereciam ter sido cortados por sua idolatria, ele disse: farei passar toda a minha bondade antes que te; e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei piedade de quem terei piedade; e terei compaixão por quem terei compaixão. Como se ele tivesse dito: farei uma demonstração de minhas perfeições que o convencerá de que minha natureza é bondosa e benéfica; mas saiba que não sou devedor de nenhuma das minhas criaturas. Meus benefícios e bênçãos são meramente da minha própria boa vontade: nem qualquer pessoa, muito menos um povo rebelde, pode desafiá-los como o devido em justiça ou equidade. E, portanto, agora poupo os judeus; não porque você, que intercede por eles ou eles próprios têm alguma reivindicação a meu favor, mas por minha própria graça livre e soberana, escolho mostrar-lhes misericórdia e compaixão. Eu darei a minha salvação do meu jeito e nos meus próprios termos. Quem crer em meu Filho Jesus será salvo; e quem não crer será condenado. Este é o desígnio final de Deus; esse propósito ele nunca mudará; e isso ele declarou plenamente no evangelho eterno. Este é o grande decreto de reprovação e eleição.

Comentário de John Wesley

Pois ele diz a Moisés: terei piedade de quem terei piedade e terei compaixão de quem terei compaixão.

Êxodo 33:19.

Referências Cruzadas

Exodo 33:19 – E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *