Estudo de Romanos 9:18 – Comentado e Explicado

Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.
Romanos 9:18

Comentário de Albert Barnes

Portanto, ele tem misericórdia … – Esta é uma conclusão declarada pelo apóstolo como resultado de todo o argumento.

A quem ele endurece – Isso não é afirmado no que as Escrituras disseram a Faraó, mas é uma conclusão à qual o apóstolo havia chegado, em vista do caso de Faraó. A palavra “endurece” significa apenas endurecer da maneira especificada no caso do Faraó. Não significa exercer uma influência positiva, mas deixar o pecador seguir seu próprio caminho e colocá-lo em circunstâncias em que o personagem será cada vez mais desenvolvido; veja a nota em João 12:40 . Implica, no entanto, um ato de soberania por parte de Deus, deixando-o no caminho escolhido e não exercendo a influência pela qual ele poderia ser salvo da morte. Por que isso é, o apóstolo não declara. No entanto, não devemos contestar um fato predominante em todos os lugares; e deve ter confiança suficiente em Deus para acreditar que está de acordo com infinita sabedoria e retidão.

Comentário de E.W. Bullinger

endurece . Ver Atos 19: 9 . Compare Êxodo 4:21 .

Comentário de John Calvin

18. A quem ele deseja, então mostra misericórdia, etc. Aqui segue a conclusão de ambas as partes; que de maneira alguma pode ser entendida como sendo a língua de qualquer outra pessoa que não seja do apóstolo; pois ele imediatamente se dirige a um oponente e aduz o que poderia ter sido contestado por uma parte oposta. Portanto, não resta dúvida de que Paulo, como já lembramos, fala essas coisas em sua própria pessoa, a saber, que Deus, de acordo com sua própria vontade, favorece com misericórdia aqueles a quem ele deseja e investe na severidade de seu julgamento. contra quem quer que lhe pareça bom. Para que nossa mente fique satisfeita com a diferença que existe entre os eleitos e os réprobos, e não possa procurar por uma causa superior à vontade divina, seu objetivo era nos convencer disso – que parece bom para Deus iluminar alguns que eles podem ser salvos e cegar os outros para que pereçam, pois devemos observar particularmente essas palavras a quem ele deseja e a quem ele deseja: além disso, ele nos permite não prosseguir.

Mas a palavra endurece, quando aplicada a Deus nas Escrituras, significa não apenas permissão (como alguns moderadores exigentes), mas também a operação da ira de Deus: por todas essas coisas externas, que levam ao cegar das réprobos, são os instrumentos de sua ira; e o próprio Satanás, que trabalha interiormente com grande poder, é até agora seu ministro, que ele não age, mas por seu comando. (301) Então, essa evasão frívola, que os escolares recorrem a respeitar a presciência, cai no chão: pois Paulo nos ensina que a ruína dos ímpios não é apenas prevista pelo Senhor, mas também ordenada por seus conselhos e sua vontade. ; e Salomão ensina como a mesma coisa: que não apenas a destruição dos ímpios é conhecida, mas que os próprios ímpios foram criados para esse fim – a fim de que pereçam. ( Provérbios 16: 4. )

No final desta seção, é feita referência a Provérbios 16: 4 . A criação mencionada não pode ser entendida em nenhum outro sentido senão o exercício continuado do poder divino em trazer à existência os seres humanos em seu estado caído atual. Mas “criação” não é a palavra usada, nem a passagem é corretamente traduzida. Não é ??? nem ??? , mas ??? ; e não é um verbo, mas um substantivo. Literalmente traduzida, a passagem é a seguinte –

Toda obra de Jeová é para seu (ou, seu) propósito,
E até o ímpio é para o dia da calamidade.

O Rev. [G. Holden] está muito indignado com o fato de este texto ter sido aplicado para apoiar a doutrina da reprovação. Seja, que tenha sido mal aplicado; ainda assim, a doutrina não cai no chão. Se Paulo não o mantiver neste capítulo e em outras passagens, devemos sustentar que as palavras não têm significado. A história da providência de Deus é uma confirmação óbvia da mesma terrível verdade. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, tem misericórdia de quem quer Esta é a conclusão do apóstolo dos fatos já apresentados: que Deus, de acordo com sua própria vontade e sabedoria, em perfeita justiça, concede misericórdia; isto é, suas bênçãos sobre uma parte da humanidade (os judeus antigos e os gentios da atualidade), enquanto ele sofre outra parte (os antigos egípcios e os judeus dos dias atuais) para continuar no abuso de sua bondade e tolerância, endurecendo-se no pecado, até que ele traga sobre eles um castigo mais justo e exemplar, a menos que isso seja impedido por seu profundo arrependimento e retorno geral a Deus por meio de Jesus, o verdadeiro Messias prometido.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9:18 . Portanto, ele tem misericórdia, etc. – “Portanto, para que seu nome e poder sejam conhecidos, e notados em toda a terra, ele é gentil e generoso com uma nação e sofre com que outra continue obstinadamente em sua oposição a ele, que o fato de tirá-los com algum sinal de calamidade, e a ruína trazida sobre eles pela mão visível de sua providência, possa ser visto e reconhecido como um efeito de sua posição contra ele; como no caso do faraó. para esse fim, ele é generoso com quem será generoso, e a quem ele permitirá que ele faça uso de sua tolerância para com eles, a ponto de persistir obstinadamente em sua provocação e atraírem destruição exemplar “. Veja Locke, Whitby, e particularmente a nota em Êxodo 9: 34-35 .

Comentário de John Wesley

Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer que ele endureça.

Então então – Ou seja, de acordo com ele, ele mostra misericórdia em seus próprios termos, ou seja, naqueles que acreditam.

E quem ele quiser – Nomeadamente, aqueles que não crêem.

Ele endurece – deixa para a dureza de seus corações.

Referências Cruzadas

Exodo 4:21 – Disse mais o Senhor a Moisés: “Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.

Exodo 7:13 – Contudo, o coração do faraó se endureceu e ele não quis dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.

Deuteronômio 2:30 – Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar-nos passar; pois o Senhor, o Deus de vocês, tornou-lhe obstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, para entregá-lo nas mãos de vocês, como hoje se vê.

Josué 11:20 – Pois foi o próprio Senhor que endureceu os seus corações para guerrearem contra Israel, para que ele os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Mateus 13:14 – Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

Atos dos Apóstolos 28:26 – ‘Vá a este povo e diga: “Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”.

Romanos 1:24 – Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 9:15 – Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *