Estudo de Romanos 1:24 – Comentado e Explicado

Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos.
Romanos 1:24

Comentário de Albert Barnes

Portanto – Isto é, porque eles não estavam dispostos a retê-lo em seus conhecimentos e escolheram adorar ídolos. Aqui é traçada a tendência prática do paganismo; não como um sistema inocente e inofensivo, mas como resultado dos atos de depravação mais grosseiros e sem vergonha.

Deus os abandonou – Ele os abandonou, ou deixou de restringi-los, e os fez agir de acordo com seus sentimentos e manifestá-los em suas vidas. Isso não implica que ele exerceu qualquer influência positiva ao induzi-los a pecar, da mesma forma que faria se procurássemos, através de argumentos e pedidos, restringir um jovem obstinado e, quando nenhum deles prevalecesse, deveria deixá-lo agir. suas propensões. e ir como ele escolheu arruinar. Está implícito nisso,

(1) Que a tendência do homem era para esses pecados;

(2) Que a tendência da idolatria era promovê-los; e,

(3) Que tudo o que era necessário, para que as pessoas os cometessem, era que Deus o deixasse seguir os artifícios e desejos de seu próprio coração; compare o Salmo 81:12 ; 2 Tessalonicenses 2:10 , 2 Tessalonicenses 2:12 .

À impureza – à impureza, ou contaminação moral; particularmente às impurezas que ele especifica, Romanos 1:26 , etc.

Através das concupiscências de seus próprios corações – Ou, em conseqüência de seus próprios males e paixões depravadas e desejos. Ele os deixou agir, ou manifestar, seus afetos e inclinações depravadas.

Desonrar – Desonrar; Romanos 1: 26-27 .

Entre si – entre si; ou mutuamente. Eles fizeram isso por conexões ilegais e impuras um com o outro.

Comentário de E.W. Bullinger

também . Omitir.

desistiu deles . Veja João 19:30 .

impureza . Grego. akatharsia. Ocorre dez vezes, sempre assim renderizado. A palavra cognata akathartes apenas em Apocalipse 17: 4 . Deixar de conhecer a Deus ( Romanos 1:21 ) resulta em idolatria, e a idolatria termina em “imundícia da carne e do espírito” ( 2 Coríntios 7: 1 ).

através . App-104.

luxúria . Ver João 8:44 .

desonrar, etc. = que seus corpos devem ser desonrados. Grego. atimazo. Veja Atos 5:41 .

entre . Grego. en . App-104.

Comentário de John Calvin

24. Deus, portanto, os abandonou, etc. Como a impiedade é um mal oculto, para que eles ainda não encontrem uma evasão, ele mostra, por uma demonstração mais palpável, que eles não podem escapar, mas devem ser mantidos firmes por uma condenação justa, uma vez que tais frutos seguiram essa impiedade, que não podem ser vistos senão evidências evidentes da ira do Senhor. Como a ira do Senhor é sempre justa, segue-se que o que os expôs à condenação deve tê-la precedido. Por essas evidências, ele agora prova a apostasia e a deserção dos homens: pois o Senhor realmente pune aqueles que se afastam de sua bondade, que os lança de cabeça em vários caminhos que levam à perdição e à ruína. E comparando os vícios, dos quais eles eram culpados, com a impiedade de que ele os acusara antes, ele mostra que eles sofreram punição pelo justo julgamento de Deus: pois, como nada nos é mais caro do que a nossa própria honra, é cegueira extrema, quando tememos não causar desgraça em nós mesmos; e é o castigo mais adequado para uma censura feita à Divina Majestade. É exatamente isso que ele trata até o final do capítulo; mas ele lida com isso de várias maneiras, pois o assunto exigia ampla ilustração.

O que então, em resumo, ele prova para nós é isso: que a ingratidão dos homens para com Deus é incapaz de ser desculpada; pois é evidente, por evidências inequívocas, que a ira de Deus se enfurece contra eles: eles nunca teriam se enrolado em concupiscências tão sujas, à maneira dos animais, se a majestade de Deus não tivesse sido provocada e irritada contra eles. Visto que, então, as piores abominações abundavam em toda parte, ele conclui que existiam entre eles evidências de vingança divina. Agora, como isso nunca se enfurece sem razão, ou injustamente, mas sempre se mantém dentro dos limites do que é certo, ele sugere que, portanto, parece que a perdição, não menos certa do que justa, está iminente sobre todos.

Quanto à maneira pela qual Deus desiste ou entrega os homens à iniquidade, neste lugar não é necessário discutir uma questão tão complexa ( longânime – tediosa). É realmente certo que ele não apenas permite que os homens caiam no pecado, permitindo que eles o façam e conivendo com eles; mas que ele também, por seu julgamento eqüitativo, organiza as coisas, para que sejam levadas e levadas a essa loucura por suas próprias concupiscências, bem como pelo diabo. Ele, portanto, adota a palavra desistir , de acordo com o uso constante das Escrituras; qual palavra eles expulsam à força, que pensam que somos levados ao pecado apenas pela permissão de Deus; pois, como Satanás é o ministro da ira de Deus, e como era o carrasco, assim ele está armado contra nós, não pela conivência, mas pelo comando de seu juiz. Deus, no entanto, não é cruel por esse motivo, nem somos inocentes, na medida em que Paulo mostra claramente, que não somos entregues ao seu poder, exceto quando merecemos tal punição. Somente devemos fazer essa exceção, de que a causa do pecado não é de Deus, cujas raízes sempre permanecem no próprio pecador; pois isso deve ser verdade,

“Tua é perdição, ó Israel; somente em mim é a tua ajuda. ”
( Oséias 13: 9 ) (51)

Ao conectar os desejos ou concupiscências do coração do homem com a impureza, ele indiretamente sugere que tipo de progênie nosso coração gera, quando deixado para si mesmo. A expressão, entre si, não deixa de ter sua força; pois expressa significativamente quão profundas e indeléveis são as marcas de infâmia impressas em nossos corpos.

A preposição before? antes de desejos ou concupiscências, é usada da maneira hebraica, no sentido de para ou para dentro; para ? beth , significa em , e para , e também por ou através; e tal é a importação de as? como freqüentemente usada pelo apóstolo. É tão usado no versículo anterior – ?? ?µ???µat? – à semelhança, etc. Então o verso seria, como Calvino, no sentido, o torna, –

Deus também por isso os entregou às concupiscências de seus próprios corações para trabalharem na impureza, para que eles desonrassem seus corpos entre si.

A importação de e?? ??a?a?s?a?, a fim de impureza, é sem dúvida, trabalhar a impureza; o apóstolo freqüentemente usa esse tipo de expressão. [Stuart] trabalha aqui desnecessariamente para mostrar que Deus os abandonou, estando em suas concupiscências, etc., tomando a cláusula como uma descrição daqueles que foram abandonados; mas o significado mais claro é o que Calvino dá. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Deus – os abandonou, etc. – Eles haviam preenchido a medida de suas iniqüidades, e Deus, permitindo que mergulhassem em todos os tipos de irregularidades, assim, por uma espécie de pecado, infligia punição a outra.

Desonrar seu próprio corpo – provavelmente fazendo alusão aqui ao que é mais abertamente expresso, Romanos 1:26 , Romanos 1:27 .

Entre si – e? ea?t??? , por si mesmos, por livre e espontânea vontade; nenhum incitando, nenhum impelindo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:24 . Portanto, Deus também os abandonou Existem três graus de impiedade e punição descritos nesses versículos: o primeiro em Romanos 1: 21-24 . o segundo em Romanos 1: 25-27 . o terceiro no dia 28 e seguintes. O castigo em cada lugar é expresso: por Deus os abandonou. Se um homem não adora a Deus como Deus, fica tão sozinho, que joga fora sua própria masculinidade. Um castigo dos pecados por sua própria natureza , como Romanos 1:27, e outro aqui é da justiça vingativa. Entre si, e? ea?t???, seria mais adequadamente prestado por eles mesmos; pois o sentimento do apóstolo parece ser que o abuso de si era um ato e ação próprios; era apropriado que fossem desonrados quem desonrou a Deus; e não podiam ser desonrados tanto por eles mesmos; nem por si só de qualquer outra maneira, tanto quanto isso. Temos o mesmo pensamento novamente, Romanos 1:27 e a mesma frase; onde a processamos em si mesmas. A palavra original ‘ ??, no grego helenístico, como os críticos nos dizem, tem a força de todas as preposições, e aqui pode ser traduzido de ou por. Veja Bengelius e Bos.

Comentário de John Wesley

Portanto, Deus também os entregou à impureza através das concupiscências de seus próprios corações, para desonrar seus próprios corpos entre si:

Portanto – Um castigo do pecado é da própria natureza, como Romanos 1:27 ; outro, como aqui, é da justiça vingativa.

Imundícia – A impiedade e a impureza são freqüentemente unidas, 1 Tessalonicenses 4: 5, como o conhecimento de Deus e da pureza.

Deus os abandonou – retirando sua graça restritiva.

Referências Cruzadas

Levítico 18:22 – “Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.

Salmos 81:11 – “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.

Oséias 4:17 – Efraim está ligado a ídolos; deixem-no só!

Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

Atos dos Apóstolos 7:42 – Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, Ó nação de Israel?

Atos dos Apóstolos 14:16 – No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.

Atos dos Apóstolos 17:29 – “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

Romanos 1:27 – Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

1 Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

1 Coríntios 6:18 – Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

1 Tessalonicenses 4:4 – Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Timóteo 2:20 – Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *