Estudo de 1 Coríntios 6:13 – Comentado e Explicado

Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos: Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo:
1 Coríntios 6:13

Comentário de Albert Barnes

Carnes para a barriga … – Isso tem toda a aparência de ser um ditado ou provérbio. Seu significado é claro. “Deus nos fez apetite por comida; e ele fez a comida adaptada a tais apetites, e é certo, portanto, entrar em uma vida luxuosa. ” A palavra “barriga” aqui ?????a koilia denota o “estômago”; e o argumento é que, como Deus criou o apetite natural por comida, e criou comida, era correto entrar comendo e bebendo na medida em que o apetite exigisse. A palavra “carnes” aqui ß??µata bromatadoes não denota particularmente comida animal, ou carne, mas “qualquer tipo” de comida. Esse era o sentido da palavra em inglês anteriormente. Mateus 3: 4 ; Mateus 6:25 ; Mateus 9:10 ; Mateus 10:10 ; Mateus 14: 9 , etc.

Mas Deus destruirá – Esta é a resposta de Paulo ao argumento. Essa resposta é que, como ambos serão destruídos tão cedo, eles não mereciam o cuidado que lhes era prestado, e essa atenção deveria ser direcionada para coisas melhores. É indigno que a mente imortal gaste seu tempo e seu pensamento para prover o corpo que em breve perecerá. E, especialmente, um homem deve estar disposto a abandonar as indulgências nessas coisas quando elas tendem a ferir a mente e a destruir a alma. É uma mente indigna que deve viver para sempre, portanto, estar ansiosa com aquilo que logo será destruído na sepultura. Podemos observar aqui:

(1) Esta é a grande regra da massa do mundo. O mimo dos apetites é o grande propósito para o qual eles vivem, e o único propósito.

(2) é loucura. O corpo logo estará no túmulo; a alma na eternidade. Quão baixa e rasteira é a paixão que sempre leva a mente imortal à ansiedade sobre o que o corpo deve comer e beber!

(3) as pessoas devem agir por motivos mais elevados. Eles devem ser gratos pelo apetite por comida; e que Deus provê as necessidades do corpo; e deve comer para obter forças para servi-lo e cumprir os deveres da vida. O homem muitas vezes se degrada abaixo – bem abaixo – dos brutos nessa coisa. eles nunca mimam seu apetite ou “criam apetites artificiais”. O homem, na morte, afunda no mesmo nível; e todo o registro de sua vida é que “ele viveu para comer e beber e morreu como o bruto morre”. Quão baixa a natureza humana caiu! Quão afundada é a condição do homem!

Agora o corpo não é … – “Mas este corpo não é projetado para licenciosidade, mas para ser dedicado ao Senhor.” O restante deste capítulo é ocupado com um argumento contra a indulgência na licenciosidade – um crime ao qual os coríntios foram particularmente expostos. Veja a introdução a esta epístola. Não se pode supor que quaisquer membros da igreja se entregassem a esse vício ou o justificassem; mas era certo:

(1) Que era o pecado ao qual eles estavam particularmente expostos;

(2) que eles estavam no meio de um povo que praticou e justificou; compare Apocalipse 2: 14-15 .

Por isso, o apóstolo os forneceu argumentos contra ela, bem como para protegê-los da tentação, para capacitá-los a encontrar aqueles que a defendiam e também para estabelecer a moralidade da questão em um fundamento imóvel. O primeiro argumento é aqui declarado, que o corpo do homem foi designado por seu Criador para ser dedicado a ele, e deve ser consagrado aos propósitos de uma vida pura e santa. Somos, portanto, obrigados a dedicar nosso animal, bem como nossos poderes racionais, apenas ao serviço do Senhor.

E o Senhor para o corpo – “O Senhor está em um sentido importante para o corpo, ou seja, ele age, planeja e o provê. Ele sustenta e guarda; e ele está providenciando sua pureza imortal e felicidade no céu. Não é correto, portanto, pegar o corpo, que é nutrido pela gentil e constante ação de um Deus santo, e dedicá-lo a propósitos de poluição. ” Que há uma referência nesta frase à ressurreição, é aparente no versículo seguinte. E, como Deus exercerá seu poderoso poder de elevar o corpo e o glorificar, não deve ser prostituído para fins de licenciosidade.

Comentário de E.W. Bullinger

destruir = levar a nada. Grego. katargeo. Ver Romanos 3: 3 .

Comentário de John Calvin

13. Carnes para a barriga, e a barriga para carnes Aqui, ele mostra que uso deve ser feito das coisas exteriores – para a necessidade da vida atual, que passa rapidamente como sombra, de acordo com o que, diz ele depois. ( 1 Coríntios 7:29 .) Devemos usar este mundo para não abusá-lo. E, portanto, também inferimos como é impróprio para um cristão lutar por coisas exteriores. (350) Quando surge uma disputa a respeito de coisas corruptíveis, uma mente piedosa não se preocupa com essas coisas; pois a liberdade é uma coisa – o uso dela é outra. Esta afirmação concorda com outra – que

O reino de Deus não é carne e bebida.
( Romanos 14:17 .)

Agora, o corpo não é para fornicação. Tendo mencionado as exceções, ele agora afirma ainda mais longe, que nossa liberdade não deve, de maneira alguma, ser estendida à fornicação. Pois era um mal tão prevalecente na época que parecia de certa maneira como se tivesse sido permitido; como podemos ver também no decreto dos apóstolos ( Atos 15:20 ), onde, ao proibir os gentios de fornicação, eles o colocam entre coisas indiferentes; pois não há dúvida de que isso foi feito, porque era geralmente visto como algo lícito. Portanto, Paulo diz agora: Há uma diferença entre fornicação e carnes , pois o Senhor não ordenou o corpo para fornicação , como ele tem o ventre para carnes. E isso ele confirma de coisas contrárias ou opostas, na medida em que é consagrado a Cristo, e é impossível que Cristo se junte à fornicação. O que ele acrescenta – e o Senhor para o corpo não deixa de ter peso, pois enquanto Deus Pai nos uniu a seu Filho, que maldade haveria em arrancar nosso corpo daquela conexão sagrada e entregá-lo a coisas indignas de Cristo. (351)

Comentário de Adam Clarke

Carnes para a barriga – Suponho que ?????a significa apetite animal, ou propensão a comida etc., e podemos conceber o apóstolo a raciocinar da seguinte maneira: reconheço que Deus forneceu diferentes tipos de sentimentos para o apetite do homem, e entre outros, aqueles que geralmente são oferecidos aos ídolos; e ele adaptou o apetite a esses sentimentos, e os sentimentos ao apetite; mas Deus destruirá a eles e a eles; nada disso é eterno; todos esses apetites e sensações inferiores serão destruídos pela morte e não existem no corpo da ressurreição; e a terra e suas produções serão queimadas.

Agora o corpo não é para fornicação – Embora Deus tenha feito apetite por comida, e provido alimento para esse apetite, ele ainda não fez o corpo por nenhuma impureza, nem indulgência em sensualidade; mas ele fez isso por Cristo; e Cristo foi providenciado para ser um sacrifício por esse corpo e também pela alma, levando nossa natureza sobre ele; para que agora, como seres humanos, tenhamos um relacionamento íntimo com o Senhor; e nossos corpos são feitos não apenas para o serviço dele, mas para serem seus templos.

Comentário de John Wesley

Carnes para o ventre, e o ventre para carnes; mas Deus destruirá a ele e a eles. Agora o corpo não é para fornicação, mas para o Senhor; e o Senhor para o corpo.

Como se ele tivesse dito, falo isso principalmente em relação às carnes; (e, se Deus considerasse todos os cristãos!), particularmente no que diz respeito aos oferecidos aos ídolos e aos proibidos na lei mosaica. Concordo que todos eles são indiferentes e têm seu uso, embora seja apenas por um tempo: então as carnes e os órgãos que os recebem, juntos se transformarão em pó. Mas o caso é bem diferente com a fornicação. Isso não é indiferente, mas sempre é mau.

Pois o corpo é para o Senhor – Desenhado apenas para o seu serviço. E o Senhor, em um sentido importante, para o corpo – Sendo o Salvador disso, assim como da alma; na prova da qual Deus já o ressuscitou dentre os mortos.

Referências Cruzadas

Mateus 15:17 – “Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?

Mateus 15:20 – Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ “.

Marcos 7:19 – Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou “puros” todos os alimentos.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:49 – Os seus antepassados comeram o maná no deserto, mas morreram.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 10:3 – Todos comeram do mesmo alimento espiritual

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Colossenses 2:22 – Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *