Estudo de 1 Coríntios 6:15 – Comentado e Explicado

Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!
1 Coríntios 6:15

Comentário de Albert Barnes

Não sabeis … – Este é o terceiro argumento contra a licenciosidade. É que nós, como cristãos, estamos unidos a Cristo (compare as notas em João 15: 1 e segs); e que é abominável levar os membros de Cristo e sujeitá-los à poluição e ao pecado. Cristo era puro – totalmente puro. Estamos professamente unidos a ele. Portanto, somos obrigados a ser puros, como ele era. Será que aquilo que é parte do puro e santo Salvador será prostituído por abraços impuros e profanos?

Deus não permita! Veja a nota em Romanos 3: 4 . Isso expressa a profunda aversão do apóstolo ao pensar. Não precisava de argumento para mostrá-lo. O mundo inteiro se revoltou com a ideia; e a linguagem mal podia expressar a abominação do próprio pensamento.

Não sabeis … – Isso foi feito para confirmar e fortalecer o que ele acabara de dizer.

Aquele que está unido – A quem está apegado; ou com quem está conectado.

É um corpo – Ou seja, é para ele considerado como um; está intima e intimamente unido. Expressões semelhantes ocorrem em escritores clássicos. Veja Grotius e Bloomfield.

Por dois, diz ele … – Este Paulo ilustra por uma referência à formação da conexão matrimonial em Ger. Romanos 2:14 . Ele não pode ser entendido como afirmando que aquela passagem tinha referência original a conexões ilícitas; mas use-o para fins de ilustração. Deus declarou que o homem e sua esposa se tornaram um; no mesmo sentido, em conexões ilegais, as partes se tornaram uma.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

Deus não permita . Grego. eu genoito. A décima primeira ocorrência dessa expressão nas epístolas de Paulo. Ver Romanos 3: 4 .

Comentário de John Calvin

15. Não sabeis que nossos corpos são os membros , etc. Aqui temos uma explicação ou, se você preferir, uma ampliação da declaração anterior. Para essa expressão, o corpo é para o Senhor , pode, devido à sua brevidade, ser um tanto obscuro. Por isso, ele diz, como se tivesse a intenção de explicá-lo, que Cristo se uniu a nós e nós a ele de tal maneira que nos tornamos um corpo com ele. Consequentemente, se eu tenho conexão com uma prostituta, rasgo Cristo em pedaços, na medida em que esteja ao meu alcance fazê-lo; pois é impossível para mim atraí-lo à comunhão com essa poluição. (354) Agora, como isso deve ser detestado, (355) ele faz uso da expressão que ele está acostumado a empregar em referência a coisas absurdas – Deus não permita (356) Observe, que a conexão espiritual com a qual temos Cristo pertence não apenas à alma, mas também ao corpo, para que sejamos carne de sua carne , etc. ( Efésios 5:30 .) Caso contrário, a esperança de uma ressurreição era fraca, se nossa conexão não fosse dessa natureza – plena e completo.

Comentário de Adam Clarke

Não sabeis que seus corpos são os membros de Cristo? Porque ele tomou sua natureza sobre ele, e assim, como crentes nele, vós sois membros de Cristo.

Devo tomar, etc. – Devemos nós, que professamos ser membros de seu corpo, de sua carne e de seus ossos, nos conectarmos com prostitutas, e assim desonrar e poluir os corpos que são membros de Cristo? Deus não permita! Essas passagens admitem uma interpretação mais literal. Isso, se dado, devo ceder em um idioma estranho.

Membra humana, ad geraçãoem pertinente, vocacional Membra Christi, quia mysterium jointis Christi et Ecclesiae por conjunção maris et faeminae indigitatur, Efésios 5:32 . No veterinário. Teste. idem valebat de membro masculino, guippe de circuncisão, tanquam signo faederis, honoratum est . Vide Schoettgen, Hor. Hebr.

Comentário de Scofield

devo eu

Paulo não invoca a autoridade do sétimo mandamento, mas apela à santidade do crente como membro de Cristo.

Referências Cruzadas

Gênesis 44:17 – Disse, porém, José: “Longe de mim fazer tal coisa! Somente aquele que foi encontrado com a taça será meu escravo. Os demais podem voltar em paz para a casa do seu pai”.

Lucas 20:16 – Virá, matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros”. Quando o povo ouviu isso, disse: “Que isso nunca aconteça! “

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:13 – E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 11:3 – Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Gálatas 2:17 – “Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Efésios 5:30 – pois somos membros do seu corpo.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *