Estudo de Romanos 7:13 – Comentado e Explicado

Então o que é bom tornou-se causa de morte para mim? De certo que não. Foi o pecado que, para se mostrar realmente pecado, acarretou para mim a morte por meio do que é bom, a fim de que, pelo mandamento, o pecado se fizesse excessivamente pecaminoso.
Romanos 7:13

Comentário de Albert Barnes

Foi então o que é bom … – Essa é outra objeção que o apóstolo passa a responder. A objeção é esta: “É possível que o que é admitido como bom e puro seja transformado em mal? O que tende à vida pode ser transformado em morte para um homem? Em resposta a isso, o apóstolo repete que a falha não estava na Lei, mas estava em si mesmo e em suas propensões pecaminosas.

Morte feita – Romanos 7: 8 , Romanos 7:10 .

Deus não permita – Note, Romanos 3: 4 .

Mas pecado – Esta é uma personificação do pecado, como em Romanos 7: 8 .

Que possa parecer pecado – Que possa desenvolver sua verdadeira natureza e não estar mais adormecido na mente. A Lei de Deus é freqüentemente aplicada à consciência de um homem, para que ele veja quão profunda e desesperada é sua depravação. Ninguém conhece seu próprio coração até que a lei cruze seu caminho e mostre a ele o que ele é.

Pelo mandamento – Nota, Romanos 7: 8 .

Pode tornar-se excessivamente pecaminoso – No original, essa é uma expressão muito forte e é uma daquelas usadas por Paulo para expressar forte ênfase, ou intensidade, pelas hipérboles de ?a? ? ?pe?ß???? kath huperbolenby. Em grau excessivo; na máxima extensão possível, 1 Coríntios 12:31 ; 2 Coríntios 1: 8 ; 2 Coríntios 4: 7 ; 2 Coríntios 12: 7 ; Gálatas 1:13 . A frase ocorre em cada um desses lugares. O sentido aqui é que, ao dar a ordem e sua aplicação à mente, o pecado foi completamente desenvolvido; estava excitada, inflamada, agravada e mostrava-se excessivamente maligna e mortal. Não era um princípio adormecido e adormecido; mas era terrivelmente contrário a Deus e Sua Lei. Calvino expressou bem o sentido: “Era apropriado que a enormidade do pecado fosse revelada pela Lei; porque, a menos que o pecado deva romper por algum terrível e enorme excesso (como eles dizem), não seria conhecido como pecado. Esse excesso se manifesta com mais violência, enquanto transforma a vida em morte. ” O sentimento do todo é que a tendência da Lei é excitar o pecado adormecido do seio para a existência ativa e revelar sua verdadeira natureza. É desejável que isso seja feito e, como isso é tudo o que a Lei realiza, ela não está adaptada para santificar a alma. Para mostrar que esse era o plano do apóstolo, é desejável que o pecado seja visto em sua verdadeira natureza, porque,

(1) O homem deve estar familiarizado com seu verdadeiro caráter. Ele não deve se enganar.

(2) porque é uma parte do plano de Deus desenvolver os sentimentos secretos do coração e mostrar a todas as criaturas o que são.

(3) porque somente sabendo disso, o pecador será induzido a tomar um remédio e se esforçar para ser salvo. Então Deus freqüentemente permite que as pessoas mergulhem no pecado; representar sua natureza, para que possam ver a si mesmos e ficar alarmados com as conseqüências de seus próprios crimes.

Comentário de E.W. Bullinger

Foi . . . feito . Tornou-se então o que é bom?

Mas = Não!

aparecer = ser visto como sendo. App-106.

trabalhando = malhando. Veja Romanos 1:27 .

dentro Caso dativo. Sem preposição.

exceder . Grego. kath “(App-104) huperbolen .

pecaminoso . Grego. hamartolos. Assim traduzido em Marcos 8:38 . Lucas 5: 8 ; Lucas 24: 7 . Em outro lugar, “pecador” . Compare o App-128.

Comentário de John Calvin

13. Tem então o que é bom , etc. Até então , ele havia defendido a lei das calúnias, mas de tal maneira que ainda restava dúvida se era a causa da morte; pelo contrário, as mentes dos homens estavam perplexas nesse ponto – como poderia ser que nada além da morte fosse ganho com um presente tão singular de Deus. Para essa objeção, ele agora dá uma resposta; e ele nega que a morte procede da lei, embora a morte por seus meios nos seja trazida pelo pecado. E embora essa resposta pareça militar em aparência contra o que ele havia dito antes – que ele havia encontrado o mandamento que foi dado para a vida toda até a morte, ainda não há contrariedade. Ele já havia dito antes, que é através da nossa maldade que a lei se volta para a nossa destruição, e isso contraria o seu próprio caráter; mas aqui ele nega, que é nesse sentido a causa da morte, que a morte deve ser imputada a ela. Em 2 Coríntios 3: 0 ele trata mais plenamente da lei. Ele chama isso de ministração da morte; mas ele o chama de acordo com o que é comumente feito em uma disputa e representa, não o caráter real da lei, mas a opinião falsa de seus oponentes. (217)

Mas pecado, etc. Sem intenção de ofender os outros, devo declarar como minha opinião, que esta passagem deve ser lida como eu a traduzi, e o significado é este: “O pecado é visto como antes é descoberto pela lei; mas quando é conhecido pela lei, ele realmente obtém seu próprio nome de pecado; e, portanto, parece mais perverso e, por assim dizer, mais pecaminoso, porque transforma a bondade da lei, pervertendo-a, em nossa destruição; pois isso deve ser muito pestífero, o que faz com que o que é de natureza natural seja prejudicial para nós. ” A importância do todo é que era necessário que a atrocidade do pecado fosse descoberta por lei; pois, exceto se o pecado tivesse explodido em ultrajante, ou, como dizem, em enorme excesso, não teria sido reconhecido como pecado; e quanto mais ultrajante sua enormidade aparece, quando converte vida em morte; e assim toda desculpa é tirada dela. (218)

Comentário de Adam Clarke

Foi então que o que é bom me fez morrer? Esta é a questão do judeu, com quem o apóstolo parece estar disputando.

“Você permite que a lei seja boa e ainda assim diz que é a causa de nossa morte?” O apóstolo responde: – Deus não permita! µ? ?e???t? , de maneira alguma: não é a lei que é a causa da sua morte, mas o pecado; foi o pecado que nos submeteu à morte pela lei, ameaçando justamente o pecado com a morte: qual lei foi dada para que o pecado pudesse aparecer – poderia ser apresentado em suas próprias cores; quando o vimos nos sujeitou à morte por uma lei perfeitamente santa, justa e boa; que o pecado, pela lei, pode ser representado como realmente é: – ?a??pe?ß???? ?µa?t???? , um Grande Excedente e um mal mortal.

Assim, parece que o homem não pode ter uma verdadeira noção de pecado, mas por meio da lei de Deus. Por isso, já dei razões suficientes nas notas anteriores. E era um projeto da lei mostrar a natureza abominável e destrutiva do pecado, além de ser uma regra da vida. Seria quase impossível para um homem ter essa noção justa do demérito do pecado, a fim de produzir arrependimento, ou ver a natureza e a necessidade da morte de Cristo, se a lei não fosse aplicada à sua consciência à luz do pecado. o espírito Santo; é só então que ele se vê carnal e vendido sob o pecado; e que a lei e o mandamento são santos, justos e bons. E observe-se que a lei não respondeu a esse fim apenas entre os judeus nos dias do apóstolo; é tão necessário para os gentios até a hora presente. Também não descobrimos que o verdadeiro arrependimento ocorre onde a lei moral não é pregada e aplicada. Aqueles que pregam apenas o evangelho aos pecadores, na melhor das hipóteses, curam apenas ligeiramente a mágoa da filha do meu povo. A lei, portanto, é o grande instrumento nas mãos de um ministro fiel, para alarmar e despertar pecadores; e ele pode mostrar com segurança que todo pecador está sob a lei e, conseqüentemente, sob a maldição, que não fugiu em busca de refúgio para a esperança que o Evangelho oferece: pois, nesse sentido, Jesus Cristo é o fim da lei para justificativa para aqueles que acreditam.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:13 . Foi então o que é bom, etc. – Esta é uma tradução exata do texto, de acordo com a ordem das palavras no grego. Pode ser assim parafraseado: Judeu. – “E, no entanto, você diz que fomos mandados à morte pelo mandamento. – Poderia o bem ser feito mortal para nós?” Apóstolo. – “Não, acerte-me: não foi o próprio mandamento que nos matou, mas o pecado. Foi o pecado que nos submeteu, pela lei que ameaça justamente o pecado com a morte: – que lei nos foi dada, para que o pecado pudesse parece, pode ser apresentado em suas cores apropriadas, quando o vimos nos sujeitar à morte por uma lei perfeitamente santa, justa e boa; que o pecado, pelo mandamento ou pela lei, pode ser representado, o que realmente é, um mal extremamente grande e mortal. ” Portanto, é manifesto que o apóstolo aqui atribui a razão pela qual a lei foi dada aos judeus, não apenas como uma regra de ação, mas também com uma pena de morte anexada. O motivo era, não destruir o judeu, mas descobrir o verdadeiro demérito do pecado, para que pudesse parecer à consciência do pecador como um mal extremamente odioso e destrutivo. E, de fato, a lei deve responder para o mesmo fim agora: embora não estejamos abaixo, ainda assim devemos aprender a natureza hedionda da culpa, para que possamos temer a iniquidade e ser gratos a Deus pela graça e pelo benefício do perdão. Elsner lê o verso, Era então, etc. Não, de maneira alguma; mas o pecado era; e assim o pecado produziu em mim a morte por aquilo que é bom; pois esse pecado pelo mandamento se tornaria extremamente pecaminoso.

Comentário de Scofield

pecado / pecaminoso

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Foi então que o que é bom me fez morrer? Deus não permita. Mas o pecado, para que possa parecer pecado, operando em mim a morte por aquilo que é bom; que o pecado pelo mandamento pode se tornar extremamente pecaminoso.

Foi então que o bem tornou-me causa do mal; sim, da morte, qual é o maior dos males? Não tão. Mas foi o pecado que me foi feito morto, na medida em que produziu a morte em mim mesmo por aquilo que é bom – pela boa lei.

De modo que o pecado pelo mandamento se tornou excessivamente pecaminoso – cuja conseqüência foi que o pecado consumado, dirigindo furiosamente, apesar do mandamento, se tornou excessivamente pecaminoso; a culpa sendo grandemente agravada.

Referências Cruzadas

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 7:8 – Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Tiago 1:13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *