Estudo de Romanos 7:8 – Comentado e Explicado

Foi o pecado, portanto, que, aproveitando-se da ocasião que lhe foi dada pelo preceito, excitou em mim todas as concupiscências; porque, sem a lei, o pecado estava morto.
Romanos 7:8

Comentário de Albert Barnes

Mas o pecado – Para ilustrar o efeito da Lei na mente, o apóstolo neste versículo descreve sua influência na excitação de maus desejos e propósitos. Talvez em nenhum lugar ele tenha demonstrado um conhecimento mais consumado do coração humano do que aqui. Ele traz uma ilustração que pode ter escapado à maioria das pessoas, mas que vai diretamente para estabelecer sua posição de que a Lei é insuficiente para promover a salvação do homem. O pecado aqui é personificado. Significa não uma entidade real; não é uma subsistência física; não algo independente da mente, tendo uma existência separada e alojada na alma, mas significa paixões, inclinações e desejos corruptos da própria mente. Assim, dizemos que a luxúria arde, a ambição se enfurece e a inveja corrói a mente, sem significar que luxúria, ambição ou inveja são quaisquer subsistências físicas independentes, mas significa que a mente que é ambiciosa ou invejosa fica excitada.

Aproveitando a ocasião – A palavra “ocasião” ?f??µ?? ahorme denota inadequadamente qualquer material ou preparação para realizar qualquer coisa; então qualquer oportunidade, ocasião, etc. de fazê-lo. Aqui significa que a lei foi a causa excitante do pecado; ou foi o que pôs em prática o princípio pecaminoso do coração. Mas, para isso, o efeito aqui descrito não teria existido. Assim, dizemos que um objeto tentador de desejo apresentado é a causa excitante da cobiça. Assim, um objeto de ambição é a causa empolgante do princípio de ambição. Assim, a apresentação de riqueza, ou de vantagens possuídas por outros que não possuímos, pode excitar cobiça ou inveja. Assim, o fruto apresentado a Eva foi a causa emocionante do pecado; a cunha de ouro para Acã excitou sua cobiça. Se esses objetos não tivessem sido apresentados, os maus princípios do coração poderiam ter adormecido e nunca ter sido invocados. E, portanto, ninguém entende a força total de suas propensões nativas até que seja apresentado algum objeto que os leve a uma ação decidida. A ocasião que os despertou na mente de Paulo foi a Lei cruzando seu caminho, irritando e estimulando as fortes inclinações nativas da mente.

Pelo mandamento – Por toda lei designada para restringir e controlar a mente.

Forjado em mim – produzido ou trabalhado em mim. A palavra usada aqui significa frequentemente operar de maneira poderosa e eficaz. (Doddridge.)

Todos os tipos de – grego: “Todo desejo”. Toda espécie de desejo ilegal. Não foi confinado a um único desejo, mas estendido a tudo que a Lei declarou estar errado.

Concupiscência – desejo ilegal ou irregular. Inclinação para prazeres ilegais. A palavra é a mesma que em Romanos 7: 7 é traduzida como “luxúria”. Se for perguntado de que maneira a Lei levou a isso, podemos responder que a idéia principal aqui é que a oposição da lei aos desejos e paixões dos homens maus apenas tende a inflamar e exasperá-los. Este é o caso em relação ao pecado em todas as formas. Uma tentativa de restringi-lo pela força; denunciá-lo por leis e sanções; atravessar o caminho da maldade; só tende a irritar e a excitar a energia viva, o que de outro modo estaria adormecido no seio. Isso faz, porque,

(1) Atravessa o caminho do pecador e se opõe à sua intenção e à corrente de seus sentimentos e de sua vida.

(2) a lei atua como parte de um detector e se abre para ver o que estava no seio, mas estava oculto.

(3) tal é a profundidade e a obstinação do pecado no homem, que a própria tentativa de restringir geralmente serve apenas para exasperar e instigar a maiores ações de maldade. A restrição pela lei desperta as paixões loucas; insta a maiores ações de depravação; torna o pecador teimoso, obstinado e mais desesperado. A própria tentativa de estabelecer autoridade sobre ele o leva a uma postura de resistência, e faz dele um partido e excita todos os sentimentos de raiva do partido. Qualquer pessoa pode ter testemunhado esse efeito frequentemente na mente de uma criança perversa e obstinada.

(4) isso é particularmente verdadeiro em relação a um pecador. Ele é calmo com frequência e aparentemente tranquilo. Mas que a Lei de Deus seja trazida de volta à sua consciência, e ele fica enlouquecido e enraivecido. Ele despreza sua autoridade, mas sua consciência lhe diz que está certo; ele tenta jogá-lo fora, mas treme com seu poder; e para mostrar sua independência ou seu propósito de pecar, ele mergulha na iniqüidade e se torna um pecador mais terrível e obstinado. Torna-se uma luta pela vitória; na controvérsia com Deus, ele resolve não ser vencido. Acontece que muitos homens são mais profanos, blasfemos e desesperados quando estão convencidos pelo pecado do que em outros momentos. Nos avivamentos da religião, muitas vezes acontece que as pessoas demonstram violência, raiva e maldição, o que não ocorre em um estado de morte espiritual na igreja; e muitas vezes é uma indicação muito certa de que um homem está sob convicção pelo pecado quando se torna particularmente violento, abusivo e ultrajante em sua oposição a Deus.

(5) o efeito aqui observado pelo apóstolo é aquele observado em todos os momentos e em todas as classes de escritores. Assim, Cato diz (Livy, xxxiv. 4,) “Não pense, romanos, que será daqui para a frente como era antes da promulgação da lei. É mais seguro que um homem mau não seja acusado, do que que ele seja absolvido; e o luxo não excitado seria mais tolerável do que será agora pelas próprias correntes irritadas e excitadas como um animal selvagem. ” Assim, Sêneca diz (de Clementia, i. 23,) “Os parricídios começaram com a lei”. Assim, Horácio ( Odes , i. 3,) “A raça humana, ousada em suportar todas as coisas, corre através do crime proibido.” Assim, Ovídio ( Amor . Iii. 4,) “Sempre nos esforçamos para obter o que é proibido e desejamos o que é negado”. (Essas passagens são citadas em Tholuck.) Veja também Provérbios 9:17 : “Águas roubadas são doces, e pão comido em segredo é agradável.” Se esse é o efeito da lei, a inferência do apóstolo é inevitável, que não está adaptada para salvar e santificar o homem.

Pois sem a lei – Antes de ser dada; ou onde não foi aplicado à mente.

O pecado estava morto – era inoperante, inativo, não animado. Isto é evidentemente em um sentido comparativo. A conexão exige que entendamos isso apenas na medida em que foi estimulada pela lei. As paixões das pessoas existiriam; mas sem lei, eles não seriam conhecidos como maus, e não seriam excitados por uma fúria selvagem e tumultuada.

Comentário de E.W. Bullinger

ocasiona oportunidade . Grego. afora . Aqui, Romanos 7:11 ; 2 Coríntios 5:12 ; 2 Coríntios 11:12 . Gálatas 1: 5 , Gálatas 1:13 . 1 Timóteo 5:14 .

forjado = elaborado. Grego. katergazomai ; Veja Romanos 1:27 .

concupiscência . O mesmo que “luxúria” , Romanos 7: 7 .

sem = aparte de. Grego. choris .

was = is.

morto . App-139.

Comentário de John Calvin

8. Pois sem a lei, etc. Ele expressa mais claramente o significado de suas palavras anteriores; pois é o mesmo que ele disse, que o conhecimento do pecado sem a lei está enterrado. É uma verdade geral, que ele atualmente aplica ao seu próprio caso. Por isso, imagino o que poderia ter surgido na mente dos intérpretes para tornar a passagem no tempo pré-imperfeito, como se Paulo estivesse falando de si mesmo; pois é fácil perceber que seu objetivo era começar com uma proposição geral e depois explicar o assunto por seu próprio exemplo.

Comentário de Adam Clarke

Pecado, aproveitando a ocasião pelo mandamento – acho que a indicação, tanto neste como no versículo 11, está errada: a vírgula deve estar após a ocasião, e não após o mandamento. Mas, tendo o pecado ocasionado em mim por esse mandamento, todo tipo de concupiscência. Existem opiniões diferentes sobre o significado da palavra af??µ? , que aqui traduzimos ocasião. Dr. Waterland traduz a cláusula Sin, aproveitando. O Dr. Taylor afirma que todos os comentaristas confundiram o significado disso e que deveria ser processado com o recebimento da Força. Para esta aceitação da palavra, não encontro autoridade adequada, exceto em sua etimologia – ap? , from e ??µ? , ímpeto. A palavra parece significar, em geral, o que for necessário para a conclusão ou realização de qualquer propósito específico. Xenofonte usa af??µa? e?? t?? ß??? para significar o que for necessário para o sustento da vida. Há uma personificação no texto: o pecado é, representado como um assassino vigiando a vida, agarrando todos os meios e abraçando todas as oportunidades para levar a efeito seu objetivo decaído. O miserável pecador tem um assassino, pecado, dentro dele; esse assassino só pode destruir a vida em certas circunstâncias; Ao descobrir que a lei condena o objeto de sua crueldade à morte, ele aproveita para trabalhar na alma todo tipo de concupiscência, desejos e apetites maus e irregulares de todo tipo e, ao aumentar o mal, expõe a alma a mais condenação; e assim é representado como morto, Romanos 7:11 . Isto é, a lei, na evidência dessas disposições pecaminosas, e suas práticas correspondentes, condena o pecador à morte: para que ele esteja morto na lei. Assim, a própria proibição, como já vimos no verso anterior, torna-se o instrumento de excitar a propensão do mal; pois, embora um pecador tenha propensão geral a fazer o que é mau, ele parece sentir muito prazer em transgredir a lei conhecida: stat pro ratione voluntas ; “Eu farei isso, porque eu farei.”

Pois sem a lei, o pecado estava morto – Onde não há lei, não há transgressão; pois o pecado é a transgressão da lei; e nenhuma falha pode ser imputada à morte, onde não há estatuto pelo qual tal falha seja considerada uma ofensa capital.

O Dr. Taylor pensa que ????? ??µ?? , sem a lei, significa o tempo antes da concessão da lei do Monte Sinai, que durou 430 anos, período durante o qual as pessoas estavam sob o convênio abraâmico da graça; e sem a lei que foi dada no monte Sinai, o aguilhão da morte, que é o pecado, não tinha poder para matar o pecador; pois, desde o tempo em que Adão pecou, ??a lei não foi promulgada até que foi dada por Moisés, Romanos 5:13 . O judeu estava vivo, porque ele não estava sob a lei, sujeitando-o à morte por suas transgressões; mas quando veio o mandamento, com a pena de morte anexada, o pecado reviveu e o judeu morreu. Então o aguilhão da morte adquiriu vida; e o judeu, na primeira transgressão, estava morto. Assim, o pecado, o aguilhão da morte, recebeu força ou vantagem para destruir pelo mandamento, Romanos 7: 8 , Romanos 7:11 .

Todo tipo de concupiscência – Mostrava o que era mau e o proibia; e então o princípio da rebelião, que parece essencial à própria natureza dos pecados, se levantou contra a proibição; e ele foi o mais fortemente incitado a desobedecer em proporção à medida que a obediência era ordenada. Assim, o apóstolo mostra que a lei tinha autoridade para proibir, condenar e destruir; mas nenhum poder para perdoar o pecado, erradicar a inimizade ou salvar a alma.

A palavra ep???µ?a , que damos concupiscência, significa simplesmente um forte desejo de qualquer tipo; mas no Novo Testamento, geralmente é usado para significar desejos irregulares e profanos. O pecado na mente é o desejo de fazer, ou de ser, o que é contrário à santidade e autoridade de Deus.

Pois sem a lei, o pecado estava morto – isso significa, de acordo com a hipótese do Dr. Taylor, o tempo anterior à concessão da lei. Veja antes. Mas parece também consistente com o significado do apóstolo, interpretar o local como implicando o tempo em que Paulo, em seu estado judeu não convertido, não possuía o conhecimento adequado da lei – enquanto não conhecia sua espiritualidade. Ele sentiu um desejo maligno, mas não conhecia o mal; ele não considerou que a lei provasse o coração e seu funcionamento, bem como as ações externas. Isso é explicado mais detalhadamente no próximo versículo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7: 8 . Pecado, ocasião, etc. – Aproveitando. Esta é a significação adequada da palavra grega ‘ ?f??µ? . Observe que, neste e nos três versículos seguintes, o apóstolo comenta, ou pelo menos explica essas palavras, 1 Coríntios 15:56 . O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei; e também os desta epístola, cap. Romanos 5:13 . O pecado não é imputado quando não há lei. A morte, de uma maneira figurativa, é representada como armada de uma terrível dor; que picada é pecado; mas a morte não teria poder para lançar aquela picada no coração do pecador, se não fosse pela lei de Deus que o condenasse à morte: pois a lei ou a constituição do legislador não o condenavam à morte, ele poderia, não obstante a sua pecado, viva para sempre, porque seu pecado pode, de tempos em tempos, ser preterido. Portanto, a lei é a força, pela qual o terrível ferrão é mergulhado nos órgãos vitais do pecador: pois sem a lei, o pecado, o ferrão da morte, está morto e é incapaz de matar o pecador. Por isso, é que o judeu ( Romanos 7: 9. ) Viveu sem lei uma vez; ????? ??µ?? , quando a lei foi anulada; isto é, antes da doação da montanha do monte Sinai; pois antes de dar a lei, ou o pacto do Sinai, ele permaneceu pelo espaço de 430 anos sob o pacto abraâmico, ou o pacto da graça por si só ( Gálatas 3: 16-17 .) sem que a lei subsistisse ao mesmo tempo: pois a partir do momento em que Adão pecou e violou a lei, a lei não foi reencenada até que foi dada por Moisés, como aparece no cap. Romanos 5: 13-14 . O judeu estava vivo, porque ele não estava sob a lei, sujeitando-o à morte por toda transgressão; mas quando veio o mandamento, com a pena de morte anexada, o pecado reviveu e o judeu morreu. Então o aguilhão da morte adquiriu vida, e o judeu, na primeira transgressão, morreu na lei. Assim, o pecado, o aguilhão da morte, recebeu força ou vantagem para destruir pelo mandamento ( Romanos 7: 8 ; Romanos 7:11 .); e enquanto o pecado opera concupiscência em todos os homens, e engana todos os homens, produziu concupiscência no judeu, e o enganou sob essa circunstância singular e extraordinária de ter recebido um poder destrutivo da lei, e assim o tornou um morto; o que não era o caso do resto da humanidade, que na época era, como sempre fora do tempo da promessa ( Gênesis 3:15 .), sob o convênio geral da graça, dado primeiro a Adão e depois a Noé . O leitor observará que o estresse da afirmação do apóstolo está nessas palavras, tendo recebido força, porque acrescenta, pois sem lei o pecado está morto, o que manifesta a razão de o pecado receber uma força destrutiva pelo mandamento da lei. Em mim, é enfático: “Em mim se distingue de outros homens que não estavam sob a lei”. Veja Doddridge e Dunlop’s Sermons, vol. 2: p. 46

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Mas o pecado, aproveitando o mandamento, produziu em mim todo tipo de concupiscência. Pois sem a lei o pecado estava morto.

Mas pecado – Minha corrupção pura.

Tomar a ocasião pelo mandamento – Proibir, mas não subjugá-lo, foi apenas perturbado, e forjado em mim tanto mais quanto todo tipo de desejo maligno. Pois enquanto eu estava sem o conhecimento da lei, o pecado estava morto – nem tão aparente, nem tão ativo; nem eu estava sob as menores apreensões de qualquer perigo dele.

Referências Cruzadas

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 7:11 – Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.

Romanos 7:13 – E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

Romanos 7:17 – Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

1 Coríntios 15:56 – O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Tiago 1:14 – Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *