Estudo de Romanos 7:17 – Comentado e Explicado

Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita.
Romanos 7:17

Comentário de Albert Barnes

Não sou mais eu que faço isso – é evidentemente uma linguagem figurativa, pois é realmente o homem que peca quando o mal é cometido. Mas o apóstolo faz uma distinção entre pecado e o que ele pretende com o pronome “eu”. Pelo primeiro, ele evidentemente quer dizer sua natureza corrupta. Por este último, ele se refere à sua natureza renovada, seus princípios cristãos. Ele quer dizer que não a aprova ou ama em seu estado atual, mas que é o resultado de suas propensões e paixões nativas. Em seu coração, consciência e sentimento habitual, ele não escolheu cometer um pecado, mas o odiou. Assim, todo cristão pode dizer que não escolhe fazer o mal, mas gostaria de ser perfeito; que ele odeia o pecado, e ainda que suas paixões corruptas o desviem.

Mas pecado – Minhas paixões corruptas e propensões nativas.

Isso habita em mim – habita em mim como seu lar. Esta é uma expressão forte, denotando que o pecado havia ocupado sua habitação na mente e permaneceu ali. Ainda não havia sido totalmente desalojado. Essa expressão contrasta com outra que ocorre, onde se diz que “o Espírito de Deus habita” no cristão, Romanos 8: 9 ; 1 Coríntios 3:16 . O sentido é que ele é fortemente influenciado pelo pecado, por um lado, e pelo Espírito, por outro. Desta expressão surgiu a frase tão comum entre os cristãos, o pecado que habita.

Comentário de E.W. Bullinger

Agora então = Mas agora.

não mais = não mais. Grego. ouketi.

pecado . . . me = o pecado que habita (App-128.)

habita . Grego. oikeo . Aqui, versículos: Romanos 18:20 ; Romanos 8: 9 , Romanos 8:11 -. 1 Coríntios 3:16 ; 1 Coríntios 7:12 , 1 Coríntios 7:13 ; 1 Timóteo 6:16 .

Comentário de John Calvin

17. Agora não sou mais eu quem o faz , etc. Não se trata de pedir desculpas, como se fosse inocente, como é o caso de muitos insignificantes que pensam que têm uma defesa suficiente para cobrir toda a sua maldade. , quando lançam a culpa na carne; mas é uma declaração, pela qual ele mostra até que ponto ele se distanciou de sua própria carne em seus sentimentos espirituais; pois os fiéis são levados em obediência a Deus com tanto fervor de espírito que negam a carne.

Esta passagem também mostra claramente que Paulo não fala aqui senão dos piedosos, que já nasceram de novo; enquanto o homem permanecer como ele, seja ele qual for, ele é considerado corrupto; mas aqui Paulo nega que ele é totalmente possuído pelo pecado; antes, ele se declara isento de sua escravidão, como se dissesse, que o pecado habitava apenas em alguma parte de sua alma, enquanto com um sincero sentimento de coração, ele se esforçava e aspirava pela justiça de Deus, e provava claramente que ele tinha a lei de Deus gravada dentro dele. (225)

Comentário de Adam Clarke

Agora, então, não é mais eu – não é o eu que constitui a razão e a consciência, mas as inclinações sensuais e corruptas pelo pecado que habitam em mim – que tem todo o domínio sobre a minha razão, obscurecendo meu entendimento e pervertendo meu julgamento; para a qual há condenação na lei, mas não há cura. Portanto, descobrimos aqui que no homem não regenerado existe um princípio mais forte que a própria razão; um princípio que, propriamente falando, não é da essência da alma, mas age nela, como seu senhor, ou como um tirano. Este é o pecado puro e permanente – a semente da serpente; pelo qual toda a alma é obscurecida, confusa, pervertida e empolgada para se rebelar contra Deus.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:17 . O pecado que habita em mim isto é, reina em mim. Diz-se que Deus habita entre os israelitas, como rei e governador; Êxodo 25: 8 ; Êxodo 29:45 . Números 35:34 . Habitar aqui e em Romanos 7:20 tem o mesmo sentido na linguagem dos judeus, como reinar ou dominar, na linguagem dos gentios; indivíduo. Romanos 6: 12-14 .

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Agora, então, não sou mais eu que faço isso, mas o pecado que habita em mim.

Não se pode mais dizer que eu o faço corretamente, mas antes o pecado que habita em mim – que faz, por assim dizer, outra pessoa e tiraniza sobre mim.

Referências Cruzadas

Romanos 4:7 – “Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados.

Romanos 7:18 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

Romanos 7:20 – Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

2 Coríntios 8:12 – Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Tiago 4:5 – Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *