Estudo de Romanos 7:18 – Comentado e Explicado

Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo.
Romanos 7:18

Comentário de Albert Barnes

Pois eu sei – Isto é projetado como uma ilustração do que ele acabara de dizer, que o pecado habitava nele.

Isto é, na minha carne – na minha natureza não renovada; em minhas propensões e inclinações antes da conversão. Essa expressão qualificadora não mostra que nessa discussão ele estava falando de si mesmo como um homem renovado? Portanto, ele tem o cuidado de sugerir que havia naquele tempo algo que era certo ou aceitável com Deus, mas que isso não lhe pertencia por natureza.

Habita – Sua alma estava totalmente ocupada com o que era mau. Tomara posse total.

Nada bom – não poderia haver uma expressão mais forte da crença na doutrina da depravação total. É a própria representação de Paulo de si mesmo. Isso prova que seu coração era totalmente mau. E se isso era verdade para ele, é verdade para todos os outros. É uma boa maneira de examinar a nós mesmos, investigar se temos uma visão de nosso próprio caráter nativo e dizer que sabemos que em nossa carne não habita nada de bom. O sentido aqui é que, no que diz respeito à carne, isto é, em relação às suas inclinações e desejos naturais, não havia nada de bom; tudo era mau. Isso era verdade em toda a sua conduta antes da conversão, onde os desejos da carne reinavam e revoltavam sem controle; e isso era verdade após a conversão, no que dizia respeito às inclinações e propensões naturais da carne. Todas essas operações em todas as estacas eram más, e não menos más, porque são experimentadas sob a luz e em meio às influências do evangelho.

Desejar – Objetivo ou intenção de fazer o bem.

Está presente comigo – eu posso fazer isso. É possível; está em meu poder. A expressão também pode sugerir que estava perto dele pa???e?ta? parakeitait, ou seja, estava constantemente diante dele; agora era sua inclinação habitual e propósito mental. É o objetivo uniforme, regular e habitual da mente do cristão fazer o que é certo.

Mas como – o sentido teria sido melhor retido aqui se os tradutores não tivessem introduzido a palavra “como”. A dificuldade não estava no modo de executá-lo, mas em fazer a coisa em si.

Não encontro – não encontro em meu poder; ou encontro obstáculos fortes e constantes, para não conseguir fazê-lo. Os obstáculos não são naturais, mas os que surgem da longa indulgência no pecado; a forte propensão nativa ao mal.

Comentário de E.W. Bullinger

carne , ou seja, natureza antiga.

no = não. App-105.

querer . . O mesmo que “faria” , versículos: Romanos 7:15 , Romanos 7:16 , Romanos 7:19 , Romanos 15:20 , Romanos 15:21 .

está presente . Grego. parakeimai , estar à mão. Somente aqui e Romanos 7:21 .

executar . O mesmo que “trabalho” , Romanos 7:13 e “do-“, Romanos 7:15 .

Eu acho . Os textos lidos (são) “não” (presentes).

Comentário de John Calvin

18. Pois eu sei etc. Ele diz que nada de bom por natureza habitava nele. Então, em mim , significa o mesmo como se ele tivesse dito: “Tanto quanto me diz respeito”. Na primeira parte, ele se declara totalmente depravado, pois confessa que nada de bom habitava nele; e então ele se submete a uma modificação, para que não despreze a graça de Deus que também habitava nele, mas não fazia parte de sua carne. E aqui novamente ele confirma o fato de que ele não falou dos homens em geral, mas dos fiéis, que são divididos em duas partes – as relíquias da carne e a graça. Pois por que a modificação foi feita, exceto que parte foi isenta de depravação e, portanto, não carne? Sob o termo carne , ele sempre inclui tudo o que a natureza humana é, tudo no homem, exceto a santificação do Espírito. Da mesma maneira, pelo termo espírito , que normalmente se opõe à carne, ele quer dizer a parte da alma que o Espírito de Deus tanto reformou e purificou da corrupção que a imagem de Deus brilha nela. Então ambos os termos, carne e espírito, pertencem à alma; mas o último para a parte que é renovada e o primeiro para a que ainda mantém seu caráter natural. (227)

A vontade está presente , etc. Ele não significa que ele não tinha nada além de um desejo ineficaz, mas seu significado é que o trabalho realmente realizado não correspondia à sua vontade; pois a carne o impedia de fazer perfeitamente o que ele fazia. Entenda também o que se segue: O mal que não desejo, o que faço: pois a carne não apenas impede os fiéis, para que não possam correr rapidamente, mas também coloca diante deles muitos obstáculos aos quais tropeçam. Portanto, eles não realizam, porque não realizam, o que realizariam, com a vivacidade que é alcançada. Essa vontade , então, que ele menciona, é a prontidão da fé, quando o Espírito Santo prepara os piedosos para que estejam prontos e se esforcem para prestar obediência a Deus; mas como a capacidade deles não é igual à que eles desejam, Paulo diz, que ele não encontrou o que desejava, nem mesmo a realização do bem que ele buscava.

Comentário de Adam Clarke

Pois sei que em mim etc. – aprendi por experiência que em um homem não regenerado não há bem. Não há princípio pelo qual a alma possa ser trazida à luz; nenhum princípio pelo qual ele possa ser restaurado à pureza: somente o apetite carnal prevalece; e o bruto foge com o homem.

Pois a vontade está presente comigo – Embora toda a alma tenha sofrido indescritivelmente pela Queda, ainda existem algumas faculdades que parecem ter sofrido menos que outras; ou melhor, receberam medidas maiores da luz sobrenatural, porque sua concordância com o princípio Divino é tão necessária para a salvação da alma. Até os mais despreocupados com as coisas espirituais têm entendimento, julgamento, razão e vontade. E por meio disso, vimos até zombadores da revelação divina se tornarem muito eminentes nas artes e nas ciências; alguns de nossos melhores metafísicos, médicos, matemáticos, astrônomos, químicos, etc., são conhecidos – por sua censura, seja falada e publicada – por não terem religião; mas alguns deles a blasfemaram, deixando Deus fora de seu próprio trabalho e atribuindo um ídolo próprio, a quem chamam de natureza, as operações da sabedoria, poder e bondade do Altíssimo. É verdade que muitos dos mais eminentes em todos os ramos do conhecimento acima foram crentes conscientes na revelação divina; mas o caso dos outros prova que, caído como o homem, ele ainda possui poderes extraordinários, capazes de cultivar e melhorar muito alto. Em suma, a alma parece capaz de qualquer coisa, exceto conhecer, temer, amar e servir a Deus. E não é apenas incapaz, por si só, de quaisquer atos verdadeiramente religiosos; mas o que mostra sua queda da maneira mais incontestável é sua inimizade com as coisas sagradas. Que um homem não regenerado finja o que quer, sua consciência sabe que odeia a religião; sua alma se revolta contra ela; sua mente carnal não está sujeita à lei de Deus, nem de fato pode ser. Não há como reduzir esse princípio de queda à sujeição; é pecado, e pecado é rebelião contra Deus; portanto, o pecado deve ser destruído, não sujeito; se submetido, deixaria de ser pecado, porque o pecado está em oposição a Deus: portanto, o apóstolo diz, de maneira mais conclusiva, que não pode ser submetido, isto é, deve ser destruído ou destruirá a alma para sempre. Quando o apóstolo diz que a vontade está presente comigo, ele mostra que a vontade está do lado de Deus e da verdade, tão longe que consente com a propriedade e a necessidade da obediência. Houve um estranho clamor levantado contra essa faculdade da alma, como se a própria essência do mal residisse nela; enquanto o apóstolo mostra, ao longo deste capítulo, que a vontade estava regularmente do lado de Deus, enquanto todas as outras faculdades parecem ter sido hostis a ele. A verdade é que os homens confundiram a vontade com as paixões, e impuseram ao primeiro o que apropriadamente pertence ao segundo. A vontade está certa, mas as paixões estão erradas. Ele discerne e aprova, mas não tem capacidade para executar: não tem poder sobre apetites sensuais; neles reside o princípio da rebelião: preenche o mal, deseja o bem, mas só pode comandar através do poder da graça divina; mas isso a pessoa em questão, o homem não regenerado, não recebeu.

Comentário de John Wesley

Pois sei que em mim (isto é, na minha carne) não habita nada de bom: pois a vontade está presente comigo; mas como fazer o que é bom, não acho.

Na minha carne – A carne aqui significa o homem inteiro como ele é por natureza.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 51:5 – Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Salmos 119:5 – Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.

Salmos 119:32 – Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.

Salmos 119:40 – Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça!

Salmos 119:115 – Afastem-se de mim os que praticam o mal! Quero obedecer aos mandamentos do meu Deus!

Salmos 119:173 – Com tua mão vem ajudar-me, pois escolhi os teus preceitos.

Salmos 119:176 – Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Marcos 7:21 – Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

João 3:6 – O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Romanos 7:15 – Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.

Romanos 7:19 – Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Gálatas 5:17 – Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *