Estudo de 1 Pedro 4:2 – Comentado e Explicado

a fim de que, no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus.
1 Pedro 4:2

Comentário de Albert Barnes

Que ele não deve mais viver – Ou seja, ele se tornou, através da morte de Cristo, morto para o mundo e para as coisas anteriores que o influenciaram, a fim de que ele, a partir de agora, não viva para os desejos da carne. Veja as notas em 2 Coríntios 5:15 .

O resto de seu tempo na carne – O restante do tempo que ele deve continuar na carne; isto é, que ele deve viver na terra.

Às concupiscências dos homens – As concupiscências pelas quais as pessoas geralmente vivem e se entregam. Algumas delas são enumeradas no versículo seguinte.

Mas para a vontade de Deus – Da maneira que Deus ordena. O objetivo da redenção é resgatar-nos de sermos influenciados por luxúrias iníquas e fazer com que sejamos totalmente conformes à vontade de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para (App-104.) O fim disso.

não longe r. Grego. meketi.

ao vivo . Grego. bioo . Só aqui. Compare o App-170.

resto dele = restante, grego. epiloipos. Só aqui. Compare o App-124.

homens . App-123.

vontade . App-102.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

2 Que ele não mais Aqui, ele expõe o caminho de cessar do pecado, renunciando às cobiças dos homens que devemos estudar para formar nossa vida de acordo com a vontade de Deus. E assim ele inclui aqui as duas coisas nas quais consiste a renovação, a destruição da carne e a vivificação do espírito. O curso da boa vida é, portanto, começar pelo primeiro, mas devemos avançar para o segundo.

Além disso, Pedro define aqui qual é a regra do viver correto, mesmo quando o homem depende da vontade de Deus. Daí resulta que nada está certo e bem ordenado na vida do homem, assim que ele se afasta dessa regra. Devemos notar ainda o contraste entre a vontade de Deus e as concessões ou concupiscências dos homens . Portanto, entendemos quão grande é a nossa depravação e como devemos nos esforçar para nos tornarmos obedientes a Deus. Quando ele diz, o resto do tempo na carne, a palavra carne significa a vida presente, como em Hebreus 5: 7

Comentário de Adam Clarke

Que ele não deveria mais viver – na carne – Governado pelo princípio básico de desistir de sua fé para salvar sua vida; às concupiscências dos homens – de acordo com a vontade de seus perseguidores idólatras; mas à vontade de Deus; qual é a vontade de Deus, que ele retenha a verdade e viva conforme seus ditames, apesar de sofrer por ela.

Comentário de John Wesley

Que ele não deve mais viver o resto do seu tempo em carne para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.

Para que não vivam mais na carne – Mesmo neste corpo mortal.

Para os desejos dos homens – sejam seus ou dos outros. Estes são vários; mas a vontade de Deus é uma.

Referências Cruzadas

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Oséias 6:7 – Na cidade de Adão, eles quebraram a aliança, e me foram infiéis.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 12:50 – Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Mateus 21:31 – “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Marcos 3:35 – Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Marcos 7:21 – Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Efésios 5:7 – Portanto, não participem com eles dessas coisas.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 6:6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 3:7 – as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 Pedro 2:14 – seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.

1 Pedro 2:15 – Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *