Estudo de Gálatas 2:19 – Comentado e Explicado

Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo.
Gálatas 2:19

Comentário de Albert Barnes

Pois eu através da lei – Nesta passagem, os comentaristas não são de forma alguma concordados. Concorda-se que na frase “estou morto para a lei”, a Lei de Moisés é mencionada, e que o significado é que Paulo se tornou morto para isso como fundamento ou meio de justificação. Ele agiu como se não fosse; ou deixou de ter influência sobre ele. Um homem morto é insensível para todos ao seu redor. Ele não ouve nada; não vê nada; e nada o afeta. Então, quando se diz que estamos mortos para alguma coisa, o significado é que ela não tem influência sobre nós. Nesse sentido, Paulo estava morto para a lei de Moisés. Ele deixou de observá-lo como fundamento de justificação. Deixou de ser o grande objetivo e propósito de sua vida, como havia sido anteriormente, obedecê-lo. Ele tinha propósitos mais elevados do que isso e verdadeiramente viveu para Deus; veja a nota em Romanos 6: 2 . Mas no significado da frase “através da lei” ( d?? ??µ?? dia nomou), houve uma grande variedade de opiniões.

Bloomfield, Rosenmuller e alguns outros supõem que ele se refere à religião cristã e que o significado é “por uma lei ou doutrina, estou morto para outra”; isto é, a doutrina cristã me levou a deixar de lado a religião mosaica. Doddridge, Clarke, Chandler e a maioria dos outros, no entanto, supõem que ele aqui se refere à Lei de Moisés, e que o significado é que, ao contemplar o verdadeiro caráter da Lei de Moisés; considerando sua natureza e design; ao entender a extensão de suas requisições, ele se tornara morto para isso; isto é, ele deixou de lado todas as expectativas de ser justificado por ela. Esta me parece a interpretação correta. Paulo esperava anteriormente ser justificado pela lei. Ele se esforçou para obedecê-lo. Tinha sido o objetivo de sua vida cumprir todas as suas requisições para ser salvo por ela; Filemom 3: 4-6 . Mas durante todo esse tempo ele não havia entendido completamente sua natureza; e quando ele foi feito plenamente para sentir e compreender seus requisitos espirituais, todas as suas esperanças de justificação por ele morreram e ele se tornou morto para ele; veja esse sentimento mais detalhadamente explicado na nota em Romanos 7: 9 .

Que eu possa viver para Deus – Que eu possa estar verdadeiramente vivo e ser encontrado envolvido em seu serviço. Ele estava morto para a lei, mas não para tudo. Ele não se tornara literalmente inativo e insensível a todas as coisas, como um homem morto, mas tornara-se verdadeiramente sensível aos mandamentos e apelos de Deus e se consagrara a seu serviço; veja a nota em Romanos 6:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

através . Grego. dia . App-104.

estou morto = morreu.

Comentário de John Calvin

19. Pois eu através da lei . Agora segue a resposta direta, de que não devemos atribuir a Cristo a obra que pertence corretamente à lei. Não era necessário que Cristo destruísse a justiça da lei, pois a própria lei mata seus discípulos. Como se ele tivesse dito: “Você engana os homens miseráveis ??pela falsa noção de que eles devem viver de acordo com a lei; e, sob esse pretexto, você os mantém na lei. E, no entanto, você o apresenta como acusação contra o Evangelho, que aniquila a justiça que temos pela lei. Mas é a lei que nos obriga a morrer para si mesma; pois ameaça nossa destruição, deixa-nos nada além de desespero e, assim, nos afasta da confiança na lei. ”

Esta passagem será melhor compreendida comparando-a com Romanos 7: 0 . Lá, Paulo descreve lindamente que ninguém vive de acordo com a lei, mas aquele a quem a lei está morta, isto é, perdeu todo poder e eficácia; pois, assim que a lei começa a viver em nós, inflige uma ferida fatal pela qual morremos e, ao mesmo tempo, dá vida ao homem que já está morto para pecar. Aqueles que vivem de acordo com a lei, portanto, nunca sentiram o poder da lei ou entenderam adequadamente o que a lei significa; pois a lei, quando verdadeiramente percebida, nos faz morrer para si mesma, e é dessa fonte, e não de Cristo, que o pecado procede.

Morrer de acordo com a lei pode significar que a renunciamos e somos libertados de seu domínio, de modo que não confiamos nela e, por outro lado, que ela não nos mantém cativos sob o jugo da escravidão; ou pode significar que, como atrai todos nós à destruição, nela não encontramos vida. A última visão parece ser preferível. Não é para Cristo, ele nos diz, que é devido que a lei seja mais prejudicial do que benéfica; mas a lei carrega em si a maldição que nos mata. Por conseguinte, segue-se que a morte provocada pela lei é verdadeiramente mortal. Com isso, é contrastado outro tipo de morte, na comunhão vivificante da cruz de Cristo. Ele diz que é crucificado junto com Cristo, para que possa viver para Deus. A pontuação comum desta passagem obscurece o verdadeiro significado. É o seguinte: “Pela lei estou morto para a lei, para viver para Deus.” Mas o contexto será mais suave assim: “Eu, pela lei, estou morto para a lei;” então, em uma frase separada: “Para que eu possa viver para Deus, sou crucificado com Cristo”.

Para que eu possa viver para Deus . Ele mostra que o tipo de morte, na qual os falsos apóstolos se apoderaram como motivo de discussão, é um objeto apropriado de desejo; pois ele declara que estamos mortos para a lei, não de forma alguma que possamos viver para pecar, mas que podemos viver para Deus. Viver para Deus, às vezes significa regular nossa vida de acordo com a vontade dele, de modo a não estudar mais nada em toda a vida, a não ser obter a aprovação dele; mas aqui significa viver, se nos permite a expressão, a vida de Deus. Dessa maneira, os vários pontos do contraste são preservados; pois em qualquer sentido que se diz que morremos para pecar, no mesmo sentido vivemos para Deus. Em resumo, Paulo nos informa que essa morte não é mortal, mas é a causa de uma vida melhor; porque Deus nos arrebata do naufrágio da lei, e por sua graça nos eleva a outra vida. Não digo nada de outras interpretações; mas esse parece ser o verdadeiro significado do apóstolo.

Comentário de Adam Clarke

Pois eu, pela lei, estou morto para a lei – Em conseqüência de considerar adequadamente a natureza e as exigências da lei, estou morto para toda esperança e expectativa de ajuda ou salvação da lei e fui obrigado a refugiar-me no Evangelho de Cristo. Ou, provavelmente, a palavra ??µ?? , Law, é aqui colocada para um sistema de doutrina; como se ele tivesse dito, eu através do evangelho estou morto para a lei. A própria lei é consignada à morte, e outra, o Evangelho de Cristo, é substituída em seu lugar. A lei condena à morte, e eu abracei o Evangelho para que eu pudesse ser salvo da morte e viver para Deus.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 2:19 . Pela lei Pelo teor da própria lei. Veja cap. Gálatas 3: 24-25 , Gálatas 4:21 , etc. Romanos 3:21 ; Romanos 11:14 comp. com Romanos 7: 4 . O que São Paulo diz aqui parece implicar que viver sob a lei era viver não aceitável para Deus; – uma doutrina estranha certamente para os judeus! e, no entanto, isso era verdade agora sob o evangelho: porque Deus Pai havia colocado seu reino neste mundo totalmente sob seu Filho, em um sentido peculiar, quando o ressuscitou dentre os mortos, todos os que, depois disso, seriam seu povo em seu reino, não viveria outra lei senão o evangelho, que agora era a lei de seu reino; e vemos que Deus rejeitou os judeus, porque, apegando-se à sua própria constituição, eles não teriam esse homem para reinar sobre eles. De modo que o que São Paulo diz aqui é, com efeito, o seguinte: “Ao crer em Cristo, sou dispensado da lei mosaica, para que eu possa me conformar inteiramente ao governo do evangelho, que agora é a lei a ser possuída. e observado por todos aqueles que, como povo de Deus, viveriam aceitável para ele “. Este parece visivelmente o significado do apóstolo, embora o acostumar-se à antítese possa possivelmente ser a razão pela qual, depois de dizer que estou morto para a lei, ele expressa sua submissão ao evangelho vivendo para Deus.

Comentário de John Wesley

Pois eu, pela lei, estou morto para a lei, para que eu viva a Deus.

Pois eu através da lei – Aplicada pelo Espírito ao meu coração, e me convencendo profundamente de minha completa pecaminosidade e desamparo.

Estou morto para a lei – Para toda a esperança de justificação dela.

Que eu possa viver para Deus – Não continuar em pecado. Para este fim, estou, nesse sentido, livre da lei, para que possa ser libertado do pecado.

Referências Cruzadas

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:24 – Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

Colossenses 2:20 – Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 4:6 – Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *