Estudo de Romanos 7:22 – Comentado e Explicado

Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser.
Romanos 7:22

Comentário de Albert Barnes

Pois eu me deleito A palavra usada aqui e???d?µa? Sunedomaioccurs em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa adequadamente se alegrar com alguém; e expressa não apenas a aprovação do entendimento, como a expressão “eu concordo com a lei” em Romanos 7:16 , mas mais do que isso denota um prazer sensível no coração. Indica não apenas consentimento intelectual, mas emoção, uma emoção de prazer na contemplação da lei. E isso mostra que o apóstolo não está falando de um homem não renovado. De um homem assim, pode-se dizer que sua consciência aprovou a lei; que seu entendimento estava convencido de que a lei era boa; mas nunca ocorreu ainda que um pecador impenitente encontrasse emoções de prazer na contemplação da pura e espiritual Lei de Deus. Se essa expressão pode ser aplicada a um homem não renovado, talvez não exista uma única marca de uma mente piedosa que não possa ser aplicada com igual propriedade. É o modo natural, óbvio e usual de denotar os sentimentos de piedade, um consentimento à Lei divina seguido de emoções de prazer sensível na contemplação. Compare o Salmo 119: 97: “Oh, como amo a tua lei; é minha meditação o dia todo.” Salmo 1: 2 , “mas o seu prazer está na lei do Senhor”. Salmo 19: 7-11 ; Jó 23:12 .

Na lei de Deus – A palavra “lei” aqui é usada em grande sentido, para denotar todas as comunicações que Deus fez para controlar o homem. O sentido é que o apóstolo ficou satisfeito com o todo. Uma marca da genuína piedade é estar satisfeito com todos os requisitos divinos.

Depois do homem interior – Em relação ao homem interior. A expressão “homem interior” é usada algumas vezes para denotar a parte racional do homem em oposição à sensual; às vezes a mente, em oposição ao corpo (compare 2 Coríntios 4:16 ; 1 Pedro 3: 4 ). É assim usado pelos escritores clássicos gregos. Aqui é usado evidentemente em oposição a uma natureza carnal e corrupta; às más paixões e desejos da alma em um estado não renovado; ao que é chamado em outro lugar “o velho que é corrupto de acordo com as concupiscências enganosas”. Efésios 4:22 . O “homem interior” é chamado em outro lugar “o novo homem” Efésios 4:24 ; e denota não o mero intelecto ou consciência, mas é uma personificação dos princípios de ação pelos quais um cristão é governado; a nova natureza; a santa disposição; a inclinação do coração que é renovada.

Comentário de E.W. Bullinger

deleite. Grego. sunedomai. Só aqui. Compare Salmos 1: 2 ; Salmos 112: 1 ; Salmos 119: 35 (Septuaginta)

para dentro . Grego. eso . Advérbio usado como adjetivo. Compare 2 Coríntios 4:16 . Efésios 3:16 . 1 Pedro 3: 4 .

Comentário de John Calvin

22. Pois eu concordo (230) com a lei de Deus , etc. Aqui, então, você vê que tipo de divisão existe nas almas piedosas, das quais surge aquela disputa entre o espírito e a carne, que [Agostinho] em algum lugar chama a luta cristã ( luctam Christianam .) A lei chama o homem à regra da justiça; a iniqüidade, que é, por assim dizer, a lei tirânica de Satanás, o instiga à iniqüidade: o Espírito o leva a prestar obediência à lei divina; a carne o leva de volta ao que é de caráter oposto. O homem, assim impelido por desejos contrários, é agora, de certa maneira, um ser duplo; mas, como o Espírito deveria possuir a soberania, ele se considera e se considera especialmente daquele lado. Paulo diz que ele foi preso por sua carne, por esta razão, porque ainda era tentado e incitado por luxúrias; ele considerou isso uma coerção com relação ao desejo espiritual, que era totalmente contrário a eles. (231)

Mas devemos notar cuidadosamente o significado do homem interior e dos membros; que muitos não entenderam corretamente e, portanto, tropeçaram nessa pedra. O homem interior, então, não é simplesmente a alma, mas a parte espiritual que foi regenerada por Deus; e os membros significam a outra parte restante; pois, como a alma é superior e o corpo a parte inferior do homem, o espírito é superior à carne. Então, quando o espírito toma o lugar da alma no homem, e a carne, que é a alma corrupta e poluída, a do corpo, a primeira tem o nome do homem interior e a segunda o nome dos membros. O homem interior tem de fato um significado diferente em 2 Coríntios 4:16 ; mas as circunstâncias desta passagem exigem a interpretação que eu dei: e é chamada de interior por excelência; pois possui o coração e os sentimentos secretos, enquanto os desejos da carne são vagos e estão, por assim dizer, do lado de fora do homem. Sem dúvida, é a mesma coisa que se alguém comparasse o céu à terra; pois Paulo, por meio de desprezo, designa o que quer que pareça estar no homem pelos membros do termo, para que ele possa mostrar claramente que a renovação oculta é ocultada e escapa à nossa observação, a menos que seja apreendida pela fé.

Agora, uma vez que a lei da mente, sem dúvida, significa um princípio formado corretamente, é evidente que essa passagem é muito absurdamente aplicada a homens ainda não regenerados; pois tais, como Paulo nos ensina, são destituídos de espírito, na medida em que sua alma se degenerou da razão.

O ??? aqui seria melhor traduzido “de fato”: o apóstolo faz uma declaração quanto ao seu princípio superior; e então, no versículo seguinte, ele declara mais completamente o que havia dito em Romanos 7:21 . Isso corresponde exatamente ao seu modo usual de tratar assuntos. Ele primeiro afirma uma coisa em geral, e depois mais particularmente, em termos mais específicos, e com algo adicional. – Ed.

A construção de Romanos 7:21 , é difícil. [Pareus] cita [Crisóstomo] como supondo s?µf??a? de Romanos 7:16 , para ser entendido após a “lei”, de modo a dar essa tradução: “Eu acho que a lei me assenta desejando fazer o bem” etc. isto é, que a lei de Deus estava do seu lado, “embora o mal estivesse presente com ele”. Ele então dá sua própria opinião, sendo essencialmente a de [Agostinho] : ele supõe ?t? ?a??? de Romanos 7:16 , para ser entendido depois da “lei” e que ?t?, na última cláusula, deve ser interpretado “embora: ”O versículo deve então ser traduzido da seguinte forma:“ Acho então a lei que é bom para mim querer fazer o bem, embora o mal esteja presente comigo; ” O verso tomado por si só pode, portanto, apresentar um bom significado, mas não um que se harmonize com o contexto ou que faça parte do argumento do apóstolo. A única outra construção que merece atenção é a de nossa própria versão, e de [Calvin], e é a única que corresponde ao contexto. Foi adotado por [Beza], [Grotius], [Venema], [Turrettin], [Doddridge] e outros.

Este versículo, e os dois que se seguem, concluem o assunto e também explicam o que ele estava dizendo sobre querer e fazer. Na verdade, ele explica aqui as declarações paradoxais que ele fez, mencionando a operação e o funcionamento de duas leis, que eram diretamente contrárias uma à outra. Parece ser um erro que ele alude a quatro leis; pois a lei da mente e a lei de Deus são iguais, sob nomes diferentes; é a da mente, porque pertence e reside na mente; e é a lei de Deus, porque vem dele e é implantada pelo seu Espírito. Para a outra lei, ele também dá dois nomes, a “lei em seus membros” e a “lei do pecado”. Essa visão é confirmada pelo último versículo do capítulo, que contém um resumo do todo.

A última parte de Romanos 7:23 está em caráter com o estilo hebraístico, quando o substantivo é declarado em vez do pronome; ver Gênesis 9:16 ; Salmos 50:23 ; e também é agradável ao mesmo estilo adicionar o mesmo sentimento com algo mais específico anexado a ele. Essa parte pode ser traduzida da seguinte maneira: “e me tornando cativo para si mesmo , mesmo para a lei do pecado, que é ele meus membros”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Eu me deleito com a lei de Deus depois do homem interior – Todo judeu e todo homem não regenerado, que recebe o Antigo Testamento como uma revelação de Deus, devem reconhecer a grande pureza, excelência e utilidade de suas máximas etc., embora ele o reconheça. sempre ache que sem a graça de nosso Senhor Jesus, ele nunca poderá agir de acordo com as máximas celestiais; e sem a misericórdia de Deus, nunca poderá ser redimido da maldição que lhe foi imputada por suas transgressões passadas. Dizer que o homem interior significa a parte regenerada da alma, não é suportável por nenhum argumento. ? es? a????p?? , e ? e?t?? a????p?? , especialmente os últimos, são expressões frequentemente usadas entre os mais puros escritores éticos gregos, para significar a alma ou parte racional do homem, em oposição ao corpo da carne. Veja as citações em Wetstein de Platão e Plotino. Os judeus têm a mesma forma de expressão; assim em Yalcut Rubeni, fol. 10, 3, é dito: A carne é a roupa interior do homem; mas o Espírito é o homem interior, cuja vestimenta é o corpo; e São Paulo usa a frase exatamente no mesmo sentido em 2 Coríntios 4:16 e Efésios 3:16 . Se for dito que é impossível para um homem não regenerado deleitar-se com a lei de Deus, a experiência de milhões contradiz a afirmação. Todo verdadeiro penitente admira a lei moral, anseia sinceramente por uma conformidade com ela e sente que nunca poderá ficar satisfeito até que acorde com essa semelhança divina; e ele se odeia, porque sente que a quebrou e que suas paixões malignas ainda estão em estado de hostilidade a ela.

As seguintes observações de um escritor piedoso e sensível sobre esse assunto não podem ser inaceitáveis: “O homem interior sempre significa a mente; que pode ou não ser sujeito da graça. Aquilo que é afirmado pelo homem interior ou exterior é freqüentemente realizada por um membro ou poder, e não com o todo. Se algum membro do corpo executa uma ação, diz-se que o faz com o corpo, embora os outros membros não sejam empregados. Da mesma maneira, se houver algum poder ou faculdade da mente seja empregada em qualquer ação, diz-se que a alma age.Esta expressão, portanto, deleito-me com a lei de Deus depois do homem interior, não pode significar mais do que isso, que existem algumas faculdades internas no alma que se deleita com a lei de Deus. Essa expressão é particularmente adaptada aos princípios dos fariseus, dos quais São Paulo era um antes de sua conversão. Eles receberam a lei como oráculo de Deus e confessaram que merecia o mais sério. Sua veneração foi inspirada em um senso de original e uma plena convicção de que era verdade. Em algumas partes, eles prestaram a mais supersticiosa consideração. Eles escreveram sobre suas filactérias, que eles carregavam consigo o tempo todo. Era frequentemente lido e exposto em suas sinagogas: eles se deliciavam em estudar seus preceitos. Por esse motivo, tanto os profetas quanto nosso Senhor concordam em dizer que se deleitavam na lei de Deus, embora não considerassem seus preceitos principais e mais essenciais. “Veja mais observações sobre esse ponto no final do capítulo ( Romanos 7. : 22-25 ; (nota)).

Até agora, então, é verdade que ninguém, a não ser um homem regenerado, pode se deleitar com a lei de Deus; descobrimos que mesmo um fariseu orgulhoso e humilde pode fazê-lo; e muito mais um pobre pecador, que é humilhado pelo senso de seu pecado e vê, à luz de Deus, não apenas a espiritualidade, mas a excelência da lei divina.

Comentário de John Wesley

Pois tenho prazer na lei de Deus segundo o homem interior;

Pois tenho prazer na lei de Deus – isso é mais do que “eu consenti”, Romanos 7:16 . O dia da liberdade se aproxima.

O homem interior – chamou a mente, Romanos 7: 23,25 .

Referências Cruzadas

Jó 23:12 – Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.

Salmos 1:2 – Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 19:8 – Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Salmos 119:16 – Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.

Salmos 119:24 – Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.

Salmos 119:35 – Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.

Salmos 119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

Salmos 119:72 – Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro.

Salmos 119:92 – Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

Salmos 119:111 – Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.

Salmos 119:113 – Odeio os que são inconstantes, mas amo a tua lei.

Salmos 119:127 – Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

Salmos 119:167 – Obedeço aos teus testemunhos; amo-os infinitamente!

Salmos 119:174 – Anseio pela tua salvação, Senhor, e a tua lei é o meu prazer.

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

Romanos 2:29 – Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Colossenses 3:9 – Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

1 Pedro 3:4 – Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *