Estudo de Salmos 119:92 – Comentado e Explicado

Se em vossa lei não tivesse encontrado as minhas delícias, já teria perecido em minha aflição.
Salmos 119:92

Comentário de Albert Barnes

A menos que a tua lei tenha sido minhas delícias – Veja Salmo 119: 16 , nota; Salmo 119: 24 , nota. A menos que eu tenha tido prazer em tua lei, tua palavra, tua verdade; a menos que eu tenha obtido apoio e consolo nisso.

Eu deveria então ter morrido na minha aflição – eu deveria ter afundado sob o meu fardo. Eu não deveria ter sido capaz de suportar o peso da tristeza e da provação. Quantas vezes o povo de Deus pode dizer. esta! Quantas vezes cada um pode dizer isso no decorrer de sua vida! “Eu deveria ter afundado mil vezes”, disse um homem excelente, mas muito aflito, para mim, “se não tivesse sido por uma declaração na palavra de Deus -‹ O Deus Eterno é o seu refúgio, e abaixo estão os braços eternos.'”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 92-95 . A menos que a tua lei tenha sido o meu prazer – A menos que eu a tenha conhecido, acreditado e deleitado, como o assunto da minha meditação; Eu deveria então No mesmo instante; pereceram em minha aflição – Meu coração teria me falhado, e eu deveria ter sido desfeita; Eu não poderia ter sobrevivido a um golpe da tua mão aflitiva. Jamais esquecerei seus preceitos – sempre guardarei uma lembrança e uma consideração de sua palavra como regra; pois com eles me apressaste – me reviveu e me alegrou quando meu coração estava pronto para afundar e morrer dentro de mim. Eu sou teu – Por criação, redenção e múltiplas obrigações; como também por minha própria escolha e designação. Dediquei-me ao teu serviço e me comprometi ao teu cuidado. Salve-me – do pecado e da ruína. Aqueles que sinceramente se entregam a Deus, para serem seus súditos e servos, obedecendo a sua vontade e vivendo para sua glória, podem ter certeza de que ele os protegerá e os preservará em seu reino celestial, Malaquias 3:17 . Os ímpios esperaram para me destruir – esperando uma oportunidade para fazê-lo; mas considerarei teus testemunhos – como meus melhores conselheiros e consoladores, e também como meus defensores contra os desígnios e agressões de meus inimigos.

Comentário de Adam Clarke

A menos que a tua lei tenha sido minhas delícias – se não tivéssemos consolações da religião, há muito tempo teríamos morrido de um coração partido.

Comentário de John Calvin

92. Tua lei não tinha sido minha delícia? O profeta continua a processar quase o mesmo tema; afirmando que ele teria sido desfeito se não tivesse, em suas calamidades, buscado consolo da lei de Deus. O advérbio, ?? az, significa então; mas como às vezes é usado por muito tempo, é equivalente aqui há muito tempo; a menos que alguns possam preferir considerá-lo um apontamento significativo e enfático para a coisa, como se ele ainda estivesse no estado que descreve. Ele confirma por experiência própria o que havia dito anteriormente, para tornar claro que não falou de coisas com as quais não estava familiarizado, mas que afirma o que realmente havia experimentado – a saber, que não há outro consolo, e nenhum outro remédio para a adversidade, mas a nossa repousar sobre a palavra de Deus e abraçarmos a graça e a certeza da nossa salvação que nela são oferecidas. Ele aqui, inquestionavelmente, elogia a mesma palavra, que ele havia dito, mas agora diz, que habitava no céu. Embora ressoe na terra, entre em nossos ouvidos e se estabeleça em nossos corações, ainda assim mantém sua natureza celestial; pois desce para nós de tal maneira que não está sujeita às mudanças do mundo. O profeta declara que ele foi gravemente oprimido por um peso de aflições suficientes para dominá-lo; mas que o consolo que ele derivou da Lei Divina em circunstâncias tão desesperadoras era como vida para ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *