Estudo de Salmos 1:2 – Comentado e Explicado

Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.
Salmos 1:2

Comentário de Albert Barnes

Mas o deleite dele – o prazer dele; a felicidade dele. Em vez de encontrar sua felicidade na sociedade e nas ocupações dos iníquos, ele a encontra na verdade de Deus. A lei ou verdade de Deus não lhe é desagradável, mas ele se deleita tanto com o desejo de se familiarizar cada vez mais com ela, e de ter suas verdades impressas cada vez mais em seu coração.

Na lei do Senhor – A lei do Senhor – as pequenas letras maiúsculas na tradução indicam aqui como em outros lugares que a palavra original é o Senhor. A palavra lei nas Escrituras é usada em uma variedade considerável de significados. A palavra hebraica ???? tôrâh significa apropriadamente instrução, preceito; e então, uma liminar, ordem, lei, no sentido usual da palavra. Foi aplicada particularmente ao Pentateuco, ou lei de Moisés (compare as notas em Lucas 24:44 ), como contendo as primeiras leis escritas e registradas de Deus; e então a palavra veio, em um sentido mais geral, a ser aplicada a todos os livros do Antigo Testamento, como sendo uma exposição e aplicação da lei. Aqui, a palavra, sem dúvida, refere-se à revelação escrita da vontade de Deus, tanto quanto foi então conhecida. No mesmo princípio, no entanto, a declaração aqui feita se aplicaria a qualquer parte de uma revelação divina; e, portanto, o sentimento é que um homem verdadeiramente piedoso encontra seu maior prazer nas verdades reveladas de Deus. Isso geralmente é chamado de característica da verdadeira piedade. Compare o Salmo 19:10 ; Salmo 119: 97 , Salmo 119: 99 .

E em sua lei – em sua lei ou em sua verdade. “Ele medita.” A palavra usada aqui, ??? hâgâh, significa adequadamente reclamar, murmurar; então, falar; depois, proferir em voz baixa e queixosa, como costuma ser feito por uma pessoa em profunda meditação; portanto, no sentido usual, meditar em qualquer coisa; pensar nisso. Então Josué 1: 8 : “Meditarás nela (a lei) dia e noite.” Salmo 77:12 : “ Medito em toda a tua obra.” Provérbios 15:28 : “o coração dos justos medita no que responder.” O significado aqui é, ele pensa nisso; ele se esforça para entender seu significado; ele tem prazer em refletir sobre isso. Não é um assunto que ele afasta dele, ou em relação ao qual ele é indiferente, mas ele o mantém diante de sua mente e tem satisfação em fazê-lo.

Dia e noite – ou seja, continuamente – como dia e noite constituem o tempo todo. O significado é:

(a) ele faz isso habitualmente ou forma intencionalmente o hábito de meditar na verdade divina, disciplinando sua mente para que ele possa fazê-lo;

(b) ele leva tempo para fazer isso – designadamente separando porções adequadas de cada dia, para que, retirado dos cuidados da vida, ele possa refrescar seu espírito contemplando a verdade divina ou familiarizar-se melhor com Deus e com seu dever. para ele, e pode trazer à sua alma mais diretamente as verdades relativas às realidades eternas;

(c) ele faz isso nos intervalos dos negócios, nos momentos de lazer que ele pode ter durante o dia – tendo, portanto, um assunto de reflexão infalível, para o qual sua mente reverte prontamente, e na qual, em meio aos cuidados e labutas da vida, ele encontra relaxamento e conforto; e

(d) ele faz isso nas primeiras horas da noite, quando está doente e jogado em sua cama, ou quando, por qualquer outro motivo, seus “olhos ficam acordados”. Salmo 63: 5-6 : “minha alma estará sobre minha cama e meditará em ti nas vigílias noturnas”. Salmo 119: 54 : “Os teus estatutos foram os meus cânticos na casa da minha peregrinação.” Compare o Salmo 119: 23 , Salmo 119: 43 ; Salmo 143: 5 . É provável que o salmista tenha em mente a injunção contida em Josué 1: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 1: 2 . Mas seu deleite está na lei do Senhor – no estudo e na prática dela, como aparece no contexto. Tendo descrito negativamente o caráter do homem verdadeiramente abençoado , no versículo anterior, ele fala nisso positivamente. A lei de Deus pode ser aqui entendida de toda a doutrina entregue por Deus à sua igreja, consistindo em doutrinas, preceitos, promessas e ameaças, etc. ou mais particularmente da parte preceptiva, que é comumente chamada de lei; e, portanto, isso é registrado como o caráter particular de um homem bom, que ele se deleita, não apenas nas promessas de Deus , nas quais um homem mau pode se deleitar, mas mesmo em seus mandamentos, que são indesejáveis ??e desagradáveis ??para os iníquos. Em sua lei, ele medita – A palavra ???? , jehgeh, implica que ele exerce uma profunda, séria e afetuosa consideração sobre ela; e com isso parece que seu deleite está nele, pelo que amamos, gostamos de pensar. Dia e noite – não raramente e levemente, mas diligentemente e constantemente. Assim, os Salmos, “como o sermão da montanha”, diz o Dr. Horne, “se abrem com uma bemaventurança; por nosso conforto e encorajamento, direcionando-nos imediatamente para a felicidade que toda a humanidade, de maneiras diferentes, está buscando e buscando. Todos se protegiam das incursões da miséria; mas nem todos consideram que a miséria é fruto do pecado, do qual é necessário ser libertado e preservado, a fim de ser feliz ou abençoado. ”

Comentário de E.W. Bullinger

a lei = instrução: ie todo o Pentateuco que o contém.

meditar: ie continuamente e habitualmente.

Comentário de Adam Clarke

Mas seu deleite está na lei do Senhor – assim , sua vontade, desejo, afeição, todo motivo em seu coração e todo princípio emotivo em sua alma estão do lado de Deus e de sua verdade. Ele toma a lei do Senhor como regra de sua vida; ele traz todas as suas ações e afetos para esse padrão sagrado. Ele olha para a perfeita lei da liberdade; e não é um ouvinte esquecido, mas fazedor da palavra; e, portanto, é abençoado em sua ação. Ele não apenas lê para obter conhecimento dos oráculos divinos, mas medita sobre o que leu, se alimenta dele; e assim, recebendo o leite sincero da palavra, ele cresce para a vida eterna. Este não é um estudo ocasional para ele; é o trabalho dele dia e noite. Como seu coração está nele, o emprego deve ser frequente e a disposição a ele perpétua.

Comentário de John Calvin

No segundo verso, o salmista não pronuncia simplesmente os felizes que temem a Deus, como em outros lugares, mas designa piedade pelo estudo da lei, ensinando-nos que Deus só é servido corretamente quando a lei é obedecida. Não cabe a todo homem estruturar um sistema de religião de acordo com seu próprio julgamento, mas o padrão de piedade deve ser retirado da Palavra de Deus. Quando aqui Davi fala da lei, não deve ser entendido como se as outras partes da Escritura devessem ser excluídas, mas sim, uma vez que toda a Escritura não é nada além de uma exposição da lei, sob ela, como a cabeça é compreendida. O corpo inteiro. O profeta, portanto, ao elogiar a lei, inclui todo o restante dos escritos inspirados. Ele deve, portanto, ser entendido como um significado para exortar os fiéis à leitura dos Salmos também. Ao caracterizar os piedosos como se deleitando na lei do Senhor, podemos aprender que a obediência forçada ou servil não é de todo aceitável para Deus, e que esses são apenas dignos estudantes da lei que chegam a ela com uma mente alegre, e ficam tão satisfeitos com suas instruções, que não consideram nada mais desejável ou delicioso do que progredir nelas. Desse amor à lei procede constante meditação sobre ela, mencionada pelo profeta na última cláusula do versículo; pois todos os que são verdadeiramente motivados pelo amor à lei devem sentir prazer no diligente estudo dela.

Comentário de John Wesley

Mas o seu prazer está na lei do Senhor; e em sua lei ele medita dia e noite.

Dia e noite – não raramente e levemente, mas diligentemente e constantemente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *