Estudo de Salmos 19:8 – Comentado e Explicado

Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamento do Senhor é luminoso, esclarece os olhos.
Salmos 19:8

Comentário de Albert Barnes

Os estatutos do Senhor – A palavra aqui apresentada estatutos corretamente significa mandatos, preceitos – regras dadas a qualquer um para guiá-lo, Salmo 103: 18 ; Salmo 111: 7 . Refere-se às leis de Deus consideradas como designadas ou como resultado da autoridade divina. O verbo do qual essa palavra é derivada (Hiphil) significa definir, dar a supervisão, nomear. Portanto, a idéia de leis ou estatutos, como resultado de tal nomeação ou autoridade.

Estão certos – são iguais, justos, adequados. Eles são aqueles que são fundados em sabedoria e eqüidade; não como o mero resultado de nomeação arbitrária. A idéia é que eles não sejam meramente nomeados ou vinculados pela autoridade, mas que sejam em si mesmos eqüitativos e justos.

Regozijando o coração – alegrando o coração pelo fato de serem justos e justos – e alegres como resultado da obediência. É sempre uma fonte de verdadeira felicidade quando podemos sentir que estamos sob leis justas e iguais; leis em si mesmas certas e leis administradas em retidão e verdade.

O mandamento do Senhor – Uma denominação da lei de Deus da idéia de estabelecer, designar, constituir; portanto, de cobrar ou comandar. A idéia aqui não é tanto que a coisa seja certa em si mesma, mas que seja designada ou ordenada por Deus; que é o que ele exige. O termo é aquele que é freqüentemente aplicado às leis de Deus, Deuteronômio 6: 1 ; Deuteronômio 7:11 ; Levítico 4:13 ; Gênesis 26: 5 ; Êxodo 15:26 ; Êxodo 16:28 ; Salmo 78: 7 ; Salmo 89:31 ; , Psalm 119:47-48 , Psalm 119:60 , Psalm 119:66 , Psalm 119:73 , Psalm 119:86 , Psalm 119:96 , Psalm 119:98 , Psalm 119:115 , Psalm 119:127 , Psalm 119:131 , Psalm 119:143 then I Chapter I then I me me then I out a then I out me day. Salmo 119: 6 , Salmo 119: 10 , Salmo 119: 19 , Salmo 119: 21 , Salmo 119: 32 , Salmo 119: 35 , Salmo 119: 47-48 , Salmo 119: 60 , Salmo 119: 66 , Salmo 119: 73 , Salmo 119: 86 , Salmo 119: 96 , Salmo 119: 98 , Salmo 119: 115 , Salmo 119: 127 , Salmo 119: 131 , Salmo 119: 143 então eu capítulo eu então eu me eu então eu saio um então eu fora meu dia.

É puro – Livre de toda mancha; de toda imperfeição; de qualquer tendência corrupta. “Iluminando os olhos.” Ou seja, nos dando luz e conhecimento. Os olhos são mencionados, pois é por eles que vemos para onde ir. A referência aqui é, sem dúvida, a mente ou a alma como sendo iluminada pela verdade de Deus. Somos feitos por esses mandamentos para ver o que é certo e apropriado; para entender o que devemos fazer.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19: 8 . Os estatutos do Senhor – Outra palavra que significa a mesma coisa com lei e testemunhos, são corretos – Tanto em si mesmos quanto em seus efeitos, como guiar os homens a caminho da felicidade eterna. Regozijando o coração – pelas descobertas do amor de Deus pelos homens pecadores, nas ofertas e promessas de misericórdia. O mandamento do Senhor – todos os seus mandamentos; é puro – sem a menor mistura de erro. Iluminando os olhos – Da mente, com uma manifestação completa da vontade de Deus e do dever do homem; ambos que as obras da natureza e todos os escritos dos homens descobrem, mas sombria e imperfeitamente.

Comentário de E.W. Bullinger

estatutos = preceitos. Heb pikkudim. Encontrado apenas nos Salmos e no Plural

certo = justo: ou seja, eqüitativo e justo.

esclarecedor = dar luz, como o sol ( Gênesis 1:15 , Gênesis 1:17 , Gênesis 1:18 . Isaías 60:19 ).

Comentário de Adam Clarke

Os estatutos do Senhor – ?????? pikkudim , de ??? pakad , ele visitou, cuidou, tomou conhecimento, designados para uma acusação. As nomeações, ou encargos entregues por Deus ao homem por sua consideração e observância.

Tem razão – ????? yesharim , de ??? yashar , para fazer retas, suaves, retas, retas, opostas à tortura mental ou conduta; mostrando o que o homem deveria ser, tanto dentro como fora. Esse é o caráter deles.

Regozijando o coração – Ao mostrar ao homem o que ele deve observar e manter no comando, e como ele deve agradar a Deus, e a ajuda divina que ele deve receber das visitas de Deus, eles contribuem grandemente para a felicidade dos retos – eles alegram o coração. Este é o uso deles.

O mandamento – ???? mitsvah , de ??? tsavah , para comandar, dar ordens, ordenar. O que Deus ordenou que o homem fizesse ou não fizesse. O que ele ordenou e o que ele proibiu.

É puro – De ??? barah , limpar, purificar, purificar. Todos os mandamentos de Deus levam à pureza, ordenam a pureza e apontam a oferta de sacrifício pela qual a purificação e a purificação são adquiridas. Este é o seu caráter.

Iluminando os olhos – Mostrando aos homens o que eles devem fazer. e o que eles devem evitar. É pelos mandamentos de Deus que vemos a excessiva pecaminosidade do pecado e a necessidade da redenção, para que possamos amar o Senhor com todo o coração e o próximo como a nós mesmos. Pois este é o fim do mandamento, e assim iluminar os olhos é Seu uso.

Comentário de John Calvin

8. Os estatutos de Jeová são corretos. O salmista à primeira vista pode parecer expressar um mero sentimento comum quando chama os estatutos do Senhor de maneira correta. Se, no entanto, considerarmos com mais atenção o contraste que ele sem dúvida faz entre a retidão da lei e os modos tortos pelos quais os homens se envolvem quando seguem seus próprios entendimentos, estaremos convencidos de que essa recomendação implica mais do que pode a princípio visão aparecer. Sabemos o quanto todo homem é casado consigo mesmo e quão difícil é erradicar de nossas mentes a vã confiança de nossa própria sabedoria. Portanto, é de grande importância estar bem convencido dessa verdade, que a vida de um homem não pode ser ordenada corretamente, a menos que seja enquadrada de acordo com a lei de Deus, e que sem isso ele só pode passear em labirintos e caminhos tortuosos. Davi acrescenta, em segundo lugar, que os estatutos de Deus alegram o coração. Isso implica que não há outra alegria verdadeira e sólida senão aquela que procede de uma boa consciência; e disso nos tornamos participantes quando certamente estamos convencidos de que nossa vida é agradável e aceitável a Deus. Sem dúvida, a fonte da qual procede a verdadeira paz de consciência é a fé, que nos reconcilia livremente com Deus. Mas para os santos que servem a Deus com verdadeiro afeto de coração, também surge uma alegria indescritível, do conhecimento de que eles não trabalham em seu serviço em vão, ou sem esperança de recompensa, pois eles têm Deus como juiz e aprovador de suas vidas. . Em suma, essa alegria é posta em oposição a todas as tentações e prazeres corruptos do mundo, que são uma isca mortal, atraindo almas miseráveis ??para sua destruição eterna. A importância da linguagem do salmista é: aqueles que se deleitam em cometer pecado adquirem para si mesmos matéria abundante de tristeza; mas a observância da lei de Deus, ao contrário, traz ao homem a verdadeira alegria. No final do versículo, o salmista ensina que o mandamento de Deus é puro, iluminando os olhos. Com isso, ele nos dá tacitamente para entender que é apenas nos mandamentos de Deus que encontramos a diferença entre o bem e o mal, e que é inútil procurá-lo em outro lugar, pois tudo o que os homens inventam de si mesmos é mera sujeira e recusa, corrompendo a pureza da vida. Ele sugere ainda que os homens, com toda a sua agudeza, são cegos e sempre vagam nas trevas, até que voltem os olhos para a luz da doutrina celestial. Daí resulta que ninguém é verdadeiramente sábio, a não ser aqueles que tomam Deus por seu maestro e guia, seguindo o caminho que ele lhes indica e que buscam diligentemente a paz que ele oferece e apresenta por sua palavra.

Mas aqui surge uma questão de pouca dificuldade; pois Paulo parece derrubar inteiramente essas recomendações da lei que Davi aqui recita. Como essas coisas podem concordar: que a lei restaure as almas dos homens, embora seja uma carta morta e mortal? que alegra o coração dos homens e, ao trazer o espírito de escravidão, os atinge com terror? que ilumina os olhos e, ainda assim, ao lançar um véu diante de nossas mentes, exclui a luz que deve penetrar no interior? Mas, em primeiro lugar, devemos lembrar o que lhe mostrei no início, que Davi não fala simplesmente dos preceitos da Lei Moral, mas compreende toda a aliança pela qual Deus havia adotado os descendentes de Abraão para ser seu. pessoas peculiares; e, portanto, à Lei Moral, a regra de viver bem – ele une as promessas livres da salvação, ou melhor, o próprio Cristo, em quem e sobre quem essa adoção foi fundada. Mas Paulo, que teve que lidar com pessoas que perverteram e abusaram da lei, e a separaram da graça e do Espírito de Cristo, refere-se ao ministério de Moisés visto apenas por si e de acordo com a carta. É certo que, se o Espírito de Cristo não vivifica a lei, a lei não é apenas inútil, mas também mortal para seus discípulos. Sem Cristo, na lei nada há além de rigor inexorável, que condena toda a humanidade à ira e maldição de Deus. E mais longe, sem Cristo, permanece em nós uma rebeldia da carne, que acende em nossos corações um ódio a Deus e à sua lei, e daí procede a escravidão angustiante e o terrível terror de que fala o apóstolo. Essas diferentes maneiras pelas quais a lei pode ser vista mostram-nos facilmente a maneira de reconciliar essas passagens de Paulo e Davi, que parecem à primeira vista divergentes. O objetivo de Paulo é mostrar o que a lei pode fazer por nós, tomada por ela mesma; isto é, o que ele pode fazer por nós quando, sem a promessa da graça, exige estrita e rigorosamente de nós o dever que devemos a Deus; mas Davi, louvando-o como aqui, fala de toda a doutrina da lei, que inclui também o evangelho e, portanto, sob a lei, ele compreende Cristo.

Comentário de John Wesley

Os estatutos do SENHOR são retos, regozijando o coração; o mandamento do SENHOR é puro, iluminando os olhos.

Certo – ambos em si mesmos e em seus efeitos, como homens orientadores da maneira pronta para a felicidade eterna.

Regozijo – pelas descobertas do amor de Deus aos homens pecadores, nas ofertas e promessas de misericórdia.

Mandamento – Todos os seus comandos.

Puro – sem a menor mistura de erros.

Os olhos – da mente, com uma manifestação completa da vontade de Deus e do dever do homem: ambos os quais, as obras da natureza, e todos os escritos dos homens descobrem apenas obscura e imperfeitamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *