Estudo de 1 Pedro 4:6 – Comentado e Explicado

Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito.
1 Pedro 4:6

Comentário de Albert Barnes

Por, por esta causa – A expressão “Por, por esta causa” refere-se a um fim a ser alcançado, ou a um objeto a ser ganho, ou a uma razão pela qual algo a que se refere é feito. O fim ou a razão pela qual a coisa mencionada aqui, ou seja, que “o evangelho foi pregado aos mortos”, foi feito, é declarado na parte subsequente do versículo como “para que eles possam ser julgados”, etc. Foi com referência a isso, ou para que isso pudesse acontecer, que o evangelho foi pregado a eles.

O evangelho também foi pregado àqueles que estão mortos? Muitos, como Doddridge, Whitby e outros, entendem isso daqueles que estão espiritualmente mortos, isto é, os gentios, e supõem que o objetivo para o qual isso foi feito era que “eles pode ser levado a um estado de vida que seus vizinhos carnais considerariam como uma espécie de condenação e morte ”- Doddridge. Outros supuseram que se refere àqueles que sofreram o martírio na causa do cristianismo; outros, que se refere aos pecadores do mundo antigo (Saurin), expressando a esperança de que alguns deles sejam salvos; e outros, que isso significa que o Salvador desceu e pregou aos que estão mortos, de acordo com uma das interpretações dadas em 1 Pedro 3:19 . Parece-me que a interpretação mais natural e óbvia é encaminhá-la àqueles que estavam mortos, a quem o evangelho havia sido pregado quando vivia e que se tornaram verdadeiros cristãos. Essa é a interpretação proposta por Wetstein, Rosenmuller, Bloomfield e outros. Em apoio a isso, pode-se dizer:

(1) que este é o significado natural e óbvio da palavra morto, que deve ser entendido literalmente, a menos que haja alguma boa razão na conexão para se afastar do significado comum da palavra.

(2) o apóstolo havia acabado de usar a palavra nesse sentido no versículo anterior.

(3) isso será adequado à conexão e de acordo com o desígnio do apóstolo. Ele estava se dirigindo àqueles que estavam sofrendo perseguição. Era natural, em tal conexão, referir-se àqueles que haviam morrido na fé e mostrar, por seu encorajamento, que, embora tivessem sido mortos, ainda assim viveram para Deus. Ele diz, portanto, que o objetivo de publicar o evangelho para eles era que, embora pudessem ser julgados pelas pessoas da maneira usual e condenados à morte, ainda assim, no que diz respeito à sua natureza mais alta e mais nobre, o espírito, eles poderiam viver para Deus. Não era incomum nem antinatural para os apóstolos, por escrito para aqueles que estavam sofrendo perseguição, se referir àqueles que haviam sido removidos pela morte e fazer de sua condição e exemplo um argumento de fidelidade e perseverança. Compare 1 Tessalonicenses 4:13 ; Apocalipse 14:13 .

Que eles possam ser julgados de acordo com os homens na carne – isto é, no que diz respeito às pessoas, ( ?at? ?????p??? kata anthropousor no que diz respeito ao tratamento que eles receberam das pessoas na carne, eles foram julgados e condenados; em relação a Deus e o tratamento que eles receberam dele ( ?at? Te?? kata Theonthey viveriam em espírito. As pessoas os julgavam severamente e os matavam por sua religião; Deus lhes deu vida e os salvou. Por aquele que foram condenados na carne – na medida em que a dor, a tristeza e a morte pudessem ser infligidas ao corpo; pelo outro, elas foram feitas para viver em espírito – para ser dele, para viver com Ele. A palavra “julgado” aqui, suponho , portanto, para se referir a uma sentença proferida sobre sua religião, consignando-os à morte por ela.Há uma partícula no original – µ?? homens “de fato” – que não foi retida na tradução comum, mas que é bastante importante para o sentido: “que eles podem de fato ser julgados em carne, mas viver ”etc. O objetivo ou desígnio direto de pregar o evangelho a eles não era que eles pudessem ser condenados e condenados à morte pelo homem, mas esse era de fato ou de fato um dos resulta no caminho para um objeto superior.

Mas viva de acordo com Deus – em relação a Deus, ou tanto quanto ele estava preocupado. Por ele, eles não seriam condenados. Por ele, eles seriam levados a viver – a ter a vida verdadeira. O evangelho foi pregado a eles, a fim de que, no que concernia a Deus, no que diz respeito à relação deles com ele, até onde ele lidasse com eles, eles pudessem viver. A palavra viver aqui parece se referir a toda a vida que foi a conseqüência de serem trazidos ao poder do evangelho:

(a) que eles possam ter uma vida espiritual que lhes é conferida;

(b) que eles possam viver uma vida de santidade neste mundo;

(c) para que possam viver a partir de agora no mundo vindouro.

Em um aspecto, e no que diz respeito às pessoas, o fato de abraçarem o evangelho foi seguido pela morte; em outro aspecto, e no que diz respeito a Deus, foi seguido pela vida. O valor e a permanência do último, em contraste com o primeiro, parecem ter sido o pensamento na mente do apóstolo em incentivar aqueles a quem ele escreveu a exercitar a paciência em suas provações e a mostrar fidelidade a serviço de seu mestre. .

No espírito – em suas almas, em contraste com seu corpo. Em relação a isso – à carne – eles foram mortos; no que diz respeito às suas almas – suas naturezas mais elevadas – eles foram feitos verdadeiramente para viver. O argumento, então, neste versículo é que, nas provações que sofremos por causa da religião, devemos lembrar o exemplo daqueles que sofreram por ela e lembrar por que o evangelho foi pregado a eles. Foi em um sentido subordinado, de fato, que eles poderiam glorificar a Deus pela morte de um mártir; mas em um sentido superior, para que neste mundo e no próximo eles possam realmente viver. A carne pode sofrer em conseqüência de abraçar o evangelho que lhes foi pregado, mas a alma viveria. Animados pelo exemplo deles, devemos estar dispostos a sofrer na carne, se é que podemos viver para sempre com Deus.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 4: 6 . Por essa causa – ou para esse fim; foi o evangelho pregado – Desde que foi sugerido a Adão, na promessa feita a ele após a queda, que a semente da mulher machucaria a cabeça da serpente; para aqueles que estão mortos – que morreram em suas várias gerações, e especialmente para nossos antepassados, os descendentes de Abraão e os outros patriarcas, por Moisés e pelos profetas; para que fossem julgados segundo os homens em carne – ou que, embora fossem julgados em carne segundo a maneira dos homens, com imprudência e julgamento injusto, fossem condenados como maus, e alguns deles fossem mortos. eles podem viver de acordo com Deus – de acordo com sua palavra e vontade; no espírito – Em sua alma, renovada após a imagem divina, como seus servos e testemunhas devotados no meio de seus perseguidores, e esteja preparado para viver com ele em um mundo futuro.

Comentário de E.W. Bullinger

por esta causa = até (App-104.) isto (fim).

foi o evangelho pregado . App-121.

também, & c. = para os mortos também.

isso = para que isso. Grego. hina.

eles podem = embora possam. Os homens das partículas , marcando o contraste, são ignorados na versão autorizada e na versão revisada.

de acordo com . App-104. Forneça “a vontade de” .

ao vivo . App-170.

espírito . Nenhum art. ou preposição. App-101. Compare 1 Pedro 3:18 . Este é o dia do homem ( 1 Coríntios 4: 3 ), quando ele está julgando e condenando. O dia de Deus está por vir. (Veja também App-139.)

Comentário de John Calvin

6 Por essa causa o evangelho foi pregado também aos que estão mortos, ou Ele foi evangelizado para os mortos . Vemos em que sentido ele adota a passagem anterior no terceiro capítulo, mesmo que a morte não impeça que Cristo seja sempre nosso defensor. É então um consolo notável para os piedosos, que a própria morte não traga perdas à salvação deles. Embora Cristo, então, possa não parecer libertador nesta vida, ainda assim sua redenção não é nula, ou sem efeito; pois seu poder se estende aos mortos. Mas, como a palavra grega é duvidosa, pode ser traduzida no masculino, ou no gênero neutro; mas o significado é quase o mesmo, isto é, que Cristo foi conhecido como redentor dos mortos, ou que a salvação lhes foi dada a conhecer pelo evangelho. Mas se a graça de Cristo uma vez penetrou nos mortos, não há dúvida de que participaremos dela quando estiver morto. Estabelecemos, então, limites muito estreitos, se o limitarmos à vida atual.

Para que possam ser julgados , omito as explicações dos outros, pois me parecem muito distantes do significado do apóstolo. Isso já foi dito, como penso, a título de antecipação, pois pode ter sido contestado, que o evangelho não beneficia os mortos, pois não os restaura à vida. Pedro admite parte dessa objeção, e ainda assim, de modo que eles não sejam privados da salvação obtida por Cristo. Portanto, na primeira cláusula, quando ele diz, “para que eles sejam julgados em carne, segundo os homens”, é uma concessão; e “julgado” significa aqui, como muitas vezes em outros lugares, condenado; e a carne é o homem exterior. De modo que o significado é que, embora, de acordo com a estimativa do mundo, os mortos sofram destruição em sua carne e sejam considerados condenados quanto ao homem exterior, ainda assim eles deixam de não viver com Deus, e isso em seu espírito, porque Cristo os vivifica pelo seu Espírito.

Mas devemos acrescentar o que Paulo nos ensina em Romanos 8:10 , que o Espírito é vida; e, portanto, será que ele finalmente absorverá as relíquias da morte que ainda se apegam a nós. A soma do que ele diz é que, embora a condição dos mortos na carne seja pior, segundo o homem, é suficiente que o Espírito de Cristo os reviva e acabe levando-os à perfeição da vida. (45)

Beza, Hammond e Scott consideram que os mortos eram aqueles que já estavam mortos, isto é, quando o apóstolo escreveu, e mesmo antes da vinda de Cristo, levando os mortos no mesmo sentido que no versículo anterior: mas eles diferem quanto a a cláusula a seguir. Os dois primeiros interpretam isso como significando o mesmo que morrer pelo pecado e viver para Deus, um significado que a parte anterior da cláusula dificilmente pode suportar: mas a visão de Scott é que o evangelho havia sido pregado àqueles que estavam mortos na época. , para que possam ser condenados por homens carnais, ou na carne, como malfeitores, mas que vivem para Deus através do Espírito Santo. A única falha, talvez, nessa tradução é quanto à palavra carne, que parece significar aqui o mesmo que carne em 1 Pedro 3:18 , ou seja, o corpo; e a palavra espírito também está na mesma forma, pois Griesbach , nesse versículo, considera o artigo t? espúrio. Então, a tradução seria: “Para que possam ser condenados em carne e osso pelos homens, mas viver como Deus através do Espírito”. Existem dois exemplos anteriores da palavra espírito, ao denotar o Espírito Santo, sem o artigo, isto é, em 1 Pedro 1: 2

Parece uma objeção que o evangelho lhes tenha sido pregado para esse fim, para que possam ser condenados a morrer por homens iníquos; mas isso já havia sido expressamente declarado antes, em 1 Pedro 2:21 : “Pois mesmo aqui (isto é, sofrimento, mencionado no versículo anterior) vocês foram chamados;” ou: “Para esse fim, você foi chamado”. Então, Cristo em seu sofrimento é mencionado como alguém a quem eles devem seguir.

Não há outra visão tão consistente com todo o teor do argumento do apóstolo. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

O evangelho foi pregado também aos que estão mortos – este é um versículo mais difícil; as melhores traduções que eu vi são as seguintes: –

“Pois esse foi realmente o efeito da pregação do evangelho aos mortos (os gentios não convertidos), que alguns serão punidos como homens carnais; mas outros (os que se converteram ao cristianismo) levam uma vida espiritual a Deus”. Wakefield.

“Para esse propósito, o Evangelho foi pregado até aos mortos (isto é, os gentios), para que, embora possam ser condenados, de fato, por homens em carne (seus perseguidores), mas possam viver eternamente por Deus no Espírito. . ” Macknight.

“Por esta causa foi pregado o Evangelho aos mortos; para que os que vivem segundo os homens na carne sejam condenados; mas para os que vivem segundo Deus no Espírito, possam viver”. – Knatchbull.

Existem tantas traduções diferentes desse versículo e comentários sobre ele quanto tradutores e comentaristas. A de Sir Norton Knatchbull, poderia o texto grego suportar, parece a mais simples; mas o do Dr. Macknight, que é quase o sentido dado pelo Sr. Wesley em sua Paráfrase, é mais provável que seja o verdadeiro entre os já propostos.

Mas se o apóstolo tinha o mesmo fato em vista que ele menciona, 1 Pedro 3:19 , 1 Pedro 3:20 , então os antediluvianos são as pessoas pretendidas: Por essa causa – que Cristo está preparado para julgar os vivos e os mortos, e dispensar o julgamento justo por ter lhes proporcionado todas as vantagens necessárias, foi o Evangelho pregado por Noé também aos mortos – o mundo antediluviano, morto em ofensas e pecados, e condenado à morte pelo justo julgamento de Deus; mas em sua grande compaixão ele lhes deu uma trégua, que, embora eles fossem condenados como homens em carne (porque esse era o caráter deles; meu Espírito nem sempre se esforçaria com o homem, pois ele é Carne, Gênesis 6: 3 😉 ainda assim, ouvindo este evangelho de Noé, eles podem crer e viver de acordo com Deus no Espírito – viver uma vida abençoada na eternidade, de acordo com a misericórdia de Deus, que enviou seu Espírito para lutar com eles. Este me parece ser o sentido mais consistente; especialmente porque o apóstolo parece se referir ao que ele havia dito sobre o Espírito de Cristo em Noé pregando aos espíritos na prisão – as rebeliões que viveram antes do dilúvio. Veja as notas em 1 Pedro 3: 19-20 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4: 6 . Pois, por esta causa o evangelho foi pregado, etc. – “Porque este é o fim pelo qual o evangelho foi pregado aos crentes, que agora são os mortos em Cristo ( 1 Tessalonicenses 4:16 .), Bem como aos que ainda estão vivendo na terra, que eles, por um poder divino que a acompanha, estando completamente mortificados e mortos por suas antigas inclinações e curso de vida, podem eventualmente ser censurados e condenados, e até condenados à morte por seus princípios novos e não sociáveis e comportamento, como julgados de acordo com os ditames da natureza corrupta e dos meros homens naturais; mas que eles possam realmente viver de uma maneira espiritual e alegre, por uma santa conformidade com a imagem e vontade de Deus em suas almas renovadas, como sendo vivificado da morte do pecado para a vida da justiça, e auxiliado por seu Espírito a fazer as coisas agradáveis ??aos seus olhos através de Jesus Cristo; e pode finalmente ser elevado a uma vida gloriosa e imortal, por seu Espírito que habita neles. “ ( Romanos 8:11 .) Veja este versículo mais completamente tratado nas Inferências.

Comentário de Scofield

que estão mortos

isto é, foi pregado aos que estão mortos agora.

Comentário de John Wesley

Pois por essa causa o evangelho foi pregado também aos que estão mortos, para que sejam julgados segundo os homens em carne, mas que vivam segundo Deus em espírito.

Pois para esse fim o evangelho foi pregado – Desde que foi dado a Adão.

Para aqueles que agora estão mortos – em suas várias gerações.

Para que eles possam ser julgados – Que, embora tenham sido julgados. Na carne de acordo com a maneira dos homens – Com precipitado, julgamento injusto. Eles podem viver de acordo com a vontade e palavra de Deus, no Espírito; a alma renovou após sua imagem.

Referências Cruzadas

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 11:31 – Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gálatas 5:25 – Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 3:19 – no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

Apocalipse 14:18 – E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: “Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *