Estudo de Efésios 2:3 – Comentado e Explicado

Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira {divina}.
Efésios 2:3

Comentário de E.W. Bullinger

Entre. Grego. en . App-104.

nós também . . . passado = todos nós também vivemos uma vez.

conversa . Ver 2 Coríntios 1:12 .

luxúria . Grego. epitumia, forte desejo. Veja Lucas 22:15 . Não necessariamente desejo maligno, como ver o verbo em 1 Timóteo 3: 1 .

carne . Natureza antiga. Ver Romanos 7: 5 .

cumprindo = fazendo. Grego. poieo.

desejos . App-102.

carne . Os desejos grosseiros do corpo.

mente . Grego. dianoia, pensou. Os desejos refinados da mente.

por natureza . Veja Romanos 2:27 .

o . Omitir.

filhos App-108.

ira . Veja Romanos 1:18 .

mesmo como . Adicione “também” .

Comentário de John Calvin

3. Entre quem também todos tivemos nossa conversa. Para que não se suponha que o que ele dissera agora fosse uma censura difamatória contra o antigo caráter dos efésios, ou que o orgulho judaico o levasse a tratar os gentios como uma raça inferior, ele associa a si e a seus compatriotas junto a eles. acusação geral. Isso não é feito com hipocrisia, mas com uma atribuição sincera de glória a Deus. Pode ser de admirar, de fato, que ele deva falar de si mesmo como tendo “andado nas concupiscências da carne”, enquanto, em outras ocasiões, ele se vangloria de que sua vida havia sido irrepreensível.

“Tocando a justiça que está na lei, sem culpa.” ( Filipenses 3: 6. )

E de novo,

“Vocês são testemunhas, e Deus também, quão santamente, com justiça e sem culpa, nos comportamos entre vocês que crêem.”
( 1 Tessalonicenses 2:10 )

Eu respondo, a afirmação se aplica a todos que não foram regenerados pelo Espírito de Cristo. Por mais louvável que pareça a vida de alguns, porque suas concupiscências não surgem aos olhos dos homens, não há nada puro ou santo que não provenha da fonte de toda pureza.

Realizando os desejos da carne e da mente. Realizar esses desejos é viver de acordo com a orientação de nossa disposição natural e de nossa mente. A carne significa aqui a disposição, ou, como é chamada, a inclinação da natureza; e a próxima expressão ( t?? d?a????? ) significa o que procede da mente. Agora, a mente inclui a razão, tal como existe nos homens por natureza; de modo que as concupiscências não se referem exclusivamente aos apetites mais baixos, ou ao que é chamado a parte sensual do homem, mas se estendem ao todo.

E eram por natureza (121) filhos da ira. Todos os homens, sem exceção, sejam judeus ou gentios ( Gálatas 2:15 ), são aqui declarados culpados, até serem redimidos por Cristo; de modo que fora de Cristo não há retidão, não há salvação e, em suma, não há excelência. Filhos da ira são aqueles que estão perdidos e que merecem a morte eterna. Ira significa o julgamento de Deus; para que os filhos da ira sejam os que são condenados diante de Deus. Tais, o apóstolo nos diz, foram os judeus, – tais foram todos os homens excelentes que estavam agora na Igreja; e eram assim por natureza, isto é, desde o seu início e desde o ventre de sua mãe.

Esta é uma passagem notável, em oposição aos pontos de vista dos pelagianos e de todos os que negam o pecado original. O que habita naturalmente em todos é certamente original; mas Paulo declara que todos somos naturalmente sujeitos a condenação; portanto, o pecado habita naturalmente em nós, pois Deus não condena os inocentes. Os pelagianos costumavam objetar, que o pecado se espalhou de Adão para toda a raça humana, não por descendência, mas por imitação. Mas Paulo afirma que nascemos com o pecado, pois as serpentes trazem seu veneno do útero. Outros que pensam que na realidade não é pecado, não estão menos em desacordo com a linguagem de Paulo; pois onde está a condenação, deve haver inquestionavelmente pecado. Não é com homens inocentes, mas com o pecado que Deus se ofende. Também não é maravilhoso que a depravação que herdamos de nossos pais seja considerada pecado diante de Deus; pois as sementes do pecado, antes de serem exibidas abertamente, são percebidas e condenadas.

Mas surge uma pergunta aqui. Por que Paulo representa os judeus, igualmente com os outros, como sujeitos à ira e maldição, enquanto eles eram a semente abençoada? Eu respondo, eles têm uma natureza comum. Os judeus diferem dos gentios em nada além disso, que, pela graça da promessa, Deus os livra da destruição; mas esse é um remédio que veio depois da doença. Outra questão é: como Deus é o autor da natureza, como é que nenhuma culpa atribui a Deus se estamos perdidos pela natureza? Eu respondo, há uma natureza dupla: uma foi produzida por Deus e a outra é a corrupção. Portanto, essa condenação que Paulo menciona não procede de Deus, mas de natureza depravada: pois não nascemos como Adão foi criado a princípio, não somos

“Totalmente uma semente certa, mas transformada em degenerada”
( Jeremias 2:21 )

descendência de um homem degenerado e pecador.

Comentário de Adam Clarke

Entre os quais todos nós também tivemos nossa conversa – Nós judeus, assim como vocês gentios, vivemos em transgressões e pecados; a?est?af?µe? , esse foi o curso de nossa vida; vivíamos em pecado, andávamos em pecado, era tecido em toda a nossa constituição, tingia todos os temperamentos, poluía todas as faculdades e pervertia todas as transações da vida. As concupiscências – as afeições más, irregulares e corruptas do coração, mostraram-se na perversão da mente, bem como em nossa conduta geral. A mente foi escurecida pelas concupiscências da carne, e ambas se uniram para produzir atos de injustiça. Não foi a vontade de Deus que foi feita por nós, mas a vontade da carne e da mente.

E foram por natureza os filhos da ira – Para a importância da frase, por natureza, f?se? , veja a nota em Gálatas 2:15 e Romanos 2:14 ; (Nota). Ao que é dito nessas passagens, devo acrescentar, do Dr. Macknight: – “A natureza geralmente significa nascimento e educação de alguém, Gálatas 2:15 ;: Nós, que somos judeus por natureza. Além disso, a razão e a consciência naturais dos homens, Romanos 2:14;: Os gentios que não têm a lei, fazem por natureza as coisas contidas na lei, etc. Além disso, o senso geral e a prática da humanidade, 1 Coríntios 11:14 ;: nem mesmo a própria natureza lhe ensina, que, se um homem tem cabelos compridos, etc. Além disso, a constituição original de qualquer coisa, Gálatas 4: 8 ;: que não são deuses por natureza, também é uma disposição formada por costumes e hábitos; assim, Demetrius Phalereus disse sobre os laocedonianos: f?se? eß?a???????? ?a???e? · Os Lacedemonians tinham naturalmente um modo conciso de falar. Daí a nossa palavra lacônica; um discurso curto ou muito sentido transmitido em poucas palavras “. As palavras no texto foram muitas vezes citadas para provar a doutrina do pecado original, mas, embora essa doutrina seja uma terrível verdade, não é, na minha opinião, pretendida aqui; é bastante encontrado nas palavras anteriores, os desejos da carne e os desejos da carne e da mente. O apóstolo parece falar de hábitos pecaminosos; e, como dizemos, o hábito é uma segunda natureza, e como essas pessoas agiam de sua natureza originalmente corrupta – das concupiscências da carne e da mente, elas se tornaram, por seus hábitos cruéis ou segunda natureza, filhos da ira – pessoas expostos à perdição, por causa da impureza de seus corações e da maldade de suas vidas. Aqui vemos que a natureza apóstata caída produz os frutos da injustiça. A árvore ruim produz frutos ruins.

Filhos da ira é o mesmo que filho da perdição, filho da morte, etc .; isto é, pessoas expostas ao desagrado de Deus por causa de seus pecados.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2: 3 . Entre os quais também nós, etc. – O Apóstolo, mudando a expressão de vós para nós, parece claramente declarar que ele pretendia incluir a si mesmo e a todos os outros cristãos no que ele diz aqui. Ver Romanos 3: 9 . Em vez dos desejos da carne e da mente, alguns traduzem o grego, os ditames da carne e das paixões; observando que a palavra ?e??µata, aqui utilizado, expressa uma espécie de poder ditatorial; e o plural, d?a?????, o que representamos à mente, como aqui não pode significar seus poderes intelectuais, deve denotar as várias paixões, de acordo com a prevalência de que nossas mentes tomam como cores e formas diferentes e se tornam estranhamente diferentes de si mesmas. Alguns pensam que o significado da frase, por natureza, filhos, etc. é só que eles eram tão verdadeiros e verdadeiros . Mas, embora o Dr. Taylor tenha se esforçado ao máximo para estabelecer essa interpretação, parece incomparavelmente mais razoável, de maneira geral, entender as palavras da apostolado e da corrupção originais, pelas quais os homens, de acordo com o curso da natureza, cair cedo na culpa pessoal. E podemos nos aventurar a afirmar que a palavra s?se?, por natureza, significa uma disposição natural, e não apenas um hábito adquirido.

Comentário de John Wesley

Entre os quais também todos nós conversamos em tempos passados ??nas concupiscências da nossa carne, cumprindo os desejos da carne e da mente; e eram por natureza filhos da ira, assim como outros.

Entre quem nós – judeus.

Além disso, anteriormente tivemos nossa conversa: fazer a vontade da carne – Em pecados graves e brutais.

E da mente – Pela maldade espiritual, diabólica. Na cláusula anterior, a carne denota toda a natureza do mal; no segundo, o corpo se opunha à alma.

E eram por natureza – Ou seja, em nosso estado natural.

Filhos da ira – Tendo a ira de Deus habitando sobre nós, assim como os gentios. Essa expressão, por natureza, ocorre também em Gálatas 4: 8 ; Romanos 2:14 ; e três vezes no décimo primeiro capítulo. Romanos 11:24 Mas, em nenhum desses lugares, significa costume ou prática, ou prática costumeira, como afirma um escritor tardio. Tampouco pode significar isso aqui, pois isso tornaria o apóstolo culpado de tautologia grosseira, já que o pecado habitual já havia sido expresso na parte anterior do versículo. Mas todas essas passagens concordam em expressar o que pertence à natureza das pessoas mencionadas.

Referências Cruzadas

Gênesis 5:3 – Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete.

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 51:5 – Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Daniel 9:5 – nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Marcos 4:19 – mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

Marcos 7:21 – Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 3:1 – Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Atos dos Apóstolos 14:16 – No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 1:24 – Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 5:12 – Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 7:18 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Romanos 11:30 – Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 2:15 – “Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Gálatas 5:16 – Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

1 Timóteo 6:9 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 2:8 – No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

1 João 2:16 – Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.

Judas 1:16 – Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *