Estudo de Romanos 6:12 – Comentado e Explicado

Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites.
Romanos 6:12

Comentário de Albert Barnes

Não peque, portanto – Esta é uma conclusão tirada do trem anterior de raciocínio. O resultado de todas essas considerações é que o pecado não deve ser sofrido para reinar em nós.

Reinar – Ter domínio; obtenha a ascendência ou regra.

No seu corpo mortal – em você. O apóstolo usa a palavra “mortal” aqui, talvez, por estas razões,

(1) Para lembrá-los da tendência da carne ao pecado e à corrupção, como equivalente a “carnal”, uma vez que a carne é freqüentemente usada para denotar más paixões e desejos (compare Romanos 7: 5 , Romanos 7:23 ; Romanos 8 : 3 , Romanos 8: 6 ); e,

(2) Lembrá-los de sua fraqueza, como o corpo era mortal, estava prestes a decair e, portanto, era passível de ser vencido pela tentação. Talvez ele também estivesse de olho na tolice de sofrer o “corpo mortal” para vencer a mente imortal e colocá-la em sujeição ao pecado e à corrupção.

Que você deve obedecê-lo – Que o pecado tenha uma ascensão que domine inteiramente sobre você e faça de você o escravo.

Nas suas concupiscências – Nos seus desejos ou propensões.

Comentário de E.W. Bullinger

mortal = sujeito a morte. Grego. thnetos. Aqui, Romanos 8:11 . 1 Coríntios 15:53 , 1 Coríntios 15:54 ; 2 Coríntios 4:11 ; 2 Coríntios 5: 4 .

que você deve obedecer = por (App-104.) obedecer. Os textos omitem “it in” e lêem “obedecem a seus desejos”.

Comentário de John Calvin

12. Não peque então , etc. Ele agora começa com a exortação, que naturalmente surge da doutrina que ele havia proferido, respeitando nossa comunhão com Cristo. Embora o pecado habite em nós, é inconsistente que seja tão vigoroso a ponto de exercer seu poder reinante; pois o poder da santificação deve ser superior a ele, para que nossa vida possa testemunhar que somos realmente os membros de Cristo. Eu já lembrei que a palavra corpo não deve ser tomada como carne, pele e ossos, mas, por assim dizer, para o conjunto do que o homem é. (191) Isso sem dúvida pode ser deduzido da passagem; pois a outra cláusula, que ele imediatamente submete a respeitar os membros do corpo, inclui também a alma: e assim, de maneira depreciativa, Paulo designa o homem terreno, porque, devido à corrupção de nossa natureza, aspiramos a nada digno de nosso original. O mesmo diz Deus em Gênesis 6: 3 ; onde ele reclama que o homem se tornou carne como os animais brutos e, portanto, não lhe permite nada além do que é terreno. Com o mesmo objetivo é a declaração de Cristo: “O que nasceu da carne é carne”. ( João 3: 6. ) Mas se alguém faz essa objeção – o caso da alma é diferente; para isso, a resposta pronta é: que em nosso atual estado degenerado, nossas almas estão presas à terra e tão escravizadas aos nossos corpos, que caíram de sua própria superioridade. Em uma palavra, diz-se que a natureza do homem é corporal, porque ele é destituído da graça celestial e é apenas uma espécie de sombra ou imagem vazia. Podemos acrescentar que Paulo diz que o corpo, por desprezo, é mortal , e isso nos ensina, que toda a natureza do homem tende à morte e à ruína. Além disso, ele dá o nome de pecado à depravação original que habita em nossos corações e que nos leva ao pecado, e da qual de fato todas as más ações e abominações surgem. No meio, entre o pecado e nós, ele coloca concupiscências, pois o primeiro tem o cargo de rei, enquanto concupiscências são seus éditos e mandamentos.

Comentário de Adam Clarke

Não peque, portanto, reinar – Esta é uma prosopopéia, ou personificação. O pecado é representado como um rei, governante ou tirano, que tem os desejos da mente e dos membros do corpo sob seu controle, de modo que, ao influenciar as paixões, ele governa o corpo. Não deixe o pecado reinar, não o deixe trabalhar; isto é, que ele não tenha lugar, nem estar em suas almas; porque, onde quer que esteja, ele governa, menos ou mais: e de fato pecado não é pecado sem isso. Como o pecado é conhecido? Pelas más influências da mente, e o mal age na vida. Mas essas influências e esses atos não provam seu domínio? Certamente, a própria existência de um pensamento maligno ao qual a paixão ou o apetite se liga, é uma prova de que ali o pecado tem domínio; pois sem domínio essas paixões não poderiam ser excitadas. Onde quer que o pecado seja sentido, aí o pecado tem domínio; pois o pecado é pecado apenas quando atua em ação ou paixão contra Deus. O pecado não pode ser uma coisa quieta: se não funcionar, não existe.

Que você deve obedecê-lo nas suas concupiscências – ??t? e? ta?? ep???µ?a?? a?t?? . Esta cláusula está faltando nos MSS mais antigos e respeitáveis. e nas versões principais. Griesbach deixou fora de seu texto; e o professor White diz: Certissime delenda : “Essas palavras certamente deveriam desaparecer”, não são necessárias para o argumento do apóstolo; bastava dizer: Não permita que o pecado reine em seus corpos mortais, para que você o obedeça. Se estiver lá, reinará ali; e seu reinado supõe, necessariamente, a sujeição daquilo em que reina. Um rei reina quando suas leis são aplicadas, e o povo as obedece. Quando não há governo executivo, não há reinado. Pode haver uma sombra real lá, mas não há rei.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:12 . Não deixe, portanto, o pecado reinar em seu corpo mortal – o pecado é aqui mencionado como pessoa; uma prosopopéia foi utilizada ao longo deste e do capítulo seguinte; o que deve ser observado se os entendermos corretamente. Ver 1 Pedro 4: 1 . O Dr. Heylin apresenta este versículo: Portanto , não permita que o pecado reine em seus corpos mortais, de modo a obedecê-lo, satisfazendo os apetites do corpo. Locke observa que a preposição e?, nos escritos do apóstolo, muitas vezes significa por; e como aqui, assim como no capítulo seguinte, Romanos 7:18 ; Romanos 7:24 e em outros lugares, ele coloca a raiz do pecado no corpo, o sentido parece ser: “Não permita que o pecado reine sobre você pelas concupiscências do seu corpo mortal”. A força do argumento de São Paulo parece ser a seguinte: “Pelo seu batismo, você está comprometido a se adaptar à morte e ressurreição de Cristo: ele morreu uma vez pelo pecado, assim você se considera morto pelo pecado: ele ressuscitou para a vida, onde ele vive inteiramente para Deus; assim, sua nova vida não deve mais estar sob a vassalagem do pecado; mas você deve viver inteiramente ao serviço de Deus, a quem você é dedicado. ”

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Não peque, portanto, reinar em seu corpo mortal, para que o obedeçam nas suas concupiscências.

Não permita que o pecado reine mesmo em seu corpo mortal – Ele deve estar sujeito à morte, mas não precisa estar sujeito ao pecado.

Referências Cruzadas

Números 33:55 – “Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar.

Deuteronômio 7:2 – e quando o Senhor seu Deus as tiver entregue a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas.

Josué 23:12 – “Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês, e se casarem com eles e se associarem com eles,

Juízes 2:3 – Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês”.

Salmos 19:13 – Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Salmos 119:133 – Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine.

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

2 Coríntios 4:11 – Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

2 Coríntios 5:4 – Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.

Gálatas 5:16 – Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

1 Tessalonicenses 4:5 – não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Tito 2:12 – Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 1:14 – Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

Judas 1:16 – Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

Judas 1:18 – Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *