Estudo de Salmos 19:13 – Comentado e Explicado

Preservai, também, vosso servo do orgulho; não domine ele sobre mim, então serei íntegro e limpo de falta grave.
Salmos 19:13

Comentário de Albert Barnes

Afaste também o teu servo – Contenha o teu servo; ou não permita que ele cometa esses pecados.

Dos pecados presunçosos – A palavra usada aqui é manifestamente projetada para permanecer em alguns aspectos em contraste com as falhas secretas mencionadas no versículo anterior. A palavra – ê zêd – significa adequadamente aquilo que está fervendo, inchando, inflando; então orgulhoso, arrogante; com a noção acessória de maldade ou impiedade sem vergonha. Gesenius, Lexicon. A palavra se orgulha no Salmo 86:14 ; ; Salmo 119: 21 , Salmo 119: 51 , Salmo 119: 69 , Salmo 119: 78 , Salmo 119: 85 , Salmo 119: 122 ; Provérbios 21:24 ; Isaías 13:11 ; Jeremias 43: 2 ; Malaquias 3:15 ; Malaquias 4: 1 . Não ocorre em outro lugar. O pensamento predominante é o do orgulho, e a referência é particularmente aos pecados que provêm da autoconfiança; de confiar na própria força. A palavra não significa pecados abertos, ou pecados flagrantes, tanto quanto aqueles que surgem da autoconfiança ou do orgulho. A oração é substancialmente para que ele possa ter uma desconfiança adequada de si mesmo e não ser deixado por uma confiança imprópria de seu próprio poder na comissão do pecado. Isso também é dito em vista da extensão e espiritualidade da lei de Deus – expressando o desejo sincero do autor do salmo de que ele não seja deixado de violar uma lei tão pura e santa.

Não tenham domínio sobre mim – não dominem sobre mim; isto é, que eles não obtenham domínio ou ascendência sobre mim. Não me torne escravo do pecado; tão sujeito a isso que dominará sobre mim. O pecado geralmente assegura esse tipo de triunfo ou domínio sobre a mente, tornando um escravo daquele que cede a ela. Só o homem piedoso é um verdadeiro homem livre. Ele é emancipado do domínio do pecado e caminha em verdadeira liberdade: ver João 8:32 , João 8:36 ; Gálatas 5: 1 .

Então ficarei de pé – hebraico: serei perfeito. Sobre o significado da palavra usada aqui, veja a nota no Salmo 19: 7 . Significa aqui que ele seria verdadeiramente um servo de Deus; ou que ele teria essa evidência de que ele era um amigo de Deus, que ele foi mantido longe da indulgência de falhas secretas e de transgressões abertas – isto é, sua piedade teria completude de partes; ou, seria demonstrado ser verdadeiro e genuíno. Não pode ser demonstrado pelo uso da palavra que ele supôs que seria absolutamente perfeito ou livre de todo pecado. Veja a nota em Jó 1: 1 .

E serei inocente – Isso não significa que ele seria absolutamente inocente ou livre de todo pecado; mas significa aqui, como é explicado na frase a seguir, que ele seria inocente da grande transgressão ou estaria livre disso.

Da grande transgressão – Margem, como em hebraico, muito. Não se refere a qualquer ofensa específica, mas significa que ele estaria livre da transgressão que existiria se não fosse purificado de falhas secretas e se não fosse impedido de pecar presunçosamente. Ele seria salvo da grande culpa que se seguiria se desse indulgência incontrolável a falhas secretas e se lhe permitisse cometer os pecados abertos que eram resultado do orgulho e da autoconfiança exagerada.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 19:13 . Afaste também o teu servo dos pecados presunçosos Embora nossos pecados sejam mais numerosos que os cabelos da nossa cabeça; todavia, existem alguns que se distinguem por uma culpa incomum e sempre estarão presentes em nossas mentes, sempre que nos aproximarmos do trono da graça para perdão. Devemos lamentar particularmente estes; contra estes devemos orar particularmente, quando buscamos a Deus por força e assistência. Nesta tensão, o santo salmista continua suas devoções. Afaste também teu servo, etc. Bispo Sherlock. Mudge faz a última cláusula, e limpa de grande deserção; e Fenwick, e é puro de grandes ofensas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19:13 . Afaste também o teu servo – hebraico, ????? , chasoch, coibir, subtrair, restringir ou retirar-se. A palavra é enfática e implica a propensão natural e grande do homem para cometer pecados intencionais, e a necessidade da graça divina, como freio, para impedir que os homens sejam cometidos. De pecados presunçosos – Tendo implorado perdão por suas falhas secretas, incluindo, provavelmente, pecados de ignorância e enfermidade; agora ora por restringir a graça, para impedi-lo de pecados cometidos consciente e deliberadamente, contra as convicções e os protestos de consciência e os movimentos do Espírito Santo de Deus. Que eles não tenham domínio sobre mim – Se a qualquer momento eu for tentado a tais pecados, Senhor, eles não prevalecerão sobre mim; e se eu cair neles, me levante rapidamente novamente. Então ficarei em pé – Isso será uma evidência da minha sinceridade, e terei esse conforto, que, embora ainda esteja cercado de muitas enfermidades, ainda assim sou uma pessoa em pé e como você não aceita. E serei inocente – hebraico, ????? , nikkeeti, serei purificado ou mantido puro, como esta palavra significa principalmente; da grande transgressão – Da culpa de tais pecados presunçosos, que são, de fato, grandes transgressões e que, se seguidos de impenitência e obstinação, você não perdoará.

Comentário de E.W. Bullinger

Manter para trás = restringir ou reter; como os movimentos dos corpos celestes são controlados. Primeira ocorrência Gênesis 20: 6 ; Gênesis 22:12 , Gênesis 22:16 ; Gênesis 39: 9 . Compare 1 Samuel 25:39 , etc.

de pecados presunçosos. Figura do discurso Hypallage. App-6. Os hebreus afastam-se presunçosos de mim.

dominar sobre = governar, como o sol e a lua governam o dia e a noite ( Gênesis 1:18 . Salmos 136: 8 , Salmos 136: 9 ).

o grande = muito.

transgressão. Hebraico. paxá “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

De pecados presunçosos – pecados cometidos não por fragilidade ou surpresa, mas aqueles que são descendentes de pensamentos, propósitos e deliberações. Pecados contra julgamento, luz e consciência. As palavras podem ser traduzidas: Preserve também o teu servo dos orgulhosos; de governadores tirânicos, ou seja, de maus espíritos – Bispo Horsley. Portanto, a maioria das versões entende o local.

Que eles não tenham domínio sobre mim – que eu nunca seja trazido ao hábito de pecar. Aquele que pecar presunçosamente em breve será endurecido pela falsidade do pecado.

Então ficarei em pé – deixe-me ser preservado de todo o mal que a arte e a malícia do diabo ou do homem trabalham contra mim, então continuarei a andar em pé, e serei inocente da grande transgressão – do pecado habitual, do pecado. apostasia, do meu pecado facilmente assolador. Aquele que seria inocente da grande transgressão, deve tomar cuidado para não se entregar a nenhuma. Veja o bispo Horne. A maioria dos homens cometeu algum pecado em particular que eles deveriam lamentar enquanto respiravam, e por causa da enormidade da qual deveriam ser humilhados para sempre.

Comentário de John Calvin

13. Afaste o teu servo também dos pecados presunçosos. Por pecados presunçosos, ele quer dizer transgressões conhecidas e evidentes, (469) acompanhadas de orgulhoso desprezo e obstinação. Pela palavra reter, ele sugere, que tal é a propensão natural da carne ao pecado, que até os próprios santos irromperiam imediatamente ou apressariam-se nela, se Deus, por sua própria tutela e proteção, não os retivesse . Deve-se observar que, embora ele se chame de servo de Deus, ele reconhece , no entanto, que precisava do freio, para que não deva arrogante e rebelde rebentar a transgressão da lei de Deus. Sendo regenerado pelo Espírito de Deus, ele gemeu, é verdade, sob o peso de seus pecados; mas ele sabia, por outro lado, quão grande é a rebelião da carne e o quanto estamos inclinados ao esquecimento de Deus, do qual procedemos desprezando sua majestade e toda impiedade. Agora, se Davi, que havia feito tanto progresso no temor de Deus, não estava além do perigo de transgredir, como o homem carnal e não renovado, em quem inúmeras concupiscências exercem domínio, poderá restringir-se e governar a si próprio? livre vontade? Vamos aprender, então, mesmo que a irregularidade de nossa carne rebelde já tenha sido subjugada pela negação de nós mesmos, a andar com medo e tremendo; pois, a menos que Deus nos restrinja, nossos corações ferverão violentamente com um desprezo orgulhoso e insolente de Deus. Este sentido é confirmado pelo motivo acrescentado imediatamente depois, de que eles podem não ter domínio sobre mim. Por essas palavras, ele declara expressamente que, a menos que Deus o ajude, ele não apenas será incapaz de resistir, mas será totalmente levado ao domínio dos piores vícios. Esta passagem, portanto, ensina-nos não apenas que toda a humanidade é naturalmente escravizada ao pecado, mas que os próprios fiéis se tornariam escravos do pecado também, se Deus não os vigiasse incessantemente para guiá-los no caminho da santidade, e fortalecê-los por perseverar nela. Há também outra lição útil que temos aqui a seguir, a saber, que nunca devemos orar por perdão, sem, ao mesmo tempo, pedir para ser fortalecido e fortalecido pelo poder de Deus no futuro, que tentações, no futuro, podem não obter vantagem sobre nós. E, embora possamos sentir em nossos corações os estímulos da concupiscência que nos incitam e nos angustiam, não devemos, por essa razão, desanimar. O remédio ao qual devemos recorrer é orar a Deus para nos restringir. Sem dúvida, Davi poderia desejar não sentir em seu coração nenhum sinal de corrupção; mas sabendo que ele nunca estaria totalmente livre dos restos do pecado, até que, após a morte, tivesse adiado essa natureza corrupta, ele ora para estar armado com a graça do Espírito Santo para o combate, para que a iniquidade não possa reinar vitoriosa sobre ele. . No final do verso, há duas coisas a serem observadas. Davi, ao afirmar que ele será reto e limpo de muita iniquidade, atribui, em primeiro lugar, a honra de preservá-lo inocente à assistência espiritual de Deus; e dependendo disso, ele confiantemente se assegura da vitória sobre todos os exércitos de Satanás. Em segundo lugar, ele reconhece que, a menos que seja auxiliado por Deus, ele será sobrecarregado com uma imensa carga e mergulhado como se fosse em um abismo sem limites de iniqüidade: pois ele diz que, auxiliado por Deus, ele ficará claro não de uma falha ou de duas, mas de muitas. Daí resulta que, assim que somos abandonados pela graça de Deus, não há nenhum tipo de pecado no qual Satanás não possa nos enredar. Que essa confissão de Davi nos acelere a seriedade na oração; pois em meio a tantas e várias armadilhas, não nos torna adormecidos ou indolentes. Novamente, deixe a outra parte do exercício do salmista predominar em nossos corações – vamos nos gabar com ele, que, embora Satanás possa nos atacar por muitos e fortes exércitos, seremos invencíveis, desde que tenhamos a ajuda de Deus e continuemos a continuar. , apesar de todas as tentativas hostis, de manter firme nossa integridade.

Comentário de John Wesley

Afaste também o teu servo dos pecados presunçosos; que eles não tenham domínio sobre mim; então ficarei em pé, e serei inocente da grande transgressão.

Presunçoso – De pecados conhecidos e evidentes, como os cometidos contra o conhecimento, contra as verificações da consciência e os movimentos do espírito de Deus.

Domínio – Se em algum momento eu for tentado por tais pecados, Senhor, eles não prevalecerão sobre mim, e se eu cair neles, me levante rapidamente novamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *