Estudo de Romanos 6:16 – Comentado e Explicado

Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça?
Romanos 6:16

Comentário de Albert Barnes

Não sabeis … – A objeção observada em Romanos 6:15 , o apóstolo responde com uma referência às leis conhecidas de servidão ou escravidão, Romanos 6: 16-20 , e mostrando que os cristãos, que haviam sido escravos do pecado, tornaram-se agora servos da justiça e, portanto, foram obrigados pelas leis adequadas de servidão a obedecer a seu novo mestre: como se ele dissesse: “Presumo que você saiba: você conhece as leis da servidão; você sabe o que é necessário nesses casos. ” Isso seria conhecido por todos os que eram senhores ou escravos, ou que haviam observado as leis e obrigações usuais de servidão.

A quem você se entrega A quem você se entrega por servidão ou obediência. O apóstolo aqui se refere à servidão voluntária; mas onde isso existia, o poder do mestre sobre o tempo e os serviços do servo era absoluto. O argumento do apóstolo é que os cristãos se tornaram servos voluntários de Deus e, portanto, eram obrigados a obedecê-lo inteiramente. A servidão entre os antigos, voluntária ou involuntária, era rígida e dava ao mestre um direito absoluto sobre seu escravo, Lucas 17: 9 ; João 8:34 ; João 15:15 . Obedecer. Ser obediente; ou com a finalidade de obedecer aos seus comandos.

A quem você obedece – A quem você está sujeito. Ou seja, você é obrigado a obedecer aos requisitos dele.

Se do pecado – A lei geral de servidão que o apóstolo agora se aplica ao caso diante dele. Se as pessoas se tornassem servas do pecado, se se entregassem à sua indulgência, elas o obedeceriam, que as conseqüências fossem o que pudessem. Mesmo com a morte, a ruína e a condenação diante deles; eles obedeceriam ao pecado. Eles dão indulgência a suas más paixões e desejos, e os seguem como servos obedientes, mesmo que os levem ao inferno. Quaisquer que sejam as consequências do pecado. todavia, quem se rende a ela deve obedecer a eles, mesmo que isso o leve à morte e ao sofrimento eterno.

Ou de obediência … – A mesma lei existe em relação à santidade ou obediência. O homem que se torna servo da santidade sentir-se-á obrigado pela lei da servidão a obedecer e a persegui-la até suas conseqüências regulares.

À justiça – À justificação; isto é, para a vida eterna. A expressão permanece contrastada com a “morte” e, sem dúvida, significa que aquele que assim se torna o servo voluntário da santidade, sentir-se-á obrigado a obedecê-la, à completa e eterna justificação e vida; compare Romanos 6: 21-22 . O argumento é extraído do que o cristão sentiria da natureza da obrigação. Ele o obedeceria a quem se dedicara.

(Isso parece implicar que justificação é o efeito da obediência. ???a??s??? Dikaiosun . De qualquer maneira, não significa justificação, mas justiça, que é, neste caso, santidade pessoal. O sentido é que, enquanto o serviço do pecado leva à morte, isso de obediência à santidade ou à retidão. Não há objeção a essa visão de que ela não preserve a antítese, pois “justificação” não é o oposto de “morte”, assim como a santidade. “Não há necessidade”, diz o Sr. Haldane, “que deveria haver uma correspondência exata nas partes da antítese, como é suposto. E há uma razão mais óbvia para que isso não ocorra. A morte é o salário do pecado, mas a vida não é o salário. de obediência. ”)

Comentário de E.W. Bullinger

servos . App-190.

obedecer = por (App-104.) obediência.

dele . . . obedeça = sois servos a quem obedeçais.

se . Grego. etoi. Uma palavra enfática. Só aqui.

Comentário de John Calvin

16. De maneira alguma: não sabeis? Isso não é uma negação simples, como alguns pensam, como se ele preferisse expressar seu repúdio a uma pergunta do que refutá-la: pois uma confusão imediatamente se segue, derivada de uma suposição contrária, e com esse objetivo: “Entre o jugo de Cristo e o pecado há tanta contrariedade que ninguém pode suportar os dois; se pecamos, nos entregamos ao serviço do pecado; mas os fiéis, ao contrário, foram resgatados da tirania do pecado, para que sirvam a Cristo; portanto, é impossível que permaneçam presos ao pecado. ” Mas será melhor examinar mais de perto o curso do raciocínio, conforme perseguido por Paulo.

A quem obedecemos , etc. Esse parente pode ser levado em um sentido causal, como costuma ser; como quando se diz: – não há nenhum tipo de crime que um parricídio não cometa, que não hesitou em cometer o maior crime de todos, e tão bárbaro que quase foi detestado até por animais selvagens. E Paulo aduz sua razão em parte dos efeitos e em parte da natureza dos correlativos. Primeiro, se eles obedecem, ele conclui que são servos, pois a obediência prova que ele, que coloca alguém em sujeição a si mesmo, tem o poder de comandar. Essa razão de serviço é do efeito, e daí surge o outro. “Se você é servo, é claro que o pecado tem domínio.”

Ou de obediência , etc. A linguagem não é estritamente correta; pois se ele desejasse ter as cláusulas correspondentes, ele teria dito: “ou de justiça para a vida” (195) Mas, como a mudança nas palavras não impede a compreensão do sujeito, ele preferiu expressar o que é a justiça pela parte. palavra obediência ; no qual, porém, existe uma metonímia, pois ela deve ser tomada pelos próprios mandamentos de Deus; e mencionando isso sem acréscimo, ele sugeriu que é somente Deus, a cuja autoridade as consciências deveriam estar sujeitas. A obediência, então, embora o nome de Deus seja suprimido, ainda deve ser referido a ele, pois não pode ser uma obediência dividida.

Comentário de Adam Clarke

A quem vocês se entregam Você pode supor que continuem sendo servos de Cristo se derem lugar ao pecado? Ele não é o mestre que executa o serviço e para quem o serviço é realizado? O pecado é o serviço de Satanás; justiça o serviço de Cristo. Se pecardes, sois servos de Satanás, e não servos de Deus.

A palavra d????? , que traduzimos servo, significa corretamente escravo; e um escravo entre gregos e romanos era considerado propriedade de seu mestre, e ele poderia dispor dele como quisesse. Sob um mau mestre, o grupo de escravos era mais opressivo e terrível; sua facilidade e conforto nunca foram consultados; ele foi tratado pior do que um animal; e, em muitos casos, sua vida dependia do mero capricho do mestre. Este estado é o estado de todo pecador pobre e miserável; ele é escravo de Satanás, e seus próprios desejos e apetites maus são seus mais cruéis mestres de tarefas. A mesma palavra é aplicada aos servos de Cristo, mais à força para mostrar que eles são propriedade de seu Mestre; e que, como ele é infinitamente bom e benevolente, portanto, seu serviço deve ser a perfeita liberdade. De fato, ele não exerce nenhuma obediência deles, a qual não recorre à sua vantagem eterna; pois esse mestre não tem interesse próprio em garantir. Veja em Romanos 1: 1 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:16 . Obediência Aquilo que ele chama aqui simplesmente obediência; em outros lugares, ele chama obediência da fé e obediência de Cristo; significando uma recepção do Evangelho de Cristo. O apóstolo explica as obrigações dos cristãos gentios em seu estado atual, em oposição ao estado gentio ou pagão, no caso de escravos, na época bem entendido em todo o mundo. Um servo ou escravo era propriedade de seu senhor, uma parte de seus bens, que ele poderia manter por toda a vida, vender para outro mestre ou manobrar e libertar, como quisesse. Conseqüentemente, o servo deve ser empregado, pois o mestre sob o qual ele estava era bom ou ruim; e deve se comportar de acordo com o fato de seu mestre ser rico ou pobre, de boa índole ou grosseiro, mesquinho ou liberal: e ser libertado de um mau mestre e colocado nas mãos de um bom, amável e generoso, deve ser um alteração muito desejável e feliz em suas circunstâncias. Veja Locke.

Comentário de Scofield

pecado pecado.

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Referências Cruzadas

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

João 8:34 – Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

2 Pedro 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *