Estudo de Josue 24:15 – Comentado e Explicado

Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor.
Josue 24:15

Comentário de Albert Barnes

Escolha – O serviço de Deus com sinceridade e verdade só pode resultar de uma aliança livre e voluntária do coração. Isso é o que Josué convida, como Moisés havia feito antes dele ( Deuteronômio 30:15 e segs).

Comentário de Thomas Coke

Ver. 15. E se lhe parece mau servir ao Senhor, etc. – Satisfeitos por os israelitas, como nação, estarem muito longe de cair no ateísmo ou de serem avessos a servir a Deus; Josué não pode considerá-los tão cegos e ingratos que desejam servir a outro Deus que não seja Jeová. Este, e nada mais, é o seu significado neste lugar. Ele fala como um orador; ele os convida a escolher, simplesmente porque supõe a escolha já feita. Como se ele tivesse se dirigido aos israelitas assim: “Afaste de você todo objeto de idolatria, e decida apenas servir ao Senhor. Ah! A quem você servirá, fale abertamente, a quem você servirá, se recusar a Ele sua homenagem? Onde você poderia esperar encontrar um deus digno de ser comparado a ele? Se a adoração daqueles deuses que seus antepassados ??adoravam além do Eufrates tem a sanção da antiguidade, você sabe, por outro lado, que Abraão abjurou abertamente essa adoração; de coração renunciou a esses ídolos, e que, tirando a bênção do Altíssimo, obteve da sua munificência, como herança, o país do qual agora se apossou.Quanto aos deuses dos amorreus, eu sei que você está convencido de quão desprezíveis são aqueles ídolos impotentes, cujos adoradores você subjugou. Faça sua escolha, no entanto. Nada deve ser mais livre do que a preferência dada a uma religião. Mas saiba, ó israelitas, que a escolha de Josué não permanece mais a ser feito; eu e minha casa, eu e toda a minha família, se eu sou dono dela, servirei ao Senhor; e permanecerá fiel a ele até a morte “.

Comentário de Adam Clarke

will serve – Joshua well knew that all service that was not free and voluntary could be only deceit and hypocrisy, and that God loveth a cheerful giver. Escolha você hoje em quem você servirá – Josué bem sabia que todo serviço que não era gratuito e voluntário poderia ser apenas engano e hipocrisia, e que Deus ama um doador alegre. Ele, portanto, convida o povo a fazer sua escolha, pois Deus mesmo não os forçaria – eles devem servi-lo de todo o coração, se o serviram. Quanto a si e à família, ele lhes mostra que a escolha deles já estava fixa, pois eles haviam tomado a Jeová como parte deles.

Comentário de John Wesley

E se te parecer mau servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem servireis; se os deuses que vossos pais serviam que estavam do outro lado do dilúvio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas quanto a mim e a minha casa, serviremos ao Senhor.

Pareça mal – injusto, irracional ou inconveniente.

Escolham – Não que ele os deixe em liberdade, se serviriam a Deus ou a ídolos; pois Josué não tinha esse poder, nem podia dar a nenhum outro; e ele e eles foram obrigados, pela lei de Moisés, a prestar sua adoração a Deus somente e a tolerar toda idolatria em si mesmos, e a punir severamente em outros; mas é uma poderosa insinuação, pela qual ele implica, que a adoração a Deus é tão altamente razoável, necessária e benéfica; e o serviço dos ídolos tão absurdo, vaidoso e pernicioso, que se fosse deixado livre para todos os homens fazerem a sua escolha, todo homem em seu juízo perfeito precisa recorrer ao serviço de Deus, antes do ídolo; e provoca-os a se ligarem mais rápido a Deus por sua própria escolha.

Ele vai – Mas saiba disso, se todos vocês devem ser tão tímidos e brutais, a ponto de preferir ídolos sem sentido e impotentes, diante do Deus vivo e verdadeiro, é meu firme propósito que eu irei, e meus filhos e servos (como na medida em que eu possa influenciá-los) deve ser constante e fiel ao Senhor. E isso, o que quer que os outros façam. Os que decidem servir a Deus não devem começar a ser singulares nele. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente e devem fazer, não como a maioria, mas como os melhores.

Comentário de John Calvin

15. E se isso lhe parecer ruim, etc. Parece que Josué estava prestando pouca atenção ao que se torna um líder honesto e de bom coração. Se o povo havia abandonado a Deus e perseguido ídolos, era seu dever infligir punição à sua revolta ímpia e abominável. Mas agora, dando-lhes a opção de servir a Deus ou não, assim como eles escolhem, ele afrouxa as rédeas, e lhes dá licença para correrem audaciosamente para o pecado. O que se segue é ainda mais absurdo, quando ele lhes diz que eles não podem servir ao Senhor, como se ele estivesse realmente desejoso de um propósito definido, que os impelisse a sacudir o jugo. Mas não há dúvida de que sua língua foi guiada pela inspiração do Espírito, despertando e revelando seus sentimentos. Pois quando o Senhor coloca os homens sob sua autoridade, eles geralmente estão dispostos o suficiente a professar zelo pela piedade, embora se afastem instantaneamente dela. Assim eles constroem sem fundamento. Isso acontece porque eles não desconfiam tanto de suas próprias fraquezas quanto deveriam, nem consideram o quão difícil é se vincular totalmente ao Senhor. Portanto, é necessário um exame sério, para que não sejamos carregados por algum movimento vertiginoso e, portanto, fracassemos em nossas primeiras tentativas. (201) Com esse plano, Josué, por meio de provação, emancipa os judeus, tornando-os, por assim dizer, seus próprios senhores, e livres para escolher a que Deus eles estão dispostos a servir, não com o objetivo de retirá-los do religião verdadeira, como eles já estavam muito inclinados a fazer, mas para impedi-los de fazer promessas imprudentes, que eles logo violariam logo. Pois o verdadeiro objetivo de Josué era, como veremos, renovar e confirmar a aliança que já havia sido feita com Deus. Não sem causa, portanto, ele lhes dá liberdade de escolha, para que depois não possam fingir estar sob compulsão, quando se vinculam por seu próprio consentimento. Enquanto isso, para impressioná-los com um sentimento de vergonha, ele declara que ele e sua casa perseverarão na adoração a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Josué 24:15 . Pareça mal – injusto, irracional ou inconveniente. Escolha ye – Não que ele os deixe em liberdade, se serviriam a Deus ou a ídolos; pois Josué não tinha esse poder, nem podia dar a nenhum outro; e ele e eles foram obrigados, pela lei de Moisés, a prestar sua adoração a Deus somente e a tolerar toda idolatria em si mesmos, e a punir severamente em outros; mas suas palavras são uma poderosa insinuação, o que implica que o culto a Deus é tão altamente razoável, necessário e benéfico, e o serviço dos ídolos é tão absurdo, vaidoso e pernicioso, que se fosse deixado livre para todos os homens escolha, todo homem de bom senso precisa escolher o serviço de Deus antes do ídolo. E ele os provoca a se ligarem mais rápido a Deus por sua própria escolha. Serviremos ao Senhor – Mas saiba disso, se todos vocês forem tão mesquinhos e brutais a ponto de preferir ídolos sem sentido e impotentes diante do Deus vivo e verdadeiro, é meu firme propósito que eu irei, e meus filhos e servos (até onde como posso influenciá-los) será constante e fiel ao Senhor. E isso, o que quer que os outros façam. Aqueles que decidem servir a Deus não devem começar a ser singulares nela. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente e devem fazer, não como a maioria, mas como os melhores .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

Exodo 23:24 – Não se curvem diante dos deuses deles, nem lhes prestem culto, nem sigam as suas práticas. Destruam-nos totalmente e quebrem as suas colunas sagradas.

Exodo 23:32 – Não façam aliança com eles nem com os seus deuses.

Exodo 34:15 – “Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios

Deuteronômio 13:7 – deuses dos povos que vivem ao seu redor, quer próximos, quer distantes, de um ao outro lado da terra —

Deuteronômio 29:18 – Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, do nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo.

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

Juízes 6:10 – E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos’ “.

Rute 1:15 – Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! “

1 Reis 18:21 – Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.

Salmos 101:2 – Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.

Salmos 119:111 – Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.

Ezequiel 20:39 – ” ‘Quanto a vocês, ó nação de Israel, assim diz o Soberano Senhor: Vão prestar culto a seus ídolos, cada um de vocês! Mas depois disso vocês certamente me ouvirão e não profanarão mais o meu nome santo com as suas ofertas e com os seus ídolos.

João 6:67 – Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir? “

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *