Estudo de João 6:67 – Comentado e Explicado

Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos?
João 6:67

Comentário de Albert Barnes

Os doze – Os doze apóstolos.

Você também irá embora? Muitos apostataram, e era natural agora que Jesus submetesse a pergunta aos doze. “Você, a quem eu escolhi, a quem concedeu o apostolado e quem viu as evidências do meu Messias, agora também me deixará?” Era a hora de experimentá-los; e sempre é hora de experimentar cristãos de verdade quando muitos discípulos professos ficam com frio e voltam; e então podemos supor que Jesus se dirigiu a nós e disse: Você também irá embora! Observe aqui, foi submetido à sua escolha. Deus não obriga ninguém a permanecer com ele contra a vontade deles, e a pergunta em tempos difíceis é submetida a todo homem se ele irá ou não desaparecer.

sa40

Comentário de E.W. Bullinger

Você também irá embora? = Certamente também não (grego. Eu. App-105) deseja (App-102) ir embora? Implicando uma resposta negativa,

Comentário de John Calvin

67. Jesus disse aos doze. Como a fé dos apóstolos pode ser grandemente abalada, quando viram que eram um remanescente tão grande de uma grande multidão, Cristo dirige seu discurso a eles e mostra que não há razão para que se deixem apressar por a leveza e a instabilidade dos outros. Quando ele pergunta se eles também desejam ir embora, ele o faz para confirmar a fé deles; pois, exibindo para eles, para que fiquem com ele, ele também os exorta a não se tornarem companheiros de apóstatas. E, de fato, se a fé for fundada em Cristo, ela não dependerá dos homens e nunca vacilará, embora deva ver o céu e a terra se misturando. Também devemos observar essa circunstância: Cristo, quando privado de quase todos os seus discípulos, retém apenas os doze , da mesma maneira que Isaías foi anteriormente ordenado a:

atar o testemunho e selar a lei entre os discípulos,
( Isaías 8:16 .)

Por tais exemplos, todos os crentes são ensinados a seguir a Deus, mesmo que ele não deva ter companheiro.

Comentário de Adam Clarke

Você também irá sempre? Ou, você também deseja, etc. Essas palavras são muito enfáticas. Você vai me abandonar? – você, a quem eu distingui com inúmeras marcas de minha afeição – você, a quem escolhi do mundo para ser meus companheiros, – você, a quem revelei os segredos do mundo eterno – você, que foram testemunhas de todos os meus milagres – você, a quem pretendo sentar comigo no meu trono em glória; você vai embora? Leitor, em que estado você está? Você voltou de Cristo ou está voltando? Você vai? Tu, a quem ele redimiu por seu sangue – tu, a quem ele sustentou por seu poder e alimentou por sua providência – tu, em cuja alma ferida ele derramou o bálsamo da perdão da misericórdia – tu, a quem ele adotou no céu família – tu, a quem ele consolou em tantas tribulações e adversidades – tu, cujas ofensas multiplicadas ele perdoou livre e totalmente; você vai embora?

Comentário de Thomas Coke

João 6: 67-69 . Então disse Jesus aos doze, etc. – Na ocasião deste grande apostolado, entre os discípulos, nosso Senhor, para a prova da fé dos doze apóstolos, e para lhes dar uma oportunidade adequada de professá-la, disse, de maneira afetuosa e comovente. Maneira para com eles, Veja quantos me abandonaram! Você também seguirá o exemplo deles? diga-me quais são os pensamentos e propósitos de seus corações sobre esse assunto. Então São Pedro respondeu, em nome de todos, como na caridade, acreditando que eles eram da mesma forma consigo mesmo: “Senhor, tudo o que os outros fazem, não ousamos pensar em deixar-te: para quem devemos ou podemos ir, com segurança e vantagem, mas a ti? iremos ao mundo? que nunca pode ser uma porção satisfatória para nós: iremos ao serviço do pecado? que certamente nos arruinaria: iremos aos escribas e fariseus “eles nos enganariam e nos enganariam: iremos a algum esquema próprio ou de outros que nos moldem, para a felicidade? eles certamente nos desapontarão: devemos ir a Moisés e confiar na justiça da lei? ele não poderia ajudar nós, mas nos enviaria de volta a ti: ou iremos a João Batista? Ele já nos entregou a ti: és tu, e somente tu, quem ensina a verdadeira doutrina da vida eterna, e é capaz e disposto para nos dar vida, como tu mesmo nos disseste neste discurso: estamos, portanto, determinados a nos apegar a ti. já visto de ti, ouvido e aprendido, e sentido de ti, cremos firmemente e estamos plenamente satisfeitos de que tu és o verdadeiro pão da vida, mesmo o prometido Messias a quem esperávamos, e aquele eterno Filho do único vivo e verdadeiro Deus, que, como Pessoa Divina, desce do céu “. Deus é denominado Deus vivo, não para distinguir a natureza do Pai da natureza do Filho, mas a natureza do Deus verdadeiro e a de todos os deuses falsos; e Cristo é chamado, por meio de eminência e propriedade peculiar, o Filho deste Deus vivo, a íntimo de que ele, como o Filho, participa da mesma vida e perfeições divinas com seu Pai.

Referências Cruzadas

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

Rute 1:11 – Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

2 Samuel 15:19 – O rei disse então a Itai, de Gate: “Por que você está indo conosco? Volte e fique com o novo rei, pois você é estrangeiro, um exilado de sua terra.

Lucas 14:25 – Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *