Estudo de Ezequiel 20:39 – Comentado e Explicado

Quanto a vós, israelitas, eis o que diz o Senhor: ide, servi cada um de vós aos ídolos! Depois disso juro que me escutareis, e não profanareis o meu santo nome por vossas oferendas e vossos ídolos.
Ezequiel 20:39

Comentário de Albert Barnes

Ironia forte. Alguns preferem outra tradução: “Ide, sirva a cada um de seus ídolos; no entanto, daqui em diante certamente me ouvirá, e não poluirá meu Santo Nome, etc.” Dessa maneira, este versículo é introdutório ao que se segue.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 20:39 . Ide, sirva, etc. – Ide, e tira todos os seus ídolos; e se depois não me deres ouvidos, certamente não poluirás mais o meu santo nome, etc. Houbigant, que, em vez de, Toda a casa de Israel, todos eles na terra, no versículo seguinte, lê: Toda a casa de Israel de todas as terras.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 20: 39-43 . Quanto a você, ó casa de Israel Como, no auge da vingança de Deus pelos pecados deste povo rebelde, a perspectiva distante sempre terminava em misericórdia; então, com misericórdia e promessa de tempos melhores, toda essa cena profética está fechada; para que aqueles a quem se dirige não sejam, por mais criminosos, deixados em estado de desespero absoluto, mas tenham alguma sombra de repouso na perspectiva de paz e tranquilidade futuras. Por enquanto, voltando-se novamente para essas perguntas temporárias depois de Deus, o profeta lhes dirige: Quanto a você, ó casa de Israel, etc. tanto quanto a dizer: “Não continue mais nesta adoração dividida; não entre mais duas opiniões: se Baal é seu Deus, sirva-o; se o Deus de Israel, então sirva apenas a ele”. A razão segue, Ezequiel 20: 40-43 . Pois na minha montanha sagrada, etc. isto é, “Pois então, uma nova ordem das coisas começará. Meu povo, após o retorno do cativeiro, será tão avesso à idolatria, como até então era propenso a isso; e a memória de suas loucuras anteriores fará eles se detestam à sua própria vista. “ Mas a profecia, duvido que não, também tem uma referência à restauração final dos judeus como preparação para o reino universal de Cristo.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 20:39 . Quanto a você, ó casa de Israel, ide, serve, etc. – Vá no momento e sirva seus ídolos; persistir em suas idolatria, de acordo com a obstinação de seus corações. Uma concessão indignada. E também daqui em diante, se não me derem ouvidos – E continuar a fazê-lo se você estiver decidido a não fazer de acordo com meus mandamentos, ou a me adorar como eu designei. Mas poluirás o meu santo nome, não mais, & c. – Enquanto vocês são tão idólatras, deixem de levar meu nome em seus lábios. Em outras palavras, enquanto você oferece seus dons e imola seus filhos a ídolos, não se chamam mais meus servos, nem fingem pagar suas devoções no meu templo e, assim, reprovam meu nome e adoração.

Comentário de Adam Clarke

Ide, sirva a cada um seus ídolos – Assim, Deus lhes deu estatutos que não eram bons, e julgamentos pelos quais eles não poderiam viver, permitindo-lhes seguir seu próprio caminho, servir seus deuses e seguir as máximas e ritos de que adoração abominável.

Comentário de E.W. Bullinger

Ide, etc. Figura do discurso Eironeia. App-6, ironia divina.

cada um = todo homem, como nos versículos: Ezequiel 20:20 , Ezequiel 20: 7-8 .

mas : ou ainda. piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de John Calvin

Agora, novamente, Deus testemunha expressamente que ele rejeita os israelitas porque eles infectaram a adoração pura da lei com suas misturas; pois dissemos que eles foram enganados por uma imaginação vã quando pensaram que Deus estava satisfeito com sua obediência, enquanto o adoravam apenas com o coração. Quando reuniram ficções, pensaram que essa diligência seria agradável a Deus, porque professavam reconhecer o verdadeiro Deus como seu redentor. Aqui, novamente, ele anuncia que rejeita toda a adoração, já que desejava ter todo o afeto e não admitir rival: Agora, diz ele , ó casa de Israel, assim diz Jeová: Vai a cada um de vocês e sirva a seus ídolos , como se ele os rejeitasse de sua família. E, no entanto, vemos que eles estavam sempre sob seu domínio; e assim surge algum tipo de inconsistência quando Deus os rejeita de seu domínio, e ainda os retém como seu direito. Mas a liberdade que agora é concedida é mostrar a eles que é em vão adorar a Deus pela metade.

Essa passagem é particularmente notável, pois, neste momento, muitos são enganados, enquanto descansam em suas próprias invenções, e pensam que melhor cumprem seu dever para com Deus quando parcialmente obedecem a seus mandamentos, e depois acumulam um grande monte de superstições, em parte recebidos de seus pais e parcialmente fabricados por eles mesmos. Mais uma vez, dificilmente será encontrado um em cem que não considera melhor parcialmente adorar a Deus do que dedicar-se inteiramente a ídolos; e isso realmente é verdade no que diz respeito ao homem; pois a impiedade é mais repugnante e detestável quando os homens rejeitam abertamente a Deus, se divorciam dele e se dedicam aos ídolos, do que se em parte adorassem a Deus e em parte aos ídolos. Mas, enquanto isso, vemos que Deus declara que ele não pode suportar essa profanação; e devemos observar diligentemente a razão que é adicionada; pois quando a impiedade grosseira e palpável é cedida, o nome de Deus não é tão profanado como quando homens inteligentes reconciliam a adoração pura de Deus com superstições: e por esse motivo, aquela monstruosa indecisão (292) era aos olhos de Deus pior do que o papado; e porque pois, embora os papistas profanem o nome de Deus, ainda assim sua loucura é tão detectada no momento, que parece abertamente que eles são idólatras; mas essa invenção misturou escuridão com luz e infectou a doutrina pura com o fermento. Mas Deus aqui exclama que ele não poderia suportar esse engano quando os homens professam adorá-lo, pois eles se contaminam com superstições, pois a profanação é adicionada à impiedade, e ambos são o resultado da hipocrisia. O resto amanhã.

Comentário de John Wesley

Quanto a ti, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, servi a todos os seus ídolos, e também a seguir, se não me deres ouvidos; mas polui o meu santo nome não mais com vossos dons e vossos ídolos.

Mas polua – Mas enquanto vocês são idólatras, deixem de levar meu nome em seus lábios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *