Estudo de João 6:68 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
João 6:68

Comentário de Albert Barnes

Simão Pedro respondeu: com ardor e prontidão característicos. Pedro era provavelmente um dos mais antigos apóstolos, e seu caráter era o primeiro e mais ardente em suas profissões.

Para quem iremos – Isso implicava sua firme convicção de que Jesus era o Messias e que somente ele era capaz de salvá-los. É uma das nobres confissões de Pedro – os sussurros instintivos de um coração piedoso e de amor ardente. Não havia mais ninguém que pudesse ensiná-los. Os fariseus, os saduceus e os escribas eram corruptos e incapazes de guiá-los corretamente; e, embora as doutrinas de Jesus fossem misteriosas, elas eram as únicas doutrinas que poderiam instruí-las e salvá-las.

Tu tens … – O significado disso é que tu ensinas as doutrinas que levam à vida eterna. E com isso podemos aprender:

1. que devemos esperar que algumas das doutrinas da Bíblia sejam misteriosas.

2. que, embora sejam difíceis de entender, não devemos, portanto, rejeitá-los.

3. que nada seria ganho ao rejeitá-los. O ateu, o infiel, ou o filósofo, acredita ou professa acreditar, proposições tão misteriosas quanto qualquer outra na Bíblia.

4.que o homem pobre, perdido e pecador não tem outro lugar a não ser Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida, e se o pecador se comprometer com outra maneira, ele vagará e morrerá.

5. Devemos, portanto, de forma alguma abandonar os ensinamentos do Filho de Deus. As palavras que ele fala são espírito e são vida.

Comentário de John Calvin

68. Simão Pedro, portanto, respondeu. Pedro responde aqui em nome de todos, como em outras ocasiões; porque todos eles tinham a mesma opinião, exceto que em Judas não havia sinceridade. Esta resposta contém duas cláusulas; pois Pedro primeiro declara a razão pela qual ele adora alegremente a Cristo, juntamente com seus irmãos; a saber, porque eles sentem que sua doutrina é saudável e vivaz; e, em segundo lugar, ele reconhece que a quem quer que fossem, se deixassem Cristo, restava para eles nada além da morte.

Tu tens as palavras da vida eterna. Quando ele diz as palavras da vida , pela frase da vida , ele quer dizer acelerar , usando o caso genitivo em vez do adjetivo, que é um modo de expressão muito comum entre os hebreus. É um elogio notável concedido ao Evangelho, que nos administra a vida eterna , como Paulo testemunha, que

é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
( Romanos 1:16 .)

É verdade que a Lei também contém vida , mas, por denunciar contra todos os transgressores (177) a condenação da morte eterna, nada pode fazer senão matar. Amplamente diferente é a maneira pela qual a vida nos é oferecida no Evangelho, ou seja, quando Deus nos reconcilia consigo mesmo através da graça gratuita, não imputando nossos pecados ( 2 Coríntios 5:19 .) Não é uma afirmação comum que Pedro faz a respeito de Cristo, quando ele diz que tem as palavras da vida eterna; mas ele atribui isso a Cristo como pertencendo somente a ele. Daí segue a segunda declaração que eu olhei há pouco, que assim que eles se afastam de Cristo, resta para eles em toda parte nada além da morte. Certa destruição, portanto, aguarda todos os que, não satisfeitos com aquele Mestre, voam para as invenções dos homens.

Comentário de Adam Clarke

Simão Pedro respondeu – Com seu habitual zelo e prontidão, falando em nome do todo, a quem iremos? Onde encontraremos um mestre mais gracioso – um Redentor mais poderoso – um Salvador mais adequado? Tu sozinho tens as palavras da vida eterna. Ninguém pode ensinar a doutrina da salvação senão a si mesmo; e ninguém pode conferir o dom da vida eterna, senão tu sozinho. Leitor, deixe-me perguntar: para onde você vai? O mundo – o diabo – a carne – tem as palavras da vida eterna? Estás virando as costas para Deus e Cristo? Para os teus serviços zelosos, o que Satanás tem para te dar? Morte! inferno! e miséria eterna! O pare! Apegue-se a Jesus; ele te dará a felicidade que, em vão, tu procuras nos prazeres do pecado.

Comentário de John Wesley

Simão Pedro respondeu: Senhor, a quem iremos? tu tens as palavras da vida eterna.

Tu tens as palavras da vida eterna – Tu, e só tu, falas as palavras que mostram o caminho para a vida eterna.

Referências Cruzadas

Salmos 73:25 – A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 5:20 – disse: “Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida”.

Atos dos Apóstolos 7:38 – Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *