Estudo de João 5:24 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.
João 5:24

Comentário de Albert Barnes

Aquele que ouve a minha palavra – “ouvir” neste lugar, evidentemente denota não o ato externo de ouvir, mas receber de maneira adequada; sofrer para causar uma boa impressão na mente; obedecer. A palavra “ouvir” é freqüentemente usada neste sentido, Mateus 11:15 ; João 8:47 ; Atos 3:23 . Muitas pessoas externamente ouvem o evangelho que não o entende nem o obedece.

Minha palavra – minha doutrina, meu ensino. Tudo o que Jesus ensinou sobre Si mesmo, bem como sobre o Pai.

Sobre aquele que me enviou – Sobre o Pai, que, no plano da redenção, é representado como “enviando” seu Filho para salvar os homens. Ver João 3:17 . A fé em Deus, que enviou seu Filho, é aqui representada como estando conectada à vida eterna; mas não pode haver fé naquele que “enviou” seu Filho, sem fé também naquele que é “enviado”. A crença de uma das verdadeiras doutrinas da religião está conectada e levará à crença de todos.

Vida eterna – O estado do homem por natureza é representado como morte no pecado, Efésios 2: 1 . A religião é o oposto disso, ou é “vida”. Os “mortos” não consideram nada. Eles não são afetados pelos cuidados, prazeres, divertimentos do mundo. Eles não ouvem nem a voz da alegria nem o passo dos vivos sobre suas sepulturas. O mesmo acontece com os pecadores. Eles não se importam com as coisas da religião. Eles não ouvem a voz de Deus; eles não vêem sua beleza; eles não se importam com as ameaças dele. Mas religião é “vida”. O cristão vive com Deus, sente e age como se houvesse um Deus. A religião, e suas bênçãos aqui e no futuro, são a mesma coisa. A felicidade do céu é viver para Deus – sendo sensível à sua presença, glória e poder – e se regozijando nisso. Não haverá mais “morte” lá, Apocalipse 21: 4 . Essa “vida” ou essa religião, seja na terra ou no céu, é a mesma – as mesmas alegrias estendidas e expandidas para sempre. Portanto, quando um homem é convertido, diz-se que ele “tem” a vida eterna; não apenas deve ter, mas já está de posse daquela vida ou felicidade que será eterna. É a vida iniciada, expandida, amadurecendo para o céu. Ele já entrou em sua herança – aquela herança que é eterna.

Não entrará em condenação – Ele estava por natureza sob condenação. Ver João 3:18 . Aqui se declara que ele não retornará a esse estado ou não será novamente condenado. Essa promessa é certa; é feito pelo Filho de Deus, e não há ninguém que possa arrancá-los da sua mão, João 10:28 . Compare as notas em Romanos 8: 1 .

Mas é passado da morte para a vida – “passou” de um estado de morte espiritual para a vida do cristão. A palavra traduzida como “passou” seria melhor expressa por “passou”. Isso implica que ele fez isso voluntariamente; que ninguém o compeliu; e que a passagem é feita para a vida “eterna”. Porque Cristo é o autor desta vida na alma, ele é chamado de “Vida” João 1: 4 ; e como ele “sempre” existiu e é a Fonte de “toda a vida”, ele é chamado de “vida eterna”, 1 João 5:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

palavra. Grego. logotipos. Veja nota em Marcos 9:32 .

crer . Veja App-150.

eterno. Aionios gregos . App-161.

vida . Veja a nota em João 1: 4 .

condenação = julgamento, como em João 5:22 .

é = tem.

from = fora de. Grego. ek. App-104.

até . O mesmo que “em” , acima.

Comentário de John Calvin

24. Quem ouve a minha palavra. Aqui é descrito o modo e o modo de honrar a Deus, para que ninguém possa pensar que consiste apenas em qualquer performance externa ou em cerimônias frívolas. Pois a doutrina do Evangelho parece um cetro para Cristo, pelo qual ele governa os crentes a quem o Pai fez seus súditos. E essa definição é eminentemente digna de nota. Nada é mais comum que uma falsa profissão do cristianismo; pois até os papistas, que são os mais inveterados inimigos de Cristo, se gabam da maneira mais presunçosa de seu nome. Mas aqui Cristo exige de nós outra honra senão obedecer ao seu Evangelho. Portanto, toda a honra que os hipócritas conferem a Cristo é apenas o beijo de Judas, pelo qual ele traiu seu Senhor. Embora possam chamá-lo cem vezes de rei, eles o privam de seu reino e de todo poder, quando não exercem fé no evangelho.

Tem vida eterna. Por essas palavras, ele também elogia o fruto da obediência, para que estejamos mais dispostos a prestá-lo. Pois quem deveria ser tão endurecido a ponto de não se submeter voluntariamente a Cristo, quando a recompensa da vida eterna lhe é oferecida? E, no entanto, vemos quão poucos existem a quem Cristo ganha para si mesmo com tanta bondade. Tão grande é a nossa depravação que preferimos perecer por nossa própria vontade do que nos render a obedecer ao Filho de Deus, para que sejamos salvos por sua graça. Ambos, portanto, estão aqui incluídos por Cristo – o manto de adoração devota e sincera que ele exige de nós, e o método pelo qual ele nos restaura à vida. Pois não seria suficiente entender o que ele ensinou anteriormente, que ele veio ressuscitar os mortos , a menos que também soubéssemos como ele nos restaura a vida. Agora ele afirma que a vida é obtida ouvindo sua palavra, e pela palavra ouvir ele significa , como ele imediatamente declara. Mas a fé tem seu lugar não nos ouvidos, mas no coração. De onde a fé deriva tanto poder, explicamos anteriormente. Sempre devemos considerar o que o Evangelho nos oferece; pois não precisamos nos perguntar que quem recebe a Cristo com todos os seus méritos é reconciliado com Deus e absolvido da condenação da morte; e que aquele que recebeu o dom do Espírito Santo está vestido com uma justiça celestial, para andar em novidade de vida ( Romanos 6: 6 ). A cláusula que é adicionada, crê naquele que o enviou, serve para confirme a autoridade do Evangelho: quando Cristo testifica que ele veio de Deus, e não foi inventado pelos homens, como ele em outros lugares diz que o que ele fala não é de si mesmo , mas foi entregue a ele pelo Pai ( João 7:16). .)

E não entrará em condenação. Existe aqui um contraste implícito entre a culpa pela qual todos somos naturalmente responsáveis ??e a absolvição incondicional que obtemos por meio de Cristo; pois, se todos não eram passíveis de condenação, que propósito serviria para libertar aqueles que crêem em Cristo? O significado, portanto, é que estamos além do perigo da morte, porque somos absolvidos pela graça de Cristo; e, portanto, embora Cristo nos santifique e nos regenere, por seu Espírito, à novidade de vida, ainda aqui ele menciona especialmente o perdão incondicional dos pecados, no qual somente a felicidade dos homens consiste. Pois então um homem começa a viver quando Deus se reconcilia com ele; e como Deus nos amaria se ele não perdoasse nossos pecados?

Mas já passou. Algumas cópias em latim têm esse verbo no futuro, passará da morte para a vida ; mas isso surgiu da ignorância e do desprezo de alguém que, não entendendo o significado do evangelista, tomou mais liberdade do que deveria; pois a palavra grega µetaß?ß??e (já passou ) não tem ambiguidade. Não há impropriedade em dizer que já passamos da morte para a vida ; pois a semente incorruptível da vida ( 1 Pedro 1:23 ) reside nos filhos de Deus, e eles já se sentam na glória celestial com Cristo pela esperança ( Colossenses 3: 3 ) e têm o reino de Deus já estabelecido dentro eles ( Lucas 17:21 .) Porque, embora a vida deles seja oculta , eles não deixam de possuí-la pela fé; e apesar de estarem sitiados de todos os lados pela fé, eles não deixam de se acalmar por esse motivo, porque sabem que estão em perfeita segurança pela proteção de Cristo. No entanto, lembremo-nos de que os crentes estão agora na vida de tal maneira que sempre carregam consigo a causa da morte; mas o Espírito, que habita em nós, é a vida , que por fim destruirá os restos da morte ; pois é um verdadeiro ditado de Paulo, que

a morte é o último inimigo que será destruído,
( 1 Coríntios 15:26 .)

E, de fato, esta passagem não contém nada que se relacione com a destruição completa da morte ou com toda a manifestação da vida. Mas, embora a vida seja apenas iniciada em nós, Cristo declara que os crentes têm tanta certeza de obtê-la, que não devem temer a morte ; e não precisamos nos surpreender com isso, uma vez que estão unidos àquele que é a fonte inesgotável da vida .

Comentário de Adam Clarke

Aquele que ouve minha palavra – minha doutrina – e crê naquele que me enviou – aquele que credita minha missão divina, que eu vim dar luz e vida ao mundo pela minha doutrina e morte – tem a vida eterna – a semente disso. a vida é semeada em seu coração no momento em que ele acredita – e não entrará em condenação, e?? ???s?? , em julgamento – aquilo que rapidamente virá nesta raça incrédula; e aquilo que dominará os ímpios no grande dia.

Mas é passado da morte para a vida – ?etaßeß??e? , Mudou seu país ou local de residência. A morte é o país onde vive toda alma sem Cristo. O homem que não conhece a Deus vive uma vida moribunda ou uma morte viva; mas quem crê no Filho de Deus passa do império da morte para o império da vida. Leitor! você nasceu na morte: você ainda mudou o lugar da sua residência natural? Lembre-se de que viver em pecado é viver em morte; e aqueles que vivem e morrem assim morrerão eternamente.

Comentário de Thomas Coke

João 5:24 . Tem vida eterna : “Ele já tem direito a ela; sim, já está iniciado em sua alma; e, se for fiel à morte, logo a possuirá em plena perfeição, e não entrará em condenação por qualquer ofensas anteriores; mas ele passou do estado de morte em que os homens estão naturalmente, para um estado de vida e felicidade “.

Comentário de John Wesley

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação; mas é passado da morte para a vida.

E não entra em condenação – A menos que ele faça naufrágio da fé.

Referências Cruzadas

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

João 8:51 – Asseguro-lhes que, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 11:26 – e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? “

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 10:11 – Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

1 Tessalonicenses 5:9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *