Estudo de João 6:47 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
João 6:47

Comentário de E.W. Bullinger

possui = possui. Não, é claro, em si mesmo (ou ele nunca iria morrer), mas pela fé em Cristo.

Comentário de John Calvin

47. Quem crê em mim. Esta é uma explicação da afirmação anterior. Pois somos ensinados por essas palavras que é quando cremos em Cristo que Deus nos é conhecido; pois então começamos a ver, como em um espelho ou em uma imagem brilhante e viva, Deus que antes era invisível. Maldito seja tudo o que nos é declarado a respeito de Deus, se não nos levar a Cristo. O que é crer em Cristo eu já expliquei; pois não devemos imaginar uma fé confusa e vazia, que priva Cristo de seu poder, como fazem os papistas, que acreditam em Cristo na medida em que acharem conveniente. A razão pela qual obtemos vida pela fé é que sabemos que todas as partes de nossa vida estão contidas em Cristo.

A inferência que alguns extraem dessa passagem – que acreditar em Cristo é a mesma coisa que comer Cristo , ou sua carne – não é bem fundamentada. Pois essas duas coisas diferem uma da outra como anterior e posterior; e da mesma maneira, vir a Cristo e beber dele, pois vir a ele é o primeiro em ordem. Eu reconheço que Cristo não é comido, mas pela fé; mas a razão é que, porque nós o recebemos pela fé, para que ele habite em nós, e para que sejamos feitos dele, e assim possamos ser um com ele. Comê- lo, portanto, é um efeito ou obra de fé.

Comentário de Adam Clarke

Tem vida eterna – Ele tem direito a isso, acreditando que eu sou o Messias e confiando em mim somente para a salvação. Nosso abençoado Senhor recapitula aqui o que ele havia dito no discurso anterior. A pessoa que é salva é,

  1. atraído pelo Pai;
  • ouve suas instruções;
  • aceita a salvação oferecida;
  • é dado a Cristo Jesus, para que ele seja justificado pela fé;
  • é nutrido pelo pão da vida;
  • persevera na fé;
  • não está perdido, mas é levantado no último dia; e
  • 8. é feito participante da vida eterna.

    Referências Cruzadas

    João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

    João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

    João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

    João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

    João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

    João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

    João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

    Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

    Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

    1 João 5:12 – Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *