Estudo de 1 João 5:12 – Comentado e Explicado

Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
1 João 5:12

Comentário de Albert Barnes

Quem tem o Filho tem a vida – Veja as notas em João 5:24 . João evidentemente pretende se referir a essa passagem no versículo diante de nós e declarar um princípio estabelecido pelo próprio Salvador. Este é o sentido de todo o importante testemunho que Deus já deu sobre o assunto da salvação, de que aquele que crê no Senhor Jesus já tem em sua alma os elementos da vida eterna e certamente obterá a salvação. Compare as notas em João 17: 3 .

E aquele que não tem o Filho de Deus, não tem vida – aquele que não crê nele não alcançará a vida eterna. Veja a nota de João 3:36 ; Marcos 16:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

vida = a vida ( 1 João 5:11 ).

Comentário de John Calvin

12 Aquele que não tem o Filho Esta é uma confirmação da última frase. Deveria, de fato, ter sido suficiente, que Deus transformou a vida em nada mais que em Cristo, para que pudesse ser buscada nele; mas, para que alguém não se volte para outro, ele exclui tudo da esperança da vida que não a busca em Cristo. Sabemos o que é ter Cristo, pois ele é possuído pela fé. Ele então mostra que todos os que estão separados do corpo de Cristo estão sem vida.

Mas isso parece inconsistente com a razão; pois a história mostra que houve grandes homens dotados de virtudes heróicas, que ainda não estavam totalmente familiarizados com Cristo; e parece irracional que homens de tão grande eminência não tenham honra. A isto, respondo que estamos muito enganados se pensarmos que tudo o que é eminente aos nossos olhos é aprovado por Deus; pois, como é dito em Lucas,

“O que é altamente estimado pelos homens é uma abominação com Deus.” ( Lucas 16:15 )

Pois, como a imundície do coração é escondida de nós, estamos satisfeitos com a aparência externa; mas Deus vê que por baixo disso está oculta a sujeira mais suja. Portanto, não é de admirar que virtudes ilusórias, que fluem de um coração impuro e tendam a não ter um fim certo, tenham um odor ruim para ele. Além disso, de onde vem a pureza, de onde vem uma genuína consideração pela religião, exceto pelo Espírito de Cristo? Não há, portanto, nada digno de louvor, exceto em Cristo.

Existe ainda outra razão que elimina todas as dúvidas; porque a justiça dos homens está na remissão de pecados. Se você tirar isso, a maldição certa de Deus e a morte eterna aguardam todos. Somente Cristo é aquele que reconcilia o Pai conosco, pois ele de uma vez por todas o pacificou pelo sacrifício da cruz. Segue-se, portanto, que Deus é propício a ninguém senão em Cristo, nem há retidão senão nele.

Alguém deveria objetar e dizer que Cornélio, como mencionado por Lucas ( Atos 10: 2 ), foi aceito por Deus antes de ser chamado à fé do evangelho: a isso respondo em breve, que às vezes Deus lida com nós, que a semente da fé aparece imediatamente no primeiro dia. Cornélio não tinha conhecimento claro e distinto de Cristo; mas como ele tinha alguma percepção da misericórdia de Deus, ele deve ao mesmo tempo entender algo de um mediador. Mas, como Deus age de maneiras ocultas e maravilhosas, desconsideremos aquelas especulações que nada aproveitam, e nos apegemos apenas àquele caminho claro de salvação, que Ele nos deu a conhecer.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que tem o Filho tem vida – Como a vida eterna é dada No Filho de Deus, segue-se que ela não pode ser desfrutada sem ele. Ninguém pode tê-lo sem ter Cristo; portanto, quem tem filho tem vida, e quem não tem filho não tem vida. É em vão esperar a glória eterna, se não temos Cristo em nosso coração. O Cristo que mora nela dá um título a ele e uma satisfação por ele. Este é o registro de Deus. Que ninguém se engane aqui. Um Cristo e Glória que habitam; sem Cristo residente, sem glória. O registro de Deus deve permanecer.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:12 . Aquele que tem o Filho, etc. – “Aquele que está vitalmente unido ao Filho de Deus, como Cabeça e Redentor, pela fé nele, já está vivo espiritualmente: e aquele que não tem interesse no Filho de Deus não o tem. esta vida espiritual, qualquer que seja a presunção orgulhosa que ele possa ter de seus próprios méritos e excelências, mas, pelo contrário, permanece exposta ao justo descontentamento de Deus e sob uma sentença de morte eterna “.

Comentário de John Wesley

Quem tem o Filho tem vida; e quem não tem o Filho de Deus não tem vida.

Segue claramente, aquele que tem o Filho – vivendo e reinando nele pela fé. Tem esta vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem esta vida – não tem parte ou sorte nela. Na cláusula anterior, o apóstolo diz simplesmente, o Filho; porque os crentes o conhecem: neste último, o Filho de Deus; para que os incrédulos saibam quão grande é a bênção em que estão aquém.

Referências Cruzadas

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *