Estudo de 1 João 2:23 – Comentado e Explicado

Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai.
1 João 2:23

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que nega o Filho, o mesmo não tem o Pai – isto é, não tem apenas visões do Pai e não tem evidências de sua amizade. É somente pelo Filho de Deus que o Pai é conhecido pelas pessoas, Mateus 11:27 ; Hebreus 1: 2-3 , e é somente através dele que podemos nos reconciliar com Deus e obter evidências de Seu favor. Veja as notas em João 5:23 .

Mas aquele que reconhece o Filho também tem o Pai. Esta passagem, na versão comum do Novo Testamento, é impressa em itálico, como se não estivesse no original, mas foi fornecida pelos tradutores. É verdade que não é encontrado em todos os manuscritos e versões; mas é encontrado em um grande número de manuscritos, e nas versões Vulgata, Siríaca, Etíope, Copta, Armênia e Árabe, e nas edições críticas de Griesbach, Tittmann e Hahn. É provável, portanto, que seja considerado uma porção genuína do texto sagrado. É muito ao estilo de João e, embora não seja necessário para completar o sentido, ainda assim se adapta bem à conexão. Como era verdade que, se alguém negasse o Filho de Deus, ele não poderia ter pretensões a qualquer familiaridade com o Pai, então parecia que se alguém tivesse algum conhecimento adequado do Filho de Deus e fizesse uma confissão adequada dele , ele tinha evidências de que estava familiarizado com o Pai. Compare João 17: 3 ; Romanos 10: 9 . Embora, portanto, essa passagem estivesse faltando em muitos dos manuscritos consultados pelos tradutores da Bíblia, e embora ao imprimi-los da maneira como eles demonstraram a grande cautela com que agiram ao admitir algo duvidoso em sua tradução, todavia, a passagem deve ser restaurada ao texto e ser considerada como uma porção genuína da Palavra de Deus. A grande verdade nunca pode ser afirmada com muita clareza, ou inculcada com muita frequência, que é somente pelo conhecimento do Senhor Jesus Cristo que podemos ter um verdadeiro conhecimento de Deus. e que todos os que têm apenas visões do Salvador estão de fato familiarizados com o verdadeiro Deus e são herdeiros da vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

o mesmo = ele.

não Grego. oude.

ele que, & c. Esta cláusula é adicionada por todos os textos.

reconhece = confessa, como Mateus 10:32 , & c.

Comentário de John Calvin

Agora, essa é uma sentença notável e deve ser considerada entre os primeiros axiomas de nossa religião. sim, quando confessamos que existe um Deus verdadeiro, este segundo artigo deve necessariamente ser acrescentado, que ele não é outro senão aquele que é conhecido em Cristo. O apóstolo aqui não trata distintamente da unidade da essência. É, de fato, certo que o Filho não pode ser desunido do Pai, pois ele é da mesma essência ( ?µ???s??? ;); mas outra coisa é falada aqui, isto é, que o Pai, que é invisível, revelou a si mesmo apenas em seu Filho. Por isso, ele é chamado de imagem do Pai ( Hebreus 1: 3 ), porque ele expõe e nos exibe tudo o que é necessário que o Pai conheça. Pois a majestade nua de Deus, por seu imenso brilho, ofuscaria nossos olhos; portanto, é necessário que olhemos para Cristo. Isso deve vir à luz, que é justamente dito como inacessível.

Digo, novamente, que não há aqui uma discussão distinta a respeito da essência eterna de Cristo, que ele tem em comum com o Pai. Esta passagem é, de fato, abundantemente suficiente para provar isso: mas João nos chama a essa parte prática da fé, que, como Deus se entregou a nós para ser desfrutado apenas em Cristo, ele é procurado em outra parte; ou (se alguém preferir o que é mais claro) que, como em Cristo habita toda a plenitude da Deidade, não há Deus separado dele. Daí resulta que turcos, judeus e outros semelhantes a eles têm um mero ídolo e não o Deus verdadeiro. Pois, seja qual for o título, eles podem honrar o Deus a quem adoram, ainda assim, ao rejeitá- lo sem quem não podem vir a Deus, e em quem Deus realmente se manifestou para nós, o que eles têm senão alguma criatura ou ficção própria? Eles podem lisonjear-se o quanto quiserem, com suas próprias especulações, que, sem Cristo, filosofam sobre as coisas divinas; ainda é certo que eles não fazem nada além de delirar e reclamar, porque, como Paulo diz, eles não detêm a Cabeça. ( Colossenses 2:19 .) É óbvio, portanto, concluir o quão necessário é o conhecimento de Cristo.

Muitas cópias têm a sentença oposta: “Aquele que confessa o Filho”, etc. Mas, como penso que uma nota de algum copista apareceu no texto, hesitei em não omitir. (72) Mas, se sua inserção for aprovada, o significado seria que não há confissão correta de Deus, exceto que o Pai seja reconhecido no Filho.

Alguém poderia objetar e dizer que muitos dos antigos pensavam corretamente em Deus, a quem Cristo não era conhecido: permito que o conhecimento de Cristo nem sempre tenha sido tão explicitamente revelado; no entanto, afirmo que sempre foi verdade , que assim como a luz do sol chega até nós por seus raios, o conhecimento de Deus foi comunicado por meio de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que nega o Filho – aquele que nega que Jesus seja o Filho de Deus e, consequentemente, o Cristo ou o Messias, ele não tem o Pai – ele não pode nascer de cima, não pode ser inscrito entre os filhos de Deus, porque ninguém pode seja filho de Deus, mas pela fé em Cristo Jesus.

Aquele que reconhece o Filho também tem o Pai – Esta cláusula é impressa por nossos tradutores em itálico para mostrar que tem autoridade duvidosa, como provavelmente estava faltando no chefe daqueles MSS. que eles consultaram, como estava na Bíblia de Coverdale, impressa em 1535; Texto de Tindall, impresso 1548; e em todas as primeiras edições impressas (que eu já vi) antes de 1566; a Bíblia de Richard Cardmarden, impressa em inglês em Rouen, onde esta cláusula é inserida em uma letra diferente entre colchetes. Mas que a cláusula é genuína e deve ser restaurada ao texto sem qualquer sinal de falsidade, como fiz no texto desta obra, é evidente pelas autoridades pelas quais ela é apoiada. É encontrado no ABC e entre vinte e trinta outros da melhor autoridade; como também em siríaco, árabe de Erpen, copta, sahídico, armênio e vulgata. Também é citado como parte do texto por Orígenes, Meletius, Athanesius, ambos os Cirilos, Teofilato, Vigilius of Tapsum, Pelagius, Cerealis, Cassian; e em substância por Euthalius, Epiphanius, Cyprian, Hilary, Faustinus, Lúcifer de Cagliari, Agostinho e Bede. Está faltando no árabe, no poliglota, em um MSS. na biblioteca Harleian, e em alguns outros. É, sem dúvida, genuíno, e Griesbach o devolveu com propriedade ao texto, do qual nunca deveria ter sido separado.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:23 . Mas aquele que reconhece o Filho, etc. – Nossos tradutores imprimiram essa passagem em itálico; mas é encontrado em muitos manuscritos autênticos, bem como nas versões siríaca, vulgata e outras.

Comentário de John Wesley

Todo aquele que nega o Filho, o mesmo não tem o Pai; (mas) quem reconhece o Filho também tem o Pai.

Todo aquele que nega o eterno Filho de Deus, não tem comunhão com o Pai; mas aquele que reconhece verdadeira e fielmente o Filho também tem comunhão com o Pai.

Referências Cruzadas

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

1 João 2:22 – Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *