Estudo de 2 João 1:9 – Comentado e Explicado

Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho.
2 João 1:9

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que transgride, e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus – Na doutrina que Cristo ensinou, ou na verdadeira doutrina que o respeita. A linguagem é um tanto ambígua, como a frase “o amor de Cristo”, que pode significar seu amor por nós ou nosso amor por ele. Compare João 15: 9 . É difícil determinar aqui qual é o verdadeiro sentido – se isso significa a doutrina ou preceitos que ele ensinou, ou a verdadeira doutrina que o respeita. Macknight entende por ela a doutrina ensinada por Cristo e seus apóstolos. Parece muito provável que esse seja o sentido da passagem, mas incluiria, é claro, tudo o que Cristo ensinou a respeito de si mesmo, bem como suas outras instruções. A idéia essencial é que a verdade seja mantida respeitando os preceitos, o caráter e a obra do Salvador. Provavelmente, a alusão imediata aqui é àqueles a quem João freqüentemente se referia como “anticristo”, que negava que Jesus tivesse entrado em carne, 2 João 1: 7 . Ao mesmo tempo, no entanto, ele faz a observação geral de que, se alguém não mantinha a verdadeira doutrina a respeito do Salvador, ele não tinha conhecimento real de Deus. Ver João 1:18 ; João 5:23 ; João 15:23 ; João 17: 3 ; 1 João 2:23 .

Não tem Deus – Não tem verdadeiro conhecimento de Deus. A verdade ensinada aqui é que é essencial que a piedade mantenha a verdadeira doutrina a respeito de Cristo.

Aquele que permanece na doutrina de Cristo – na verdadeira doutrina a respeito de Cristo, ou na doutrina que ele ensinou.

Ele tem o Pai e o Filho – Existe uma união tão íntima entre o Pai e o Filho, que aquele que tem apenas uma visão de um também tem do outro. Compare as notas de João 14: 7 , João 14: 9-11 ; 1 nota de João 2:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

transgride . App-128. Os textos lidos “vão antes” , grego. proago. Veja 1 Timóteo 1:18 ; 1 Timóteo 5:24 . Hebreus 7:18 . Isso se refere aos falsos mestres que alegaram trazer algum ensino superior, além da doutrina do apóstolo. Compare 1 Timóteo 6: 3. 2 Timóteo 1:13 ; 2 Timóteo 3:14 .

permanece . Veja “habita” , 2 João 1: 2 .

Cristo . App-98.

de Cristo . Os textos omitem.

Comentário de Adam Clarke

Quem transgride – ?a?aßa???? · Aquele que passa sobre o recinto sagrado, ou ultrapassa os limites prescritos; e não permanece na doutrina – não permanece dentro desses limites sagrados, mas se entrega a excessos de ação ou paixão; não tem Deus por seu Pai, nem o amor de Deus em seu coração.

Tem pai e filho – aquele que permanece na doutrina de Cristo, seu corpo é um templo da Santíssima Trindade, e ele tem comunhão com o Pai como seu Pai, e com o Filho como seu Salvador e Redentor.

Comentário de Thomas Coke

2 João 1: 9 . Quem transgride, – Os casos de expressar o mesmo pensamento, tanto negativa como positivamente, abundam na primeira epístola de São João; (ver cap. 2 João 1: 5. ) e não apenas os sentimentos, mas muitas das palavras deste versículo estão contidas na primeira epístola. A doutrina de Cristo significa a pura doutrina cristã mencionada, 2 João 1: 7 .

Comentário de John Wesley

Todo aquele que transgride, e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Aquele que permanece na doutrina de Cristo, ele tem o Pai e o Filho.

Receba isto como uma certa regra: Todo aquele que transgride – Qualquer lei de Deus.

Não tem Deus – Para seu Pai e seu Deus.

Aquele que permanece na doutrina de Cristo – crendo e obedecendo a ela.

Ele tem o Pai e o Filho – para o seu Deus.

Referências Cruzadas

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Tito 2:10 – a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:1 – Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 2:22 – Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *