Estudo de João 7:16 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
João 7:16

Comentário de Albert Barnes

Minha doutrina – meu ensino, ou o que ensino. Este é o significado apropriado da palavra “doutrina”. É o que nos é ensinado e, quando aplicado à religião, é o que nos é ensinado por Deus nas Escrituras Sagradas.

Não é vinho – não é originário de mim. Embora eu não tenha aprendido em suas escolas, você não deve inferir que a doutrina que ensino é inventada ou inventada por mim. Não ensino nada que seja contrário à vontade de Deus e que ele não me designou para ensinar.

Aquele que me enviou – de Deus. É como ele aprova e como ele me encomendou para ensinar. A doutrina é divina em sua origem e em sua natureza.

Comentário de E.W. Bullinger

respondidas . . . e disse . Veja nota em Deuteronômio 1:41 e App-122. A edição de 1611 da AY omitiu “e disse” .

Minha doutrina, etc. ). A primeira das sete declarações de que o Senhor falou apenas as palavras do Pai (Ver João 8:28 , João 8:47 ; João 12:49 ; João 14:10 , João 14:24 ; João 17: 8 ).

doutrina = ensino.

enviado . Veja nota em João 5:23 .

Comentário de John Calvin

16. Minha doutrina não é minha. Cristo mostra que essa circunstância, que era uma ofensa aos judeus, era mais uma escada pela qual eles deveriam ter subido mais alto para perceber a glória de Deus; como se ele tivesse dito: “Quando vir um professor não treinado na escola dos homens, saiba que fui ensinado por Deus”. A razão pela qual o Pai Celestial determinou que seu Filho deveria sair da oficina de um mecânico, e não das escolas dos escribas, era que a origem do Evangelho poderia ser mais manifesta, que ninguém poderia pensar que havia sido fabricado. na terra, ou imagine que qualquer ser humano fosse o autor dela. Assim, também Cristo escolheu homens ignorantes e sem instrução para serem seus apóstolos, e permitiu que eles permanecessem três anos em total ignorância, que, tendo-os instruído em um único instante, ele poderia apresentá-los como novos homens e até como anjos que acabaram de desça do céu.

Mas a daquele que me enviou. Enquanto isso, Cristo mostra de onde devemos derivar a autoridade da doutrina espiritual, somente de Deus. E quando ele afirma que a doutrina de seu Pai não é dele, ele olha para a capacidade dos ouvintes, que não tinham uma opinião maior sobre ele do que ele era um homem. Por meio de concessão, portanto, ele se deixa considerar diferente de seu Pai, mas para apresentar nada além do que o Pai havia ordenado. A quantidade do que é afirmado é que o que ele ensina em nome de seu Pai não é uma doutrina dos homens, e não procede dos homens, de modo a ser capaz de ser desprezado com impunidade. Vemos por que método ele adquire autoridade para sua doutrina. É referindo-o a Deus como seu autor. Vemos também em que base e por que motivo ele exige que seja ouvido. É porque o Pai o enviou para ensinar. Ambas as coisas devem ser possuídas por todo homem que assume o ofício de professor e deseja que ele acredite.

Comentário de Adam Clarke

Minha doutrina não é minha – Nosso abençoado Senhor, no caráter do Messias, poderia muito bem dizer: Minha doutrina não é minha, como diria um embaixador: Não falo minhas próprias palavras, mas quem me enviou: e ele fala estas palavras. palavras para chamar a atenção dos judeus do ensino do homem para o ensino de Deus; e mostrar-lhes que ele era o Messias prometido, a mesma pessoa em quem, de acordo com o profeta ( Isaías 11: 2 ;), o Espírito de Jeová – o Espírito de sabedoria, conselho, entendimento, poder e conhecimento deveria descansar.

Comentário de Thomas Coke

João 7: 16-17 . Jesus respondeu, etc. – “A doutrina que eu ensino a você não é o produto da sabedoria humana; eu não a ensinei por mestres, nem a adquiri por estudo; mas é a doutrina de Deus”. Ele lhes disse da mesma forma que eles não poderiam perder nada de onde ele ou algum professor derivou sua doutrina, desde que deixassem de lado seus preconceitos e estivessem decididos a fazer a vontade de Deus, por mais contrário que isso provasse às suas próprias inclinações. : Se alguém é determinado ou deseja fazer sua vontade, ?e?? t? ?e?eµa p??e?? , – ele deve saber, etc. Os homens bons podem julgar facilmente qualquer professor, se ele e sua doutrina vêm de Deus, não apenas porque a sabedoria e a bondade divinas estão interessadas em protegê-las dos erros capitais, mas porque elas próprias não têm inclinações malignas predominantes para prejudicá-las contra a verdade. quando aparece, e porque eles podem discernir até que ponto qualquer doutrina é conforme aos princípios de santidade, que eles proferem

Essa passagem importante parece uma declaração expressa de que todo homem íntegro a quem o evangelho é proposto, verá e possuirá a evidência de sua autoridade divina; que de fato poderia razoavelmente ter sido concluído a partir do terrível julgamento denunciado àqueles que pretendem rejeitá-lo.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu-lhes e disse: A minha doutrina não é minha, mas a que me enviou.

Minha doutrina não é minha – Adquirida por qualquer trabalho de aprendizado; mas o dele que me enviou – Imediatamente infundido por ele.

Referências Cruzadas

João 3:11 – Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

João 3:31 – “Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:24 – Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *