Estudo de João 14:24 – Comentado e Explicado

Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.
João 14:24

Comentário de Albert Barnes

A palavra que ouvistes não é minha – Veja as notas em João 5:19 ; João 7:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

provérbios = palavras. Grego. logotipos. O mesmo que “palavra” na próxima cláusula e em João 14:23 . Compare João 8:51 , João 8:52 , João 8:55 e veja a nota em Marcos 9:32 . O que me enviou. Essa expressão (grego. Ho pempsas , App-174.) Ocorre 24 vezes, todos em João. Ver João 4:34 ; João 5:23 , João 5:24 , João 5:30 , João 5:37 ; João 6:38 , João 6:39 , João 6:40 , João 6:44 ; João 7:16 , João 7:28 , João 7:33 ; João 8:16 , João 8:18 , João 8:26 , João 8:29 ; João 9: 4 ; João 12:44 , João 12:45 , João 12:49 ; João 13:20 ; João 15:21 ; João 16: 5 . Na terceira pessoa, “que O enviou”, duas vezes, João 7:18 ; João 13:16 .

Comentário de John Calvin

24. Quem me ama, mas não guarda as minhas palavras. Como os crentes se misturam com os incrédulos no mundo, e como devem ser agitados por várias tempestades, como em um mar agitado, Cristo novamente os confirma com essa advertência, para que não sejam atraídos por maus exemplos. Como se ele tivesse dito: “Não olhe para o mundo de modo a depender dele; pois sempre haverá alguns que desprezam a mim e a minha doutrina; mas quanto a você, preserve constantemente até o fim a graça que você recebeu uma vez. ” No entanto, ele também sugere que o mundo é justamente punido por sua ingratidão, quando perece em sua cegueira, pois, ao desprezar a verdadeira justiça, manifesta um ódio perverso a Cristo.

E a palavra que você ouve. Para que os discípulos não sejam desencorajados ou vacilem por causa da obstinação do mundo, ele novamente adquire crédito à sua doutrina, testificando que é de Deus e que não foi inventada pelos homens na terra. E, de fato, a força de nossa fé consiste em saber que Deus é nosso líder e que não somos fundados em nada além de sua verdade eterna. Qualquer que seja a raiva e a loucura do mundo, sigamos a doutrina de Cristo, que se eleva muito acima do céu e da terra. Quando ele diz que a palavra não é dele , ele se acomoda aos discípulos; como se dissesse que não é humano, porque ensina fielmente o que o Pai lhe ordenou. No entanto, sabemos que, na medida em que ele é a eterna Sabedoria de Deus, ele é a única fonte de toda a doutrina, e que todos os profetas que foram desde o início falaram pelo seu Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que não me ama, etc. – Portanto, aprendemos que o homem que não é obediente aos testemunhos de Cristo não o ama; e o Espírito desta verdade disse: Quem não ama o Senhor Jesus Cristo, seja amaldiçoado, 1 Coríntios 16:22 .

Referências Cruzadas

Mateus 19:21 – Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 5:38 – nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 8:38 – Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *