Estudo de João 8:42 – Comentado e Explicado

Jesus replicou: Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.
João 8:42

Comentário de Albert Barnes

Se Deus fosse seu Pai – Se você tivesse o espírito de Deus, ou o amava, ou era digno de ser chamado de filho.

Vocês me amariam – Jesus era “o brilho da glória do Pai e a imagem expressa de sua pessoa”, Hebreus 1: 3 . “Todo aquele que ama o que gerou, ama também o que é gerado por ele”, 1 João 5: 1 . A partir disso, vemos:

1. que todos os que verdadeiramente amam a Deus, amam seu Filho Jesus Cristo.

2.que os homens que fingem que amam a Deus e rejeitam seu Filho, não têm evidências de que são amigos de Deus.

3.que aqueles que rejeitam a Bíblia não podem ser amigos de Deus. Se eles amavam a Deus, amariam Aquele que veio dele e que tem sua imagem.

Comentário de E.W. Bullinger

amor Ágape grego . App-136.

veio = estou aqui.

nem = nem mesmo. Grego. oude.

veio eu = sou eu vim.

enviado . Grego. apostello. App-174.

Comentário de John Calvin

42. Se Deus fosse seu Pai, você me amaria. O argumento de Cristo é o seguinte: “Quem é filho de Deus reconhecerá seu Filho primogênito; mas você me odeia e, portanto, não tem motivo para se gabar de ser filho de Deus. ” Devemos observar cuidadosamente essa passagem, de que não há piedade nem temor de Deus onde Cristo é rejeitado. A religião hipócrita, de fato, presunçosamente se protege sob o nome de Deus; mas como eles podem concordar com o Pai que discorda de seu Filho único? Que tipo de conhecimento de Deus é aquele em que sua imagem viva é rejeitada? E é isso que Cristo quer dizer quando ele testifica que veio do Pai.

Pois eu procedi e vim de Deus. Ele quer dizer que tudo o que ele tem é divino; e, portanto, é muito inconsistente que os verdadeiros adoradores de Deus voem da sua verdade e justiça. “Eu não vim”, diz ele, “de mim mesmo. Você não pode mostrar que algo sobre mim é contrário a Deus. Em resumo, você não encontrará nada que seja terrestre ou humano em minha doutrina ou em todo o meu ministério. ” Pois ele não fala de sua essência, mas de seu cargo.

Comentário de Adam Clarke

Se Deus fosse seu Pai, você me amaria – eu vim de Deus, e seria absurdo supor que você me perseguiria se estivesse sob a influência de Deus. Os filhos do mesmo pai não devem se matar.

Comentário de Thomas Coke

João 8:42 . Eu procedi e vim de Deus; “Eu procedi originalmente de Deus Pai como seu Filho unigênito, participante da mesma natureza com ele, e vim ao mundo imediatamente dele: não vim apenas de mim mesmo, como um falso profeta, mas por comissão. dele, que me enviou, como o Messias, para dar a conhecer o caminho da salvação e fazer a sua vontade na terra “. Devemos observar a diferença entre o que Cristo aqui diz de si mesmo e o que já foi dito de qualquer outro: diz-se que os crentes são de Deus, João 8:47 e 1 João 4: 4, e nascem e são gerados por Deus, 1 João 5: 1 e os profetas foram enviados por Deus, como João Batista também foi, João 1: 6 . Mas é peculiar a Cristo que ele procedeu e veio de Deus, que sugere seu original divino, assim como sua missão; que ele é do Pai como um Filho de sua própria essência, procedendo dele; assim como ele veio do Pai, como um mensageiro divino: para a forma de expressão, e?? e? t?? Te?? e??????, aqui traduzido , procedi de Deus, é freqüentemente usado pelo LXX para significar um nascimento adequado, quando aplicado ao homem; como em Gênesis 15: 4 , é dito que aquele que sair das tuas próprias entranhas será o teu herdeiro; também Gênesis 35:11 . Reis sairão dos teus lombos. E é dito de Cristo com respeito ao seu nascimento humano: Isaías 11: 1 sairá uma vara da haste de Jesus. A fraseologia é a mesma em todos esses lugares, com o que aqui é processado .

Comentário de John Wesley

Jesus disse-lhes: Se Deus fosse vosso Pai, me amas; porque eu procedi e vim de Deus; eu também não vim, mas ele me enviou.

Eu procedi – como Deus, e vim – como Cristo.

Referências Cruzadas

Malaquias 1:6 – “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 5:43 – Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *