Estudo de Malaquias 1:6 – Comentado e Explicado

O filho respeita seu pai e o servo, seu senhor. Ora, se eu sou Pai, onde estão as honras que me são devidas? E se eu sou o Senhor, onde está o temor que se me deve? – diz o Senhor dos exércitos a vós, sacerdotes, que desprezais o seu nome e dizeis: que desprezo temos tido por teu nome?
Malaquias 1:6

Comentário de Albert Barnes

Um filho honra seu pai e um escravo seu senhor – Tendo falado do amor de Deus, ele se volta para a ingratidão do homem. Deus apela aos primeiros sentimentos do coração humano, à relação entre pais e filhos, ou, na sua falta, ao interesse próprio natural daqueles que dependem de seus semelhantes. Um “filho” pelo instinto da natureza, pela lei não escrita escrita no coração “honra seu pai”. Se ele não o faz, é acusado de ter violado a lei da natureza, de ser um filho não natural. Se ele é, o que por natureza ele deveria ser, ele realmente o honra. Ele nem fala em amor, sobre o qual eles podem se enganar. Ele fala de “honra”, apenas reverência externa; o que não demonstrar, se condenaria abertamente como filho não natural, escravo mau. “É claro”, diziam os judeus, “os filhos honram os pais e escravizam seus senhores, mas o que é isso para nós?” Deus recorre a eles sua própria admissão mental.

“Se eu sou um pai.” “Embora, antes de você nascer, comecei a amar você em Jacó como filhos, mas escolha por qual título você me chamará: Eu sou seu Pai ou seu Senhor. Se pai, me dê a honra devido a um pai e ofereça a piedade digna de um pai. Se é um Senhor, por que Me despreza? Por que não temeis vosso Senhor? ” Deus era o Pai deles por criação, como Ele é Pai de todos, como Criador de todos. Ele veio a ser o Pai deles de maneira mais próxima, por redenção temporal e adoção como Seu povo especial, criando-os para serem uma nação para Sua glória. Eles foram ensinados a confessar em sua salmodia Salmos 100: 3: “Ele nos criou, e não nós mesmos; nós somos o Seu povo e as ovelhas do seu pasto. ” Este título que Deus lhes dera à vista dos egípcios Êxodo 4:22 , “Israel é meu filho, meu primogênito:” deste Oséias os lembrou; Oséias 11: 1: “Quando Israel era criança, eu o amei e chamei meu filho para fora do Egito;” e Jeremias tranquilizou-os Jeremias 31: 9: “Eu sou pai de Israel e Efraim é meu primogênito”. Isaías havia implorado a Deus Isaías 63:16 : “Sem dúvida és nosso Pai, embora Abraão seja ignorante de nós, e Israel não nos reconhece. Tu, ó Senhor, és nosso Pai, nosso Redentor, teu nome é do eterno Isaías 64: 8 . E agora, ó Senhor, és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós, obra de Tuas mãos. ” Deus havia impressionado essa Sua relação com o Pai, na advertência profética de Moisés; Deuteronômio 32: 6: “Você assim pede ao Senhor, povo tolo e insensato? Não é ele teu pai que te comprou? Ele não te fez e te estabeleceu? ” Deus é o Pai dos fiéis:

1) por criação;

2) pela preservação e governança;

3) por pensão alimentícia;

4) pelo cuidado e providência paterna;

5) pela fé e graça, pelas quais Ele justifica e nos adota como filhos e herdeiros do Seu reino. ”

“Se eu sou um pai.” Ele não lança dúvidas de que é nosso Pai; mas, por desobediência, nós, por ações, negamos. Nossa vida nega o que, em palavras, professamos. “Onde está minha honra?” “Por que não obedeces aos meus preceitos, nem me honras com atos de adoração; orando, louvando, dando graças, sacrificando e cumprindo reverentemente toda obra de Deus? Para Jeremias 48:10 . amaldiçoado é aquele que faz a obra do Senhor enganosamente. ”

“E se eu sou seu Senhor, como certamente sou, e especialmente pela providência singular.” “Ele é nosso Senhor pelos mesmos títulos, que Ele é nosso Pai, e por outros, como Ele nos redimiu e nos comprou para Si Mesmo pelo Sangue de Seu Filho; que Ele é a Suprema Majestade, a quem toda a criação deve servir; que, diante de nós a recompensa da glória eterna, Ele nos contratou como servos e obreiros em Sua vinha. ” Deus sozinho é o Senhor através da soberania universal, autoridade subvencionada e fonte original de leis, preceitos, direitos; e todos os outros senhores são apenas ministros e instrumentos, comparados a Ele, o Senhor e o Executor original de todos. Por isso, ele diz Isaías 42: 8: “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome e a minha glória não darei a outro.

“Onde está o meu medo?” o que deve ser mostrado para mim. “Se tu és um servo, presta ao Senhor o serviço do medo; se filho, mostre a seu pai o sentimento de piedade. Mas tu não dás graças, nem ames nem temes a Deus. Tu és então um servo contumaz ou um filho orgulhoso. “O medo inclui reverência, adoração, sacrifício, toda a adoração a Deus.” “Quem teme não é curioso demais, mas adora; não é inquisitivo, mas elogia e glorifica. ”

“O medo é duplo; servil, pelo qual o castigo, não a culpa, é temido; filial, pela qual a falha é temida. Da mesma maneira, o serviço é duplo. Um servo com um serviço de medo, puramente servil, não merece ser chamado de filho de Deus, nem está em um estado de salvação, sem ter amor. De onde Cristo, distinguindo tal servo de um filho de Deus por adoção, diz João 8:35 : “O servo não permanece em casa para sempre, mas o filho permanece sempre; e novamente João 15:15 : o servo não sabe o que é seu. Senhor faz. Mas um servo, cujo serviço é de amor puro e filial, também é filho, de quem o Salvador diz: Mateus 25:21 , Mateus 25:23 : “Muito bem, servo bom e fiel, entre na alegria de Senhor.” Mas, como aqui é feita uma distinção entre filho e servo, ele parece estar falando de medo servil, que, embora não seja bom e meritório, ou seja, com uma intenção correta e com amor, retira-se do mal, e é o começo da sabedoria, porque dispõe à graça. De onde está escrito ( Provérbios 16: 6: “Pelo temor do Senhor, os homens se afastam do mal”.

“Deus exige ser temido como um Senhor, honrado como um Pai, amado como um marido. Qual é o principal deles? Ame. Sem isso, o medo atormenta, a honra não tem graça. O medo, quando não é enfraquecido pelo amor, é servil. A honra, que não vem do amor, não é honra, mas adulação. Honra e glória pertencem somente a Deus; mas nenhum deles Deus aceitará, a menos que seja temperado com o mel do amor. ”

“Diz-vos o Senhor, ó sacerdotes, que desprezam o meu nome”, literalmente “desprezadores do meu nome”, habitualmente além de outros. O desprezo a Deus veio especialmente daqueles que mais o honravam. sacerdotes, como consagrados a Deus, pertenciam especialmente a Deus. “Malaquias começa sua profecia e correção pela correção dos sacerdotes; porque a reforma do estado e dos leigos depende da reforma do clero e do sacerdote, para Oséias 4: 9 , “como é o sacerdote, assim também é o povo?” Ele se vira, com uma rapidez que deve ter sido surpreendente para eles, para eles como o centro do ofensor.

“E dizeis: Em que desprezamos o teu nome?” Antes, era ignorância do amor de Deus: agora é ignorância de si mesmo e do pecado. Eles afetam a si mesmos a inocência e são inconscientes de qualquer pecado. Eles disseram a si mesmos sem dúvida (como muitos fazem agora) “não podemos evitar; fazemos o melhor que podemos, dadas as circunstâncias. ” Sem algum conhecimento do amor de Deus, não pode haver senso de pecado; sem algum senso de pecado, nenhum conhecimento de Seu amor. Eles tomam a defensiva, simplesmente ficam surpresos, como Caim, Gênesis 4: 9: “Sou o guardião do meu irmão?” ou muitos dos perdidos no dia do julgamento Mateus 7: 22-23: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em Teu Nome? E em Teu Nome expulsaram demônios? E em Teu Nome fez muitas obras maravilhosas? ” e, no entanto, durante todo o tempo eram “trabalhadores da iniqüidade”, a quem Ele diria: “Eu nunca te conheci”. E Mateus 25:44 , Mateus 25:46 diz: “Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não ministramos a Ti?” E, no entanto, eles “irão para o castigo eterno”.

Comentário de Thomas Coke

Malaquias 1: 6 . Um filho honra seu pai, etc. – “Aqueles graus de respeito que eram devidos à autoridade humana, devem ser prestados de maneira mais eminente ao Senhor supremo de todos. Assim, os sacerdotes, dedicados ao meu serviço de maneira peculiar Dessa maneira, comportam-se inutilmente pelo desrespeito que mostram ao meu nome e adoração. ” Veja Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Malaquias 1: 6 . Um filho honra seu pai, etc. – Como é evidente que eu não sou apenas seu Senhor e tenho o direito de governar e comandar você por minha criação de você, mas também pode ser estimado como seu Pai, por causa dos benefícios extraordinários que lhe dei, onde estão aqueles disposições adequadas que eu poderia esperar encontrar em você em troca? ou seja, reverência por mim e medo de me ofender, como seu Senhor e Mestre, e amor e honra a mim como seu Pai. A você, ó sacerdotes, etc. – O que é dito aqui é dirigido em particular aos sacerdotes, porque, sendo escolhido e designado, de acordo com o seu ofício, para me honrar e me glorificar, você deveria ter sido o primeiro e mais avançado a fazê-lo; mas, em vez disso, você foi o primeiro a me desonrar. Se houvesse indecisão entre as pessoas ignorantes, poderia ter sido, em certa medida, desculpável; mas você, cujo chamado e negócios é conhecer, amar e me servir, não tem desculpa, porque, como os filhos de Eli, você me desprezou e fez os outros também. O profeta acrescenta que talvez eles tivessem a garantia de fingir que não o haviam feito e perguntar em que particular acusação poderia ser alegada contra eles? se assim for, ele enumeraria os detalhes para eles, o que ele faz de acordo nos versículos seguintes.

Comentário de Scofield

se então eu sou pai

Cf. (Veja Scofield “ Isaías 63:16 “) . O relacionamento aqui é nacional, não pessoal Jeremias 3:18 ; Jeremias 3:19 aqui, aparentemente, os judeus estavam chamando Jeová de “Pai”, mas não lhe rendendo obediência filial. Vejo; João 8: 37-39 ; Romanos 9: 1-8 .

Comentário de John Wesley

O filho honra o pai e o servo, o senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou um mestre, onde está meu medo? diz o Senhor dos exércitos, ó sacerdotes, que desprezam o meu nome. E dizeis: Em que desprezamos o teu nome?

Ó sacerdotes – Se houvesse indecisão entre o povo ignorante, poderia ter sido um pouco desculpável. Mas vocês, ó sacerdotes, cuja tarefa é me conhecer, como os filhos de Eli, me desprezaram e fizeram outros também.

Comentário de Adam Clarke

Um filho honra seu pai – eu sou seu pai – onde está minha honra? Onde está sua obediência filial?

Se eu sou um mestre, onde está meu medo? O respeito devido a mim.

Comentário de E.W. Bullinger

Um filho , etc. Consulte Pentateuco ( Êxodo 20:12 ), App-92. Observe a figura da fala Anacoenose (App-6). Um apelo aos oponentes como tendo um interesse comum. Compare Isaías 5: 4 . 11:19 . Atos 4:19 . 1 Coríntios 4:21 ; 1 Coríntios 10:15 ; 1 Coríntios 11:13 , 1 Coríntios 11:14 , Gálatas 1: 4 , Gálatas 1:21 .

mestre. Os sotaques hebraicos colocam a pausa principal aqui, onde a declaração termina na qual o recurso se baseia.

se sim, etc. Esses dois recursos são marcados por sotaques menores

Meu nome: novamente marcado para ênfase especial. (1) O argumento é baseado na reverência natural; (2) a violação é mostrada no caso de Israel ( Isaías 41: 8. Oséias 11: 1 ); (3) a conclusão é que os padres eram culpados por causa.

Comentário de John Wesley

O filho honra o pai e o servo, o senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou um mestre, onde está meu medo? diz o Senhor dos exércitos, ó sacerdotes, que desprezam o meu nome. E dizeis: Em que desprezamos o teu nome?

Ó sacerdotes – Se houvesse indecisão entre o povo ignorante, poderia ter sido um pouco desculpável. Mas vocês, ó sacerdotes, cuja tarefa é me conhecer, como os filhos de Eli, me desprezaram e fizeram outros também.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *