Estudo de João 5:43 – Comentado e Explicado

Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo…
João 5:43

Comentário de Albert Barnes

Eu vim em nome do meu Pai – Pela autoridade de Deus; ou dando prova de que fui enviado por ele.

Se outro vier em seu próprio nome – Um falso professor se preparando, e nem mesmo fingindo ter uma comissão divina. Os judeus estavam muito acostumados a receber e seguir professores particulares. No tempo de Cristo, eles foram grandemente divididos entre as escolas de Hillel e Shammai, dois professores famosos.

Você receberá – Você o seguirá ou o obedecerá como professor.

Comentário de E.W. Bullinger

ele , etc. Compare 2 Tessalonicenses 2: 4 .

Comentário de John Calvin

43. Eu vim em nome de meu pai. Os falsos profetas realmente se gabam desse título, como o Papa, atualmente, se vangloria de boca aberta de que é o vice ou vigário de Cristo; e sob esse mesmo disfarce Satanás enganou os homens miseráveis ??desde o princípio. Mas Cristo aqui significa a realidade, e não uma pretensão hipócrita; pois quando ele testemunha que veio em nome de seu Pai , ele quer dizer não apenas que o Pai o enviou, mas que ele executa fielmente a comissão que recebeu. Com essa marca, ele distingue os professores legais da Igreja dos professores espúrios e fingidos. Esta passagem, portanto, ensina que devemos rejeitar com ousadia todos os que se exaltam e, em seu próprio nome, reivindicar autoridade sobre as almas; pois aquele que deseja ser considerado um servo de Deus não deve ter nada separado de Deus. Agora, se toda a doutrina do papa for examinada, até os cegos verão que ele veio em seu próprio nome. (110)

Se outro vier em seu próprio nome, você receberá. Que os judeus não amam a Deus e não têm reverência por ele, Cristo prova por esse argumento que eles receberão ansiosamente os falsos profetas, enquanto se recusam a obedecer a Deus; pois ele dá como certo que é um sinal de uma mente perversa e ímpia, quando os homens desconsideram a verdade e concordam voluntariamente com as falsidades. Se for contestado que isso geralmente é feito mais por ignorância do que por malícia, a resposta é fácil. Ninguém é exposto às imposturas de Satanás, exceto na medida em que, por alguma disposição perversa, ele prefere a falsidade à verdade. Pois como é que somos surdos quando Deus fala (111) e que Satanás nos acha prontos e ativos, mas porque somos avessos à justiça e, por nossa própria vontade, desejamos iniquidade? Embora deva ser observado que aqui Cristo fala principalmente daqueles a quem Deus particularmente iluminou, ao conceder aos judeus esse privilégio, que, tendo sido instruídos em sua Lei, eles poderiam manter o caminho certo da salvação. É certo que essas pessoas ouvem os falsos professores por nenhuma outra razão senão porque desejam ser enganados. Desse modo, Moisés diz que, quando surgem falsos profetas, isso tem como objetivo provar e provar ao povo se ele ama o Senhor, seu Deus ( Deuteronômio 13: 3 ). Em muitas pessoas, sem dúvida, parece haver um inocente e inocente. simplicidade, (112) mas seus olhos são indubitavelmente cegos pela hipocrisia que espreita em suas mentes. Pois é certo que Deus nunca fecha a porta para quem bate ( Mateus 7: 8 ) nunca desilude aqueles que sinceramente oram a ele ( Isaías 45:19 .) Justamente, portanto, Paulo atribui isso à vingança de Deus, quando o poder de enganar é dado a Satanás,

para que aqueles que rejeitaram a verdade e se deleitaram com a injustiça possam acreditar na mentira, e digam que perecem sem receber o amor da verdade, para que sejam salvos,
( 2 Tessalonicenses 2: 9. )

Desta maneira, é descoberta a hipocrisia de muitos que, devotados às imposturas e superstições perversas do Papa, queimam com fúria envenenada contra o Evangelho; pois se eles tivessem corações dispostos ao temor de Deus, esse medo também produziria obediência.

Comentário de Adam Clarke

Eu vim em nome do meu pai – com toda a sua influência e autoridade. Entre os coelhos, era essencial para o crédito de um professor que ele fosse capaz de apoiar sua doutrina pela autoridade de algumas pessoas eminentes que haviam ido antes. Daí a forma, vindo em nome de outro.

Se outro vier em seu próprio nome – Não tendo influência divina e nenhuma outra autoridade que não a dele, você o receberá. Que este foi notoriamente o caso pode aparecer em Josephus, Antiq. b. xviii. c. 14; Atos 5:36 , Atos 5:37 ; Eusébio, Eccl. Hist. b. iv. c. 6. É pelo justo julgamento de Deus que aqueles que não crerem na verdade de Deus serão abandonados a ponto de acreditar na mais absurda das mentiras. Para um relato desses falsos cristos, veja as notas em Mateus 24: 5 .

Comentário de Thomas Coke

João 5:43 . Eu vim em nome de meu Pai, Ele veio com uma comissão de seu Pai celestial, para promover sua glória e uma salvação espiritual do pecado e da ira; e produziu várias testemunhas incomuns para estabelecer seu caráter e ofícios divinos; e, ainda assim, porque ele se opunha aos seus vícios e não aparecia com pompa mundana, nem lhes dava expectativas de riquezas seculares, honra e poder, eles não acreditariam nele. Considerando que se qualquer outra pessoa os procurasse em seu próprio nome; isto é, sem uma comissão de Deus, eles o abraçariam com alegria, desde que ele assumisse a majestade de um rei e prometesse recompensas temporais a seus seguidores. Os judeus deram muitas provas de sinal dessa paixão durante suas guerras com os romanos, e um pouco antes da destruição de sua cidade; pois, então, muitos impostores surgiram, fingindo ser o Messias e prometendo libertação; pelas quais eles atraíram grandes multidões, como seu próprio historiador Josefo nos informa, e observamos na nota de Mateus 24:26 .

Comentário de John Wesley

Eu vim em nome de meu Pai, e você não me recebe: se outro vier em seu próprio nome, você o receberá.

Se outro vier – Qualquer falso Cristo.

Referências Cruzadas

Ezequiel 23:21 – De modo que você ansiou pela lascívia de sua juventude, quando no Egito seus peitos eram afagados e seus seios virgens eram acariciados.

Mateus 24:5 – Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 10:25 – Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim,

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

Atos dos Apóstolos 5:36 – Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.

Atos dos Apóstolos 21:38 – “Não é você o egípcio que iniciou uma revolta e há algum tempo levou quatro mil assassinos para o deserto? “

Hebreus 5:4 – Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *