Estudo de João 10:25 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhes : Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim.
João 10:25

Comentário de Albert Barnes

Eu disse a você – não está registrado que Jesus havia dito a eles em tantas palavras que ele era o Cristo, mas ele havia usado expressões destinadas a transmitir a mesma verdade, e que muitos deles entendiam ser o Messias. Ver João 5:19 ; João 8:36 , João 8:56 ; João 10: 1 . A expressão “o Filho de Deus” eles entendiam ser equivalente ao Messias. Isso ele costumava usar de si mesmo em um sentido de não estar enganado.

As obras – Os milagres, como restaurar os cegos, curar os doentes, etc.

Em nome do meu pai – pelo poder e ordem de Deus. Jesus era o Messias ou um impostor. Os fariseus o acusaram de ser o último Mateus 26: 60-61 ; Mateus 27:63 ; João 18:36 ; mas Deus não daria esse poder a um impostor. O poder de realizar milagres é um atestado de Deus para o que é ensinado. Veja as notas em Mateus 4:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

contou . Ele não havia falado com eles como fez em João 4:26 ; João 9: 35-37 , mas as obras eram evidência suficiente para aqueles que tinham olhos para ver. Compare João 5:36 ; João 7:31 ; João 9:32 ; João 15:24 . acreditava. App-150.

O nome do meu Pai . Só ocorre aqui e João 5:43 . Compare Apocalipse 14: 1 .

of = concernente. Grego. peri. App-104.

Comentário de John Calvin

25. I have told you. Our Lord Jesus (299) does not conceal that he is the Christ, and yet he does not teach them as if they were willing to learn, but rather reproaches them with obstinate malice, because, though they had been taught by the word and works of God, they had not yet made any progress. Accordingly, that they do not know him, he imputes to their own fault, as if he said: “My doctrine is easily enough understood, but the blame lies with you, because you maliciously resist God.”

The works which I do. He speaks of his works, in order to convict them of being doubly obstinate; for, besides the doctrine, they had a striking testimony in his miracles, if they had not been ungrateful to God. He twice repeats the words, You do not believe , in order to prove that, of their own accord, they were deaf to doctrine, and blind to works; which is a proof of extreme and desperate malice. He says that he did the works in the name of his Father; because his design was, to testify the power of God in them, by which it might be openly declared that he came from God.

Comentário de Adam Clarke

Eu lhe disse, etc. – Ou seja, eu lhe disse antes o que lhe digo agora novamente, que as obras que faço prestam testemunho para mim. Eu te disse que sou a luz do mundo: o Filho de Deus: o bom pastor: que vim salvar – dar vida – dar liberdade – para resgatar você: que, para isso, devo morra e ressuscite; e que eu sou o dono absoluto da minha vida e da minha morte. Você não notou minha onisciência ao procurar e descobrir os próprios segredos de seus corações? Você não viu minha onipotência nos milagres que fiz? Tudo isso não foi suficiente para convencê-lo? – e ainda assim não crereis! – Veja as obras que lhe deram testemunho, como o Messias enumerou, Mateus 11: 5 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 10:25 . Jesus lhes respondeu, eu lhe disse, etc. – “Na verdade, eu lhe disse várias vezes;” – pelo que nosso Senhor acabara de dizer de si mesmo nos versículos anteriores, como o bom Pastor, era , em certo sentido, equivalente a um declaração de que ele era o Messias: além disso, ele já havia realizado os milagres que deveriam caracterizar e distinguir o Messias, como limpar os leprosos, curar os cegos, etc. e se eles tivessem apenas julgado pelas características do Messias dadas por muitos de seus próprios coelhos, ou pelos ditames da razão sem preconceitos, eles deveriam ter reconhecido que ele havia estabelecido suficientemente sua reivindicação ao título do Messias.

Referências Cruzadas

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 7:31 – Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nele e diziam: “Quando o Cristo vier, fará mais sinais miraculosos do que este homem fez? “

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 8:24 – Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 10:32 – mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? “

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 11:47 – Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

João 14:11 – Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.

João 20:30 – Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *