Estudo de João 10:32 – Comentado e Explicado

Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?
João 10:32

Comentário de Albert Barnes

Muitas boas obras – Muitos milagres de benevolência curam os doentes, etc. Seus milagres eram boas obras, pois tendiam a promover a felicidade dos homens e eram provas de sua benevolência. Ele não havia realizado outros trabalhos além dos de benevolência; ele sabia que eles não poderiam acusá-lo, e apelou com confiança a eles como testemunhas disso. Seria feliz se todos, quando são opostos e perseguidos, pudessem apelar mesmo para seus perseguidores em prova de sua própria inocência.

Comentário de E.W. Bullinger

de . Grego. ek. App-104.

Comentário de John Calvin

32. Muitas boas obras eu mostrei a você. Aqui, Cristo não apenas diz que eles não têm motivos para sua crueldade, mas os acusa de ingratidão, ao tornar tão injusto um requisito para os favores de Deus. Tampouco ele afirma apenas que lhes prestou um serviço por uma ou duas obras, mas que de muitas maneiras ele foi gentil com elas. Em seguida, ele os censura por serem ingratos, não apenas para si mesmo, mas para Deus, quando ele diz que é o ministro do Pai, que manifestou abertamente seu poder, para que pudesse ser conhecido e atestado a eles. Pois quando ele diz que as boas obras eram do Pai , ele quer dizer que Deus era o autor delas. O significado pode ser assim resumido: “Deus pretendia dar-lhe a conhecer, por mim, benefícios distintos; ele os conferiu por minha mão. Me bane o quanto quiser, não fiz nada que não mereça elogios e boa vontade. Ao me perseguir, portanto, você deve mostrar sua raiva contra os dons de Deus. ” Mas a questão tem mais força para perfurar suas consciências do que se ele tivesse feito uma afirmação direta.

Comentário de Adam Clarke

Muitas boas obras eu lhes mostrei – curei seus enfermos, livrei aqueles de vocês que estavam possuídos do poder dos demônios; Alimentei multidões de seus pobres e ensinei-o em todos os lugares, em todos os momentos, sem despesas, com paciência; e essa é minha recompensa?

Mostrar boas obras ou coisas boas é um hebraísmo, que significa realizá-las realmente, dar coisas boas liberalmente. A frase é semelhante à seguinte: Quem nos mostrará algo de bom? Salmo 4: 6 ; ou seja, quem nos dará coisas boas. Mostra-nos a tua misericórdia, Salmo 85: 7 ; ou seja, nos dê a sensação dos efeitos da tua misericórdia. Mostraste coisas difíceis ao teu povo, Salmo 60: 3 ; ou seja, você os tratou com rigor. Tu me mostraste problemas grandes e doloridos, Salmo 71:20 ; ou seja, você me expôs a terríveis dificuldades.

Referências Cruzadas

1 Samuel 19:4 – Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: “Que o rei não faça mal a seu servo Davi; ele não lhe fez mal nenhum. Ao contrário, o que ele fez trouxe grandes benefícios ao rei.

2 Crônicas 24:20 – Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: “Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ “.

Salmos 35:12 – Elas me retribuem o bem com o mal e procuram tirar-me a vida.

Salmos 109:4 – Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração.

Eclesiastes 4:4 – Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento.

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 10:25 – Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim,

João 10:37 – Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

1 João 3:12 – Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *