Estudo de Salmos 35:12 – Comentado e Explicado

pagaram-me o bem com o mal. Oh, desolação para a minha alma!
Salmos 35:12

Comentário de Albert Barnes

Eles me recompensaram o mal pelo bem – Eles recompensaram ou retornaram o mal em vez do bem. A maneira pela qual eles fizeram isso, ele declara nos versículos seguintes.

Para o estrago da minha alma – Margem, “privação”. A palavra hebraica significa “o ser abandonado” ou “abandonado”. A idéia é que, devido a essa conduta, ele foi abandonado ou abandonado por todos em quem pudesse confiar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 35:12 . Para o estrago da minha alma E tentar me roubar a minha vida. Verde. O hebraico ????? shekol é aborto ou luto para a minha alma: “Para que eu seja desprovida de minha alma, como mulher de uma criança abortada”. Mudge e Houbigant.

Comentário de E.W. Bullinger

mal. Hebraico. ra “a . App-44.

estragar = luto.

Comentário de Adam Clarke

Para a deterioração da minha alma – Para destruir minha vida; então nephesh deve ser traduzido em vários lugares, onde nossos tradutores usaram a palavra alma.

Comentário de John Calvin

12. Eles me tornam mal pelo bem. Davi mostra novamente que a malícia de seus inimigos era de caráter muito agravado, porque eles não apenas o oprimiam injustamente, visto que ele era inocente, e não lhes davam ocasião de ofensa, mas também porque mesmo aqueles que haviam recebido muito prazer e muitos favores dele, o recompensavam de uma maneira muito estranha e ingrata. Uma conduta tão vergonhosa fere os sentimentos de homens bons muito severamente e parece bastante intolerável. Mas é um consolo inexprimivelmente grande quando podemos testemunhar diante de Deus que tentamos, por todos os meios ao nosso alcance, acalmar as mentes de nossos inimigos e curvá-los à gentileza, embora, apesar disso, eles sejam apressados ??por crueldade insaciável em desejar nossa mágoa; pois Deus não permitirá que essa ingratidão bárbara e brutal passe impune. Sua crueldade é mais expressa quando se diz que eles se esforçaram em deixar (pois assim é, no hebraico (710) ) a alma de um homem manso e pacífico; isto é, privá-lo de conforto e torná-lo desolado, a ponto de esmagá-lo com desespero e destruí-lo. Depois, Davi narra certos atos de bondade que ele os havia praticado e que, se tivessem algum senso de eqüidade e humanidade, deveriam ter sido tantos vínculos sagrados de amor mútuo. Ele não diz que os ajudou com dinheiro ou bens, ou que, por outros meios, exerceu liberalidade em relação a eles, pois às vezes pode acontecer que, quando a mão está aberta, o coração pode estar fechado; mas ele menciona certos sinais de amor verdadeiro e genuíno – que lamentou seus infortúnios diante de Deus e ficou perturbado por eles, como se tivesse lamentado a morte de sua mãe; e, finalmente, que ele sentia e se interessava por eles como se fossem seus próprios irmãos. Desde então, ele os colocou sob altas obrigações para com ele, de que ingratidão mais baixa eles poderiam ser culpados do que vomitar contra ele em sua adversidade o veneno de seu ódio? No que diz respeito ao significado das palavras, tomo o termo doença, neste lugar, para significar metaforicamente qualquer tipo de problema ou tristeza. O significado de Davi é que, tantas vezes quanto qualquer calamidade os ocorrera, ele participava do sofrimento deles. Uma boa evidência disso foi a oração que ele diz que derramou em seu próprio seio. O significado adequado da expressão é que ele não ostentou suas orações em voz alta diante dos homens, como muitos que fingem muito mais afeto do que realmente sentem, mas orando em segredo e sem tornar o mundo a seu favor, ele mostrou que ele estava sinceramente e de coração angustiado por causa de sua aflição. Como dizemos que um homem se alegra em seu próprio seio, que está satisfeito com o sentimento secreto e interior de seu coração, sem declará-lo a outros, também se pode dizer que se pode chorar ou orar em seu próprio seio, que não derrama. suas lágrimas e orações diante dos homens para garantir seu favor, mas, contente em ter Deus sozinho para seu testemunho, esconde suas emoções em seu próprio coração. Contudo, não nego que, dessa maneira de falar, exprima a atitude de quem ora, como se o salmista dissesse, que ele se curvava e orava com a cabeça abaixada e os braços cruzados, como os homens pesados ??estão acostumados a fazer. (711) Mas isso, especialmente, devemos considerar como seu significado, que não havia dissimulação em sua oração. Alguns pensam que há uma imprecação em suas palavras e as explicam nesse sentido. Senhor, se é verdade que eu não lhes desejei toda prosperidade, que todas as travessuras caiam sobre mim: mas essa é uma explicação forçada. Ainda existe outra exposição, com pouca plausibilidade; e é isso: porque eu não aproveitei nada orando por eles, o fruto da minha oração voltou para mim. O sentido, que é mais uníssono com o propósito e também as palavras do profeta, é: orei por eles, assim como oro por mim mesmo. Mas o que já avancei sobre o afeto secreto do salmista, espero, será satisfatório para o leitor criterioso. Com relação ao pano de saco e ao jejum, ele os usou como ajuda à oração. Os fiéis oram mesmo após as refeições, e não observam o jejum todos os dias como necessário para a oração, nem consideram necessário vestir um pano de saco sempre que entram na presença de Deus. Mas sabemos que aqueles que viviam nos tempos antigos recorreram a esses exercícios quando qualquer necessidade urgente os pressionava. No tempo de calamidade ou perigo público, todos vestiram um saco e se dedicaram ao jejum, que, humilhando-se diante de Deus e reconhecendo sua culpa, poderiam apaziguar sua ira. Da mesma maneira, quando alguém em particular era afligido, a fim de se excitar com maior fervor na oração, vestia um saco e se envolvia no jejum, como sinal de pesar. Quando Davi, então, como ele aqui nos diz, vestiu um saco, era o mesmo que se ele tivesse tomado sobre si os pecados de seus inimigos, a fim de implorar por Deus a misericórdia por eles, enquanto eles estavam exercendo todo o seu poder para realizar sua destruição. Embora possamos considerar o uso de pano de saco e sentar-se na cinza entre o número de cerimônias legais, ainda assim o exercício do jejum permanece em vigor entre nós hoje e no tempo de Davi. Quando Deus, portanto, nos chama ao arrependimento, mostrando-nos sinais de seu descontentamento, tenhamos em mente que devemos não apenas orar a ele da maneira comum, mas também empregar os meios adequados para promover nossa humildade. . Em conclusão, o salmista diz que ele se comportou e agiu em relação a eles como se cada um deles tivesse sido seu irmão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *