Estudo de João 3:2 – Comentado e Explicado

Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.
João 3:2

Comentário de Albert Barnes

O mesmo aconteceu com Jesus – O desígnio de sua vinda parece ter sido inquirir mais completamente de Jesus qual era a doutrina que ele veio ensinar. Ele parece ter se convencido de que era o Messias e desejava ser instruído em particular a respeitar sua doutrina. Não era comum um homem de posição, poder e riqueza vir perguntar a Jesus dessa maneira; todavia, podemos aprender que a oportunidade mais favorável para ensinar a esses homens a natureza da religião pessoal é quando eles estão sozinhos. Dificilmente qualquer homem, de qualquer posição, se recusará a conversar sobre esse assunto quando tratado com respeito e ternura em particular. No meio de seus companheiros, ou envolvidos em negócios, eles podem se recusar a ouvir ou a ceder. Quando sozinhos, eles ouvirão a voz da súplica e da persuasão e estarão dispostos a conversar sobre os grandes assuntos do julgamento e da eternidade. Assim, Paulo diz Gálatas 2: 2 , “em particular para aqueles que têm reputação”, evidenciando sua prudência consumada e seu profundo conhecimento da natureza humana.

À noite – Não é mencionado por que ele veio à noite. Poderia ter sido que, sendo um membro do Sinédrio, ele ficou noivo o dia todo; ou pode ter sido porque o Senhor Jesus estava ocupado o dia inteiro ensinando publicamente e realizando milagres, e que não havia oportunidade de conversar com ele tão livremente quanto ele desejava; ou pode ter sido que ele estivesse com medo do ridículo e desprezo dos que estavam no poder, e com medo de que isso o envolvesse em perigo se fosse conhecido publicamente; ou pode ter sido que ele estivesse com medo de que, se soubesse publicamente que estava disposto a favor do Senhor Jesus, isso poderia provocar mais oposição a ele e pôr em risco sua vida. Como nenhum motivo ruim é imputado a ele, é mais de acordo com a caridade cristã supor que seus motivos eram aqueles que Deus aprovaria, especialmente porque o Salvador não o reprovou. Não devemos estar dispostos a culpar os homens onde Jesus não o fez, e devemos desejar encontrar a bondade em todos os homens, em vez de estar sempre em busca de maus motivos. Ver 1 Coríntios 13: 4-7 . Podemos aprender aqui:

1. Que nosso Salvador, embora envolvido durante o dia, não se recusou a conversar com um pecador curioso à noite. Os ministros do evangelho devem sempre dar as boas-vindas aos que estão pedindo o caminho da vida.

2.É apropriado que os homens, mesmo os de posição mais elevada, investiguem o assunto da religião. Nada é tão importante quanto a religião, e nenhum temperamento mental é mais amável do que a disposição de pedir o caminho para o céu. Em todos os momentos, os homens devem procurar o caminho da salvação e, especialmente em tempos de grandes emoções religiosas, devem fazer perguntas. Em Jerusalém, na época mencionada aqui, havia uma grande solicitude. Muitos creram em Jesus. Ele realizou milagres, pregou e muitos foram convertidos. Havia o que agora seria chamado de reavivamento da religião, com todas as características de uma obra de graça. Em tal época, era apropriado, como é agora, que não apenas os pobres, mas os ricos e os grandes, investigassem o caminho da vida.

Rabino – Este era um título de respeito conferido a distintos professores judeus, da mesma forma que o título “Doutor da Divindade” agora é conferido. Veja as notas em João 1:38 . Nosso Salvador proibiu seus discípulos de usarem esse título (ver as anotações em Mateus 23: 8 ), embora fosse apropriado para Ele fazê-lo, como sendo o grande Mestre da humanidade. Literalmente significa grande, e foi dado por Nicodemos, sem dúvida, porque Jesus deu provas distintas de que ele veio como professor de Deus.

Nós sabemos – eu sei, e aqueles com quem estou conectado. Talvez ele estivesse familiarizado com alguns dos fariseus que tinham a mesma opinião sobre Jesus que ele, e ele veio a ser mais plenamente confirmado na crença.

Vem de Deus – Enviado por Deus. Isso implica sua prontidão para ouvi-lo e seu desejo de ser instruído. Ele reconhece a missão divina de Jesus e pede-lhe delicadamente que o instrua na verdade da religião. Quando lemos as palavras de Jesus na Bíblia, deve-se acreditar que ele veio de Deus e, portanto, foi qualificado e autorizado a nos ensinar o modo de vida.

Estes milagres – Os milagres que ele realizou no templo e em Jerusalém, João 2:23 .

Exceto que Deus esteja com ele – Exceto que Deus o ajude, e exceto que suas instruções são aprovadas por Deus. Os milagres mostram que um profeta ou professor religioso vem de Deus, porque Deus nem faria um milagre atestando uma falsidade ou dando testemunho a um falso professor. Se Deus dá ao homem poder para realizar um milagre, é prova de que ele aprova o ensino daquele homem, e o milagre é a prova ou a credencial de que ele veio de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

para. Grego. profissionais. App-104.

Jesus. App-98.

à noite . Ver João 7:50 ; João 19:39 .

Rabino . App-98.

conhecer. Grego. oida. App-132.

professor. Compare João 3:10 . Grego. didaskalos. App-98. João 3: 4 .

vem de Deus . Render: “Tu vens de Deus como Mestre” .

de . Grego. apo. App-104.

Deus. App-98.

nenhum homem = ninguém. Composto de ou. App-105.

milagres = sinais. Veja a nota em João 2:11 .

doest = arte fazendo.

exceto = se. . . não. Grego. está comigo. App-118 e App-105.

com . Grego. meta. App-104.

Comentário de John Calvin

2. Ele veio a Jesus à noite. Pela circunstância de sua vinda à noite , inferimos que sua timidez era excessiva; pois seus olhos estavam ofuscados, por assim dizer, pelo esplendor de sua própria grandeza e reputação. (55) Talvez ele também tenha sido impedido pela vergonha, pois homens ambiciosos pensam que sua reputação está totalmente arruinada, se eles já desceram da dignidade dos professores para o posto de estudiosos; e ele estava inquestionavelmente inchado com uma opinião tola de seu conhecimento. Em resumo, como ele tinha uma opinião alta de si mesmo, não estava disposto a perder parte de sua elevação. E, no entanto, aparece nele alguma semente de piedade; por ouvir que um Profeta de Deus havia aparecido, ele não despreza ou rejeita a doutrina que foi trazida do céu, e é movido por algum desejo de obtê-la – um desejo que surgiu de nada além de medo e reverência a Deus. Muitos são agradados por uma curiosidade ociosa de inquirir ansiosamente sobre qualquer coisa nova, mas não há razão para duvidar de que foram os princípios religiosos e o sentimento de consciência que despertaram em Nicodemos o desejo de obter um conhecimento mais íntimo da doutrina de Cristo. E embora essa semente permanecesse oculta e aparentemente morta por muito tempo, ainda assim, após a morte de Cristo, produziu frutos, como nenhum homem jamais esperaria ( João 19:39 .)

Rabino, nós sabemos. O significado dessas palavras é: “ Mestre , sabemos que você veio a ser um professor . ”Mas como os homens instruídos, na época, eram geralmente chamados de Mestres , Nicodemos primeiro saúda a Cristo de acordo com os costumes e lhe dá a designação comum Rabino (que significa Mestre, 56 ) e depois declara que ele foi enviado por Deus. para exercer o cargo de mestre . E desse princípio depende toda a autoridade dos professores da Igreja; pois como é somente pela palavra de Deus que devemos aprender a sabedoria, não devemos ouvir outras pessoas além daquelas pelas quais Deus fala pela boca. E deve-se observar que, embora a religião estivesse muito corrompida e quase destruída entre os judeus, eles sempre mantinham esse princípio, de que nenhum homem era um mestre legal, a menos que tivesse sido enviado por Deus . Porém, como não há quem mais orgulhoso e ousadamente se orgulhe de ter sido enviado por Deus do que os falsos profetas, precisamos de discernimento neste caso para experimentar os espíritos. Por conseguinte, Nicodemos acrescenta:

Pois ninguém pode fazer os sinais que você faz, a menos que Deus esteja com ele. É evidente, ele diz, que Cristo foi enviado por Deus , porque Deus mostra seu poder nele de maneira tão ilustrativa, que não se pode negar que Deus está com ele. Ele dá como certo que Deus não está acostumado a trabalhar, mas por seus ministros. , de modo a selar o cargo que ele lhes confiou. E ele tinha boas razões para pensar assim, porque Deus sempre pretendeu que milagres fossem selos de sua doutrina. Justamente, portanto, ele faz de Deus o único autor de milagres, quando diz que ninguém pode fazer esses sinais, a menos que Deus esteja com ele; pois o que ele diz equivale a uma declaração de que milagres não são realizados pelo braço do homem, mas que o poder de Deus reina, e é ilustrativamente exibido neles. Em uma palavra, como os milagres têm uma dupla vantagem, preparar a mente para a fé e, quando foi formada pela palavra, para confirmá-la ainda mais, Nicodemos havia lucrado corretamente na parte anterior, porque por milagres ele reconhece Cristo. como um verdadeiro profeta de Deus.

No entanto, seu argumento parece não ser conclusivo; pois, já que os falsos profetas enganam os ignorantes por suas imposições tão completamente como se tivessem provado por sinais verdadeiros que são ministros de Deus, que diferença haverá entre verdade e falsidade, se a fé depende de milagres? Não, Moisés diz expressamente que Deus emprega esse método para tentar se o amamos ( Deuteronômio 13: 3 ). Também conhecemos a advertência de Cristo ( Mateus 24:14 ) e de Paulo ( 2 Tessalonicenses 2: 9). ,) que os crentes devem tomar cuidado com os sinais mentirosos , pelos quais o Anticristo deslumbra os olhos de muitos. Eu respondo: Deus pode justamente permitir que isso seja feito, para que aqueles que merecem possam ser enganados pelos encantamentos de Satanás. Mas digo que isso não impede os eleitos de perceberem em milagres o poder de Deus, que é para eles uma confirmação indubitável da verdadeira e sã doutrina. Assim, Paulo se vangloria de que seu apostolado foi confirmado por sinais , maravilhas e obras poderosas ( 2 Coríntios 12:12 ). Seja qual for a extensão em que Satanás possa, como um macaco, falsificar as obras de Deus no escuro, ainda quando os olhos são abertos e a luz da sabedoria espiritual brilha, os milagres são um atestado suficientemente poderoso da presença de Deus, como Nicodemos aqui declara ser.

Comentário de Adam Clarke

Veio a Jesus à noite – Ele tinha assuntos da maior importância, sobre os quais desejava consultar a Cristo; e ele escolheu a estação da noite, talvez menos pelo medo do homem do que pelo desejo de ter Jesus sozinho, pois o encontrava o dia inteiro cercado pela multidão; de modo que lhe era impossível ter uma oportunidade de falar plenamente sobre os assuntos pesados ??sobre os quais pretendia consultá-lo. No entanto, podemos tomar como certo que ele não tinha nenhum projeto no momento para se tornar seu discípulo; como batismo e circuncisão, que eram as ordenanças iniciais entre os judeus, nunca eram administrados durante a noite. Se alguém recebesse o batismo à noite, ele não era reconhecido por um prosélito. Veja Wetstein. Mas como os judeus não eram obrigados a serem batizados, eles eram circuncidados e, conseqüentemente, na aliança, ele, sendo judeu, não sentiria necessidade de se submeter a esse rito.

Rabino – Meu Mestre, ou Professor, um título de respeito dado aos médicos judeus, algo como nosso Doutor da Divindade, ou seja, professor de coisas divinas. Mas como muitos podem ser encontrados entre nós que, apesar de possuírem o título, não são mestres, assim foi entre os judeus; e talvez tenha sido em referência a isso que Nicodemos use a palavra d?das?a??? , didaskalos , imediatamente depois, pela qual, em João 1:38 , São João traduz a palavra rabino. O rabino, professor, geralmente não passa de um título de respeito: didaskolos significa uma pessoa que não apenas tem o nome de professor, mas que realmente ensina.

Sabemos que você é um professor que vem de Deus – nós, todos os membros do grande Sinédrio e todos os governantes do povo, que prestamos a devida atenção à sua doutrina e milagres. Todos estamos convencidos disso, apesar de não sermos sinceros o suficiente para possuí-lo. É possível, no entanto, que ??daµe? , sabemos, não signifique mais do que, é sabido, é geralmente reconhecido e permitido, que você é um professor vindo de Deus.

Ninguém pode fazer esses milagres. É na evidência dos teus milagres que fundamento minha opinião sobre ti. Ninguém pode fazer o que faz, a menos que a onipotência de Deus esteja com ele.

Comentário de Thomas Coke

João 3: 2 . O mesmo aconteceu com Jesus à noite: Para que não se ofenda ao conversar abertamente com Jesus, por seus irmãos do conselho, que desde o início eram inimigos de Cristo, ele veio secretamente, à noite, para ter um conferência particular com ele em seus próprios alojamentos; e com a maior reverência e respeito disse a ele, em seu próprio nome, bem como em nome de vários de seus irmãos, rabino – uma denominação muito notável de uma pessoa de tão grande dignidade para alguém que, em relação a à sua educação e posição na vida secular, fez uma aparência tão baixa quanto o nosso abençoado Senhor: Nós sabemos, etc. Os milagres de Cristo não deixaram Nicodemos espaço para duvidar de sua missão de Deus; no entanto, eles não provaram que ele era o Messias, porque ele ainda não se chamava por esse nome, pelo menos ao ouvir Nicodemos. Portanto, quando ele disse a Jesus que acreditava que ele era um professor, veio de Deus; ele insinuou que, atualmente, ele não acreditava nele como o Messias; mas que ele acreditaria se assumisse esse caráter; e por essas insinuações solicitou modestamente a Jesus que se explicasse em relação a suas pretensões. Podemos apenas observar, com base na forte afirmação que Nicodemos faz: Ninguém pode fazer esses milagres, etc. que os milagres atribuídos a Cristo e seus apóstolos se recomendam a nós, pelo seguinte relato, exclusivos de serem sempre estimados entre os judeus como credenciais e provas da missão divina daqueles que reivindicavam a si mesmos a autoridade de profetas e mestres: foram feitos por pessoas que apelaram solenemente a Deus; foram feitos de maneira pública, diante de inimigos e incrédulos; em uma era erudita e país civilizado; não com qualquer ar de orgulho, vaidade e ostentação; não por lucro ou por vantagens mundanas; na confirmação de doutrinas boas e úteis para a humanidade; numa época em que os homens não queriam poder nem inclinação para expô-los, se fossem impostores, e não corriam o risco de serem chamados ateus e hereges, de serem insultados pela população e perseguidos pelo magistrado civil, se ridicularizavam e expunham. eles: eram variados e numerosos; de natureza permanente e pode ser revisada e reexaminada; não tinham nada de fantástico e cruel neles, mas eram atos de bondade e beneficência: eles cessaram por um longo tempo antes de Cristo aparecer e, portanto, chamariam a atenção dos homens. Eles eram os meios de converter multidões à fé; foram atestados por testemunhas apropriadas; predito pelos profetas; eram como os judeus esperavam do Messias e eram reconhecidos até pelos adversários. Nicodemos, portanto, tinha grandes razões para ser influenciado por eles e reconhecer sua força.

Comentário de John Wesley

O mesmo veio a Jesus de noite e disse-lhe: Rabino, sabemos que você é um professor que vem de Deus; porque ninguém pode fazer esses milagres que você faz, exceto que Deus esteja com ele.

O mesmo veio – Através do desejo; mas de noite – por vergonha: sabemos – até nós, governantes e fariseus.

Referências Cruzadas

Juízes 6:27 – Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia.

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Marcos 12:14 – Estes se aproximaram dele e disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?

João 1:38 – Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem? ” Eles disseram: “Rabi”, ( que significa Mestre ), “onde estás hospedado? “

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 7:31 – Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nele e diziam: “Quando o Cristo vier, fará mais sinais miraculosos do que este homem fez? “

João 7:50 – Nicodemos, um deles, que antes tinha procurando Jesus, perguntou-lhes:

João 9:16 – Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? ” E houve divisão entre eles.

João 9:30 – O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.

João 11:47 – Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

João 20:16 – Jesus lhe disse: “Maria! ” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni! ” ( que significa Mestre ).

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 4:16 – perguntando: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Filipenses 1:14 – E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *