Estudo de João 19:38 – Comentado e Explicado

Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois, e tirou o corpo de Jesus.
João 19:38

Comentário de E.W. Bullinger

isso = essas coisas.

de = de. Grego. apo. App-104.

Arimathsea . Provavelmente Ramah, onde Samuel nasceu. 1 Samuel 1: 1 , 1 Samuel 1:19 . Chamado na Septuaginta Armathaim.

um discípulo. . . mas secretamente . Mateus o chama de “homem rico” ( João 27:57 ); Marcos, “um conselheiro honorável” ( João 15:43 ); Lucas, “um homem bom e um justo” ( João 23:50 ). Veja em João 18:16 .

for = por causa de. Grego. dia. App-104. João 19: 2 .

Leve embora . . . levou . Grego. airo. A mesma palavra que nos versículos: João 15:31 .

deu-lhe licença . Grego. epitrepo. Geralmente traduzido como “sofrer” . Mateus 8:21 , etc. Compare Atos 21:39 , Atos 21:40 .

Comentário de John Calvin

38. José de Arimatéia rogou a Pilatos. João agora relata por quem, em que lugar e com que magnificência, Cristo foi sepultado. Ele menciona duas pessoas que enterraram a Cristo; ou seja, José e Nicodemos, o primeiro dos quais solicitou a Pilatos que lhe desse o corpo morto, que de outra forma teria sido exposto à violência ilegal dos soldados. Mateus ( Mateus 27:57 ) diz que ele era um homem rico, e Lucas ( Lucas 23:50 ) diz que ele era um conselheiro; isto é, ele ocupava o posto de senador. Quanto a Nicodemos, vimos, no Terceiro Capítulo deste Evangelho, que ele ocupava uma posição honrosa entre seus próprios compatriotas; e que ele também era rico, pode ser facilmente deduzido da grande despesa que ele propôs ao adquirir essa mistura.

Até agora, portanto, as riquezas os haviam impedido de professar ser os discípulos de Cristo e, posteriormente, poderiam ter menos influência em impedi-los de fazer uma profissão tão odiada e odiada. O evangelista diz expressamente que Joseph foi anteriormente impedido por esse medo de se aventurar a declarar abertamente que ele era um discípulo de Cristo; e quanto a Nicodemos, ele repete o que já vimos, que ele veio a Jesus secretamente e à noite ( João 3: 2 e João 7:50 .) De onde, portanto, eles derivam tanta magnanimidade heróica que, quando as coisas acontecem estão no ponto mais baixo, surgem destemidamente à vista do público? Não digo nada do grande e evidente perigo que eles devem ter enfrentado; mas o ponto mais importante é que eles não escreveram em se colocar em estado de guerra perpétua com sua própria nação. Portanto, é certo que isso foi efetuado por um impulso celestial, para que aqueles que, através do medo, não lhe prestassem a honra enquanto ele estivesse vivo, agora corressem para seu corpo morto, como se tivessem se tornado homens novos.

Eles trazem suas especiarias para embalsamar o corpo de Cristo; mas eles nunca o teriam feito, se tivessem sido perfumados com o doce dizer de sua morte. Isso mostra a verdade do que Cristo havia dito,

A menos que um grão de milho morra, ele permanece sozinho;
mas quando está morto, produz muito fruto,
( João 12:24 .)

Pois aqui temos uma prova impressionante de que sua morte foi mais rápida que sua vida; e tão grande foi a eficácia daquele doce dizer que a morte de Cristo transmitiu à mente daqueles dois homens, que rapidamente extinguiu todas as paixões pertencentes à carne. Enquanto a ambição e o amor ao dinheiro reinaram neles, a graça de Cristo não teve encantos para eles; mas agora eles começam a desconsiderar o mundo inteiro.

Além disso, aprendamos que o exemplo deles nos indica o que devemos a Cristo. Esses dois homens, como testemunho de sua fé, não apenas tiraram Cristo da cruz com grande perigo, mas o levaram corajosamente à sepultura. Nossa preguiça será humilhante e vergonhosa se, agora que ele reina na glória celestial, retermos dele a confissão de nossa fé. Tanto menos desculpável é a maldade daqueles que, embora agora neguem a Cristo por hipocrisia básica, imploram em seu favor o exemplo de Nicodemos. Em uma coisa, admito, eles se assemelham a ele, que se esforçam, tanto quanto reside em seu poder, para enterrar a Cristo; mas já passou o tempo do sepultamento, já que ele subiu à destra do Pai, para que ele reine gloriosamente sobre anjos e homens, e que toda língua possa proclamar seu domínio ( Filipenses 2: 9 ).

Secretamente, pelo medo dos judeus. Como esse medo contrasta com a santa ousadia que o Espírito do Senhor operou no coração de José, há motivos para crer que não estava livre de culpa. Nem todo medo, pelo qual os crentes se protegem contra tiranos e inimigos da Igreja, é defeituoso, mas porque a fraqueza da fé se manifesta, sempre que a confissão de fé é retida pelo medo. Devemos sempre considerar o que o Senhor ordena e até que ponto ele nos ordena a avançar. Quem pára no meio do curso mostra que não confia em Deus, e quem dá mais valor à sua vida do que ao comando de Deus é sem desculpa.

Quem foi um discípulo de Jesus. Quando percebemos que o evangelista concede a José a honorável designação de um discípulo, numa época em que ele era excessivamente tímido e não se atreveu a professar sua fé diante do mundo, aprendemos com ele como Deus age graciosamente com seu povo, e com que bondade paterna ele perdoa as ofensas deles. E, no entanto, os falsos nicodemitas não têm o direito de lisonjear a si mesmos, que não apenas mantêm sua fé oculta no seio, mas, fingindo dar seu consentimento a superstições iníquas, fazem todo o possível para negar que são discípulos de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

José de Arimatéia – Veja em Mateus 27: 57-60 ; (Nota); e particularmente Marcos 15:42 , Marcos 15:43 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 19:38 . E depois deste José de Arimatéia, Observamos no cap. João 18:31 que José de Arimatéia parece ter familiarizado pessoalmente com Pilatos, quando ele foi a ele, e pediu licença para enterrar o corpo de Jesus. Não podemos duvidar de que eles estejam familiarizados, se Joseph foi um dos membros do conselho que ajudou Pilatos a administrar os assuntos de sua província, e particularmente a julgar as causas. Todos os governadores de províncias tinham um conselho desse tipo; consequentemente, achamos mencionado Atos 25:12 . No entanto, objeta-se a Joseph ser membro do conselho de Pilatos, que era composto apenas por romanos; no entanto, mesmo com essa suposição, ele pode ser um membro dela, pois pode gozar do privilégio de um cidadão, bem como de São Paulo. Que outro motivo pode ser designado para ser chamado conselheiro, Lucas 23:50 e Marcos 15:43 ? – um nome que não é comumente dado aos membros do sinédrio, cujo título próprio era a????t?? , governantes. Além disso, São Lucas diz ( Lucas 23:51 .) Que José não consentiu com o conselho ( ß???? ) e ação deles: ele não concordou com o conselho que o conselho do governador deu, quando eles desejavam que ele gratificasse os judeus. Veja a nota em Mateus 27:57 .

Comentário de John Wesley

E depois que José de Arimatéia, discípulo de Jesus, mas secretamente por medo dos judeus, rogou a Pilatos que ele pudesse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos o deixou. Ele veio, portanto, e tomou o corpo de Jesus.

José de Arimatéia perguntou a Pilatos – e Nicodemos também veio – Reconhecendo a Cristo, quando até seus discípulos escolhidos o abandonaram. Naquela extremidade, Joseph não tinha mais medo, Nicodemos não tinha mais vergonha.

Referências Cruzadas

Provérbios 29:25 – Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.

Mateus 27:57 – Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus.

Marcos 15:42 – Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

João 9:22 – Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

Filipenses 1:14 – E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *