Estudo de Mateus 27:57 – Comentado e Explicado

À tardinha, um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus,
Mateus 27:57

Comentário de Albert Barnes

Quando chegou a noite – isto é, algum tempo depois das três horas da tarde. Antes disso, os judeus haviam pedido a Pilatos que as pernas dos crucificados fossem quebradas e os corpos retirados, para que não permanecessem na cruz durante o sábado. Os soldados, vindo a Jesus para esse fim, descobriram que ele já estava morto, ao contrário da expectativa deles. Um soldado, no entanto, jogou uma lança ao seu lado, e foi fornecida a prova mais completa de que ele havia expirado. Veja as notas em João 19: 31-37 .

Um homem rico de Arimatéia – Não se sabe onde Arimatéia estava. Havia várias cidades com esse nome na Judéia. É comum que seja o mesmo que Rama. Veja as notas em Mateus 2:17 . Lucas diz que essa era uma “cidade dos judeus” e, portanto, é provável que estivesse na tribo de Benjamim, e a uma curta distância de Jerusalém. Este homem manteve um caráter elevado. Ele era um “conselheiro honorável, que também esperou pelo reino de Deus” Marcos 15:43 ; ele era “um homem bom e justo” Lucas 23:50 ; nobremente se opusera aos propósitos perversos do Sinédrio Lucas 23:51 ; ele era um discípulo de Jesus, embora não fosse abertamente seu seguidor, porque temia os judeus, João 19:38 .

Comentário de E.W. Bullinger

também ele próprio = ele mesmo também.

foi, & c. = tinha sido discipulado para Jesus.

Comentário de John Calvin

Mateus 27:57 . E quando a noite chegou. Entenda-se que Joseph não veio ao entardecer da noite, mas antes do pôr do sol, para que ele cumprisse esse ofício de bondade com seu Mestre, sem violar o sábado; pois o sábado começou à tarde e, portanto, era necessário que Cristo fosse sepultado antes que a noite chegasse. Agora, desde o momento em que Cristo morreu até o sábado começar a ser observado, havia três dias livres. E embora João não mencione apenas José , mas se junte a Nicodemos como seu companheiro, ( João 19:39 😉 ainda assim, como ele assumiu o negócio a princípio, e como Nicodemos não fez mais do que segui-lo e se juntar a ele, os três: Evangelistas satisfeitos relatando em uma breve narrativa o que foi feito apenas por Joseph.

Agora, embora essa afeição de José merecesse elogios incomuns, ainda devemos considerar a providência de Deus, ao subjugar um homem de alta e honrosa posição entre seus compatriotas, para enxugar a reprovação da cruz pela honra do enterro. E, de fato, ao se expor à antipatia e ao ódio de toda a nação e a grandes perigos, não resta dúvida de que essa coragem singular surgiu de um movimento secreto do Espírito; pois, embora anteriormente tivesse sido um dos discípulos de Cristo , nunca se aventurou a fazer uma profissão franca e aberta de sua fé. Quando a morte de Cristo agora apresenta a ele um espetáculo cheio de desespero e preparado para quebrar as mentes mais fortes, como ele repentinamente adquire tanta coragem nobre que, em meio aos maiores terrores, não sente pavor e hesita em não avançar mais? do que ele já havia feito, quando tudo estava em paz? Vamos saber então que, quando o Filho de Deus foi sepultado pela mão de José, foi obra de Deus.

Para o mesmo propósito, também devem ser referidas as circunstâncias aqui detalhadas. A piedade e a integridade de vida de José são elogiadas, para que no servo de Deus possamos aprender a reconhecer a obra de Deus. Os evangelistas relatam que ele era rico, a fim de nos informar que sua incrível magnanimidade de mente lhe permitiu elevar-se superior à obstrução que de outra forma o obrigaria a se aposentar. Os homens ricos, por serem naturalmente orgulhosos, acham nada mais difícil do que se expor voluntariamente ao desprezo do povo. Agora sabemos como foi um ato mesquinho e vergonhoso receber das mãos do carrasco o corpo de um homem crucificado. Além disso, como os homens dedicados às riquezas costumam evitar tudo o que precede excitar o preconceito, quanto mais eminente ele era pela riqueza, mais cauteloso e tímido ele teria sido, a menos que uma santa ousadia (295) lhe fosse transmitida do céu. A dignidade de sua posição também é mencionada, de que ele era um conselheiro ou senador, para que , a esse respeito, também o poder de Deus seja exibido; pois não era uma das pessoas mais baixas empregadas para enterrar o corpo de Cristo às pressas e na ocultação, mas a partir de um alto grau de honra ele foi levantado para ocupar este cargo. Quanto menos credível era que esse ofício de bondade fosse realizado para com Cristo, mais claramente parecia que toda essa transação era regulada pelo propósito e mão de Deus.

Somos ensinados por este exemplo, que os ricos estão tão longe de serem desculpáveis ??quando privam a Cristo da honra que lhe é devida: que devem ser considerados duplamente criminosos, por transformar em obstruções aquelas circunstâncias que deveriam ter sido excitações para atividade. Reconheço que é muito frequente e habitual que aqueles que se consideram superiores aos outros se retirem do jugo e se tornem brandos e efeminados por excesso de timidez e solicitude sobre seus assuntos. Mas devemos vê-lo sob uma luz totalmente diferente; pois se riquezas e honras não nos ajudam na adoração a Deus, nós as abusamos completamente. A ocorrência atual mostra como é fácil para Deus corrigir medos perversos, impedindo-nos de cumprir nosso dever; já que anteriormente José não se aventurou a fazer uma profissão aberta de discípulo de Cristo, quando as questões eram duvidosas, mas agora, quando a raiva dos inimigos está no auge, e quando a crueldade deles abunda, ele reúne coragem e não hesita. incorrer em perigo manifesto. Vemos então como o Senhor, em um momento, forma os corações para novos sentimentos, e eleva por um espírito de coragem aqueles que antes haviam desmaiado. Mas se, por meio de um santo desejo de honrar a Cristo, José assumisse essa coragem, enquanto Cristo estava pendurado na cruz, ai de nossa preguiça, (296) se, agora que ele ressuscitou dos mortos, um zelo igual, pelo menos, glorificá-lo não arde em nossos corações.

Comentário de Adam Clarke

Quando o par – Deve ter sido cerca de três horas, ou um pouco depois; por nosso Senhor ter expirado por volta das três horas, Mateus 27:46 , e a páscoa judaica começar por volta das quatro, era necessário que José, que não deixaria de comer a páscoa no horário habitual, tivesse obtido e enterrado o corpo de Cristo algum tempo antes das quatro horas. Mas essa era a consternação geral, ocasionada pelos prodígios ocorridos nessa ocasião mais terrível, para que possamos conjeturar com segurança que nada foi feito em ordem, e talvez a própria Páscoa não tenha sido comida na hora usual, se é que dia. Veja no final do capítulo anterior .

Um homem rico – Ele era um conselheiro do grande Sinédrio, Lucas 23:50 ; e, pelos relatos dele dados pelos evangelistas, aprendemos que ele era um homem da maior respeitabilidade. Ele agora exerceu uma parte mais honrosa do que todos os discípulos de nosso Senhor. Ele era de Arimatéia, ou Rama, na tribo de Benjamim, Mateus 2:18 , mas vivia normalmente em Jerusalém, como membro do grande conselho.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27:57 . Um homem rico de Arimatéia uma cidade dos judeus, antigamente chamada Ramote, que ficava na tribo de Efraim, e era a cidade do profeta Samuel. São Marcos 15:43 descreve José sob esses dois caracteres; primeiro, que ele era um conselheiro honorável; segundo, que ele esperou pelo reino de Deus. E São Lucas 23:51 acrescenta que ele não havia consentido na condenação de Jesus com o resto do Sinédrio. Veja João 19:38 e a nota sobre Mateus 27: 1 deste capítulo. Alguns críticos apresentariam a última cláusula, que também fez discípulos para Jesus; isto é, após sua ascensão. A palavra eµa??te?se tem esse sentido no versículo 19 do próximo.

Comentário de John Wesley

Quando chegou a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus:

Quando a noite chegou – isto é, depois das três horas; o tempo das três às seis eles chamaram de noite. Marcos 15:42 ; Lucas 23:50 ; João 19:38 .

Referências Cruzadas

1 Samuel 1:1 – Havia certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe.

1 Samuel 7:17 – Mas sempre retornava a Ramá, onde ficava sua casa; ali ele liderava Israel como juiz e naquele lugar construiu um altar em honra do Senhor.

Marcos 15:42 – Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *