Estudo de João 15:24 – Comentado e Explicado

Se eu não tivesse feito entre eles obras, como nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora as viram e odiaram a mim e a meu Pai.
João 15:24

Comentário de Albert Barnes

As obras que nenhum outro homem fez – Os milagres de Jesus superaram os de Moisés e dos profetas:

1.Em seu número. Ele curou grandes multidões, e grande parte de sua vida não estava ocupada em fazer o bem por um poder milagroso.

2.Em sua natureza. Eles envolveram um maior esforço de poder. Ele curou todas as formas de doença. Ele mostrou que seu poder era superior a todos os tipos de dor. Ele ressuscitou Lázaro depois de quatro dias morto. Ele provavelmente se refere também ao fato de ter realizado milagres de um tipo diferente de todos os profetas.

3.Ele fez tudo isso por seu próprio poder; Moisés e os profetas pelo poder invocado de Deus. Jesus falou e foi feito, mostrando que ele tinha poder para fazer mais do que todos os profetas antigos tinham feito. Pode-se acrescentar que seus milagres foram feitos em pouco tempo. Eles eram constantes, rápidos, continuaram, em todos os lugares. Onde quer que estivesse, ele mostrou que tinha esse poder e, no curto espaço de três anos e meio, é provável que ele tenha realizado mais milagres do que os registrados por Moisés e Elias, e todos os profetas juntos.

Comentário de E.W. Bullinger

entre . Grego. en. App-104.

nenhum outro homem = mais ninguém. Grego oudeis altos. App-124. Compare João 5:36 ; João 9:30 .

eles não tinham , & c. O mesmo que em João 15:22 . Observe os diferentes pontos negativos em mim e ou nas duas cláusulas do versículo, como em João 15:22 .

visto . Horao grego . App-133.

Comentário de John Calvin

24. Se eu não tivesse feito entre eles as obras Sob a palavra obras, ele inclui, em minha opinião, todas as provas que ele deu de sua glória Divina; pois por milagres, e pelo poder do Espírito Santo, e por outras demonstrações, ele provou claramente que era o Filho de Deus, de modo que nele era claramente vista a majestade do Filho Unigênito , como vimos em João 1:14 (91) É comum objetar que ele não realizou mais milagres ou milagres do que Moisés e os Profetas. A resposta é bem conhecida, que Cristo é mais eminente em milagres a esse respeito, que ele não era apenas um ministro, como o resto, mas era estritamente o Autor deles; pois ele empregou seu próprio nome, sua própria autoridade e seu próprio poder na realização de milagres. Mas, como eu disse, ele inclui em geral todos os testemunhos do poder celestial e espiritual pelos quais sua Divindade foi exibida.

Eles viram e odiaram. Ele conclui que seus inimigos não podem escapar de nenhuma mudança a que possam recorrer, pois desprezaram seu poder, que evidentemente era totalmente divino; pois Deus manifestou abertamente sua divindade no Filho; e, portanto, não serviria para eles dizer que tinham apenas a ver com um homem mortal. Essa passagem nos lembra que devemos considerar atentamente as obras de Deus, nas quais, ao exibir seu poder, ele deseja que prestemos a honra que lhe é devida. Portanto, todos os que obscurecem os dons de Deus, ou que os desprezam com desprezo, são ingratos a Deus e maliciosos.

Comentário de Thomas Coke

João 15:24 . Se eu não tivesse feito entre eles “Se eu não tivesse feito obras extraordinárias como nenhuma outra pessoa jamais fez – nem mesmo seus profetas, nem o próprio Moisés -, eles não tiveram nenhum grau de pecado, comparável ao que agora jazem embaixo: mas agora, como rejeitaram meus milagres superiores, que viram com seus próprios olhos, ao mesmo tempo em que reconhecem a evidência daqueles que Moisés operou, dos quais ouviram apenas por relatos distantes, eles manifestam uma perversidade tão obstinada e obstinada, que eu posso realmente dizer que ambos viram e odiaram tanto a mim quanto a meu Pai; e meu próprio Pai se ressentirá com justiça e punirá isso como uma indignidade que mostra sua inimizade a ele “. As palavras do cego, cap. João 9:32 é um ótimo comentário sobre a primeira parte deste versículo: Desde que o mundo começou, não se ouviu que alguém abriu os olhos de alguém que nasceu cego.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Deuteronômio 5:9 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Salmos 81:15 – Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.

Provérbios 8:36 – Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte”.

Mateus 9:33 – Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: “Nunca se viu nada parecido em Israel! “

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Mateus 21:32 – Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.

Marcos 2:12 – Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual! “

Lucas 10:12 – Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

Lucas 19:37 – Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:

Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 6:36 – Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem.

João 7:31 – Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nele e diziam: “Quando o Cristo vier, fará mais sinais miraculosos do que este homem fez? “

João 9:32 – “Ninguém jamais ouviu que os olhos de um cego de nascença tivessem sido abertos.

João 10:32 – mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? “

João 10:37 – Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.

João 11:47 – Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

João 12:10 – Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro,

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

João 12:45 – Quem me vê, vê aquele que me enviou.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 1:30 – caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

2 Timóteo 3:4 – traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *