Estudo de Deuteronômio 5:9 – Comentado e Explicado

Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam,
Deuteronômio 5:9

Comentário de John Calvin

9 Não te encurvarás a eles. Os idólatras, em vão, tentam iludir esse segundo ponto por suas bobagens tolas; como entre os papistas, essa distinção trivial é comumente avançada, que apenas ?at???a , (81) e não de???a são proibidos. Pois Moisés, antes de tudo, compreende geralmente todas as Formas e Cerimônias de Adoração; e depois adiciona imediatamente depois a palavra ??? , gnabad, que significa servir corretamente . Por isso, concluímos que eles fazem um esforço infantil em evasão, quando pagam apenas a honra de prestar serviço a fotos e estátuas. Mas se lhes concedermos o que eles desejam, nem eles escaparão; porque a proibição é equivalente à declaração de Deus de que Ele não será adorado em madeira e pedra, ou em qualquer outra semelhança. Pois os incrédulos nunca foram levados a tal ponto de loucura que adorassem meras estátuas ou figuras; eles sempre alegaram o mesmo pretexto que hoje em dia é abundante nas bocas dos papistas, a saber, que não a imagem em si era realmente adorada, mas aquela que ela representava. Mas o Espírito em todos os lugares os reprova por adorarem deuses de madeira e pedra, uma vez que Deus rejeita a adoração carnal que os incrédulos oferecem diante de estoques e pedras. Se alguém lhes perguntar a quem eles têm em mente adorar, eles responderão imediatamente, que oferecem a Deus a honra que pagam às gravuras e estátuas. Mas essa desculpa frívola não dá em nada; porque erguer o ídolo diante do qual eles se prostram é realmente negar o Deus verdadeiro; e, portanto, não admira que Ele deva declarar que os incrédulos adoram madeira e pedra, quando adoram nessa madeira e pedra fantasmas de sua própria imaginação. E já dissemos que todos os ritos que não concordam com o culto espiritual de Deus são aqui proibidos: e isso é suficiente e mais que suficiente para pôr em fuga todas essas noções nebulosas ( nebulosas ) .

Pois eu, o Senhor teu Deus. Ele os aterroriza em parte por ameaças e em parte os atrai por doces promessas, a fim de mantê-los no caminho do dever. Nas expressões anteriores, Ele os convence de ingratidão, se eles se prostituem em idolatria, quando foram escolhidos para serem um povo peculiar e santo. Depois, ele os inspira com terror, pela denúncia de punição; e, finalmente, atrai-os com a esperança de recompensa, se obedecerem obedientemente na pura adoração a Deus. Ele também não afirma que será severo ou gentil apenas com os indivíduos, mas se estende tanto à sua posteridade, embora, como veremos depois, não seja igualmente. De fato, designei outro lugar às promessas e ameaças, pelas quais a autoridade de toda a Lei é sancionada; mas como esta cláusula é anexada a um mandamento em particular, não pode ser convenientemente separada dele. A palavra ?? , el, alguns se traduzem de maneira atraente, poderosa; mas desde que Deus é chamado por Sua força, eu preferi seguir esse significado (82), que é mais adequado aqui. No entanto, não creio que Moisés tenha usado vários nomes sem razão; pois quando ele empregou pela primeira vez o nome ????? , elohim, ele logo depois honra a Deus por outro título e engrandece Seu poder, para que possa ser temido. E por essa razão, ele também o chama de rival, (83) ou, como alguns não o traduzem de forma inapta, de ciumento; pois dar o nome de “invejoso” ( obtrectatoris ) a Deus, como alguém fez, não é apenas bobo, mas monstruoso. Esta é a palavra pela qual Cícero torna ????t?p?a? , (84) expressando por ele o pecado da rivalidade culpada, quando uma pessoa inveja a superioridade de outra. Mas Deus está aqui diante de nós no caráter de um marido, que não sofre rival; ou se é preferível estender o significado da palavra, Ele é chamado de afirmador de Seus direitos; já que Sua rivalidade nada mais é do que reter o que é Seu e, assim, excluir todos os rivais de Sua honra. Como ultimamente tem sido feita menção de Sua aliança sagrada com os judeus, Moisés parece aludir à violação deste casamento espiritual. Mas, embora ele comece ameaçando, ainda assim, preferindo muito a misericórdia à Sua severidade, Ele os atrai gentilmente, do que os compele pelo medo, à lealdade; pois declara que será misericordioso até mil gerações; enquanto Ele apenas denuncia o castigo nos terços e quartos (pois assim está literalmente expresso) , isto é, em seus netos e bisnetos. Para, portanto, encorajar Seus adoradores a uma piedade sincera, Ele declara que será gentil, não apenas consigo mesmos, mas com sua posteridade, mesmo por mil gerações. Mas esta é a prova de Sua inestimável bondade, e até indulgência, de que Ele se digna a se vincular a Seus servos, a quem Ele não deve nada, a ponto de reconhecer, a seu favor para com eles, sua semente também para o Seu povo. Pois, portanto, parece que é errado deduzir o mérito da recompensa prometida, porque Ele não diz que será fiel ou apenas com os guardiões de Sua Lei, mas misericordioso. Avance então o mais perfeito, e ele não pode exigir nada melhor de Deus do que ser favorável a ele com base em sua liberalidade gratuita. Para ??? , chesed, é equivalente a bondade ou beneficência; mas quando aplicada a Deus, geralmente significa misericórdia ou favor paterno e as bênçãos que dela decorrem.

Desde então, Ele aqui promete que demonstrará misericórdia, é o mesmo que dizer que será benéfico ou lidará com clemência. Daí resulta que a principal fonte de recompensa é essa. beneficência gratuita com a qual Ele liberalmente abençoa Seu povo. Agora, quando se diz: “para aqueles que me amam” (85) a fonte e a origem da verdadeira justiça são expressas; pois a observação externa da lei seria inútil, a menos que fluísse daí. E louvor é dado ao amor, e não ao medo, porque Deus não se deleita com nada além de obediência voluntária, mas rejeita aquilo que é forçado e servil, como veremos novamente em outros lugares. Mas porque os hipócritas também se gabam de amar a Deus, enquanto sua vida não corresponde à profissão de seus lábios, as duas coisas estão aqui distintamente conectadas; a saber, que os verdadeiros servos de Deus O amam e guardam Seus mandamentos, isto é, fazem prova eficaz de sua piedade. Mas aqui surge uma pergunta difícil, pois a história de todas as épocas mostra que grande parte da descendência do santo foi rejeitada e condenada; e que Deus lhes infligiu manifestações mais pesadas de Sua maldição e vingança, do que a estranhos. Devemos, no entanto, observar que nessas palavras a graça não é prometida várias vezes a toda a posteridade dos santos, como se Deus estivesse vinculado a cada indivíduo que pudesse derivar sua raça e origem. Havia muitos filhos degenerados de Abraão, a quem nada aproveitava o fato de serem chamados filhos do santo patriarca; nem, de fato, a promessa é restrita aos indivíduos, pois muitos que são filhos segundo a carne não são contados para a semente – mas Deus em Sua eleição livre adota quem Ele quer, mas assim governa Seus julgamentos, de modo que Seu favor paterno deve sempre respeitar com a raça dos crentes. Além disso, os frutos dessa graça prometida são manifestados em bênçãos temporais; e assim, embora Deus vingou severamente os pecados dos filhos de Abraão e, por fim, quando a impiedade deles se mostrou desesperada, os renunciou, mas Ele não deixou de ser gentil com eles por mil gerações. Novamente, Deus cumpre e executa o que Ele prometeu aqui pelos testemunhos exteriores de Seu favor, embora eles se voltem para a destruição dos réprobos. Assim, Ele foi misericordioso com a raça de Abraão, desde que quisesse deixá-los a Lei, os Profetas, o Templo e outros exercícios de religião. (86) Agora, novamente, será bom considerarmos até que ponto os mais sagrados ficam aquém da perfeita observância da Lei e do perfeito amor de Deus; e, portanto, não precisamos nos perguntar se eles experimentam, em muitos aspectos, o fracasso dessa graça, e apenas desfrutam de um leve sabor dela. De qualquer forma, a bondade de Deus sempre supera, de modo que Sua graça, se não brilha com pleno esplendor, ainda aparece em faíscas brilhantes por mil gerações. Quanto à cláusula oposta, na qual Deus limita Sua vingança à terceira ou quarta geração, vemos como Ele prefere atrair homens para o dever por meio de convites gentis, do que por ameaças aterrorizantes de lhes extorquir mais do que desejam; na medida em que Ele estende Sua misericórdia além da severidade de Seu julgamento. Também devemos observar que os transgressores da Lei são chamados inimigos e odiadores de Deus. É certamente horrível e quase monstruosa impiedade odiar a Deus; e dificilmente alguém seria achado tão perverso quanto abertamente para declarar que Ele era seu inimigo; todavia, não é sem uma causa que Deus declara respeitosamente a impiedade deles; pois, como ele não pode ser separado de sua justiça, um desprezo pela lei convence os homens desse ódio; pois é impossível que eles não desejem privá-lo de seu domínio, que não o suportam como legislador e juiz.

Visitar iniqüidades ” é equivalente a indagá-las ou conhecê-las, a fim de que a punição seja infligida proporcionalmente ao crime; enquanto Deus poupa homens e suspende Seu julgamento, parece conspirar neles Portanto, quando os homens pensam que seus pecados estão enterrados, ele declara que os guardará na memória, mas pode-se perguntar: como é consistente Deus exigir punição exata para as crianças ou para os filhos? netos por causa dos pecados de seus pais – pois nada é mais irracional do que o inocente e o culpado devem estar envolvidos no mesmo castigo; e a declaração do Profeta é bem conhecida,

“O filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho; mas a alma que pecar, essa morrerá.” ( Ezequiel 18:20 .)

A dificuldade, que surge das palavras do Profeta, é facilmente resolvida, pois Deus refuta a exposição perversa do povo, de que seus filhos, que não eram culpados, foram injustamente e cruelmente expostos à punição. O provérbio era geralmente abundante: “os pais haviam comido uvas azedas e os dentes das crianças estavam afiados”; mas Deus responde que nenhum daqueles com quem estava zangado e severo estava livre do crime; e, portanto, que a denúncia deles era falsa, uma vez que cada um deles recebeu a recompensa de sua própria iniqüidade. E isso é verdade, que a severidade de Deus nunca assalta os inocentes; e, no entanto, o mundo pode murmurar contra Seus julgamentos, que Ele sempre será claro ao condenar essa pessoa ou aquela (87)

Mas quando Deus declara que jogará de volta a iniqüidade dos pais no seio dos filhos, ele não significa que se vingará de miseráveis ??miseráveis ??que nunca mereceram nada disso; mas que Ele tem a liberdade de punir os crimes dos pais contra seus filhos e descendentes, com a condição de que eles também possam ser punidos com justiça, como imitadores de seus pais. Se alguém objetar, que isso nada mais é do que retribuir a cada um de acordo com suas obras, devemos lembrar que, sempre que Deus cega os filhos dos ímpios, os lança em um estado de reprovação ( conjicit in sesum reprobum ) , e os fere com um espírito de loucura ou insensatez, para que se entreguem a desejos desagradáveis ??e se apressem à sua destruição final, – assim a iniqüidade dos pais é visitada em seus filhos. Mas suponha que outras punições sejam acrescentadas, todas estão sob condenação ( convicti), para que não tenham motivo para murmurar contra Deus; e mesmo assim também Deus continua a executar a vingança que Ele aqui denuncia; pois, quando dirigia uma obra a vários objetos, usa expedientes maravilhosos e secretos. Quando Ele ordenou que o povo de Canaã fosse destruído, é certo que aqueles que então estavam vivendo eram dignos desse castigo; todavia, na medida em que Deus predisse (88) que suas iniqüidades ainda não estavam cheias, inferimos que Ele então infligiu o castigo sobre eles que havia adiado por 400 anos. Por esse motivo, Cristo declara que os judeus de seu tempo eram culpados de todo o sangue derramado desde Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baracias ( Mateus 23:35 ). Mas, se não for agradável para nosso julgamento de que Deus deve retribuir a todos de acordo com seus desertos, e ainda que Ele ao mesmo tempo exija os pecados de seus pais e filhos, devemos lembrar que Seus julgamentos são uma grande profundidade; e, portanto, se algo em Seu trato é incompreensível para nós, devemos nos curvar com sobriedade e reverência. Mas desde que essa doutrina se repita em outro lugar, achei adequado apenas tocá-la levemente aqui. Resta uma pergunta: como podemos reconciliar a afirmação de Paulo, de que o quinto mandamento é o primeiro com a promessa ( Efésios 6: 2 ), enquanto uma promessa é anexada a este segundo. A solução disso é fácil; pois se você considerar devidamente, essa promessa, que agora explicamos, não é anexada a nenhum mandamento, mas é comum a toda a primeira tabela da lei, e se refere a todo o serviço de Deus; mas quando se diz: “honra a teu pai e a tua mãe, para que teus dias sejam longos”, a observância desse mandamento é particularmente e especialmente sancionada.

Referências Cruzadas

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Exodo 20:4 – “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Exodo 34:7 – que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Mateus 23:35 – E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *